Você sabe qual a diferença entre uma equipe altamente motivada, que entrega grandes resultados, e uma que simplesmente entrega o mínimo necessário para se manter na média? Motivação! Moral alta! Conheça 6 métodos comprovados para aumentar a motivação dos funcionários que a liderança de uma organização pode usar para aumentar a produtividade dos colaboradores e os resultados da empresa.
O poder de uma equipe motivada
Uma equipe motivada está diretamente ligada a pessoas com um moral elevado, que estão dispostas a agir de forma coordenada, organizada e seguindo uma liderança inspiradora, e por isso mesmo, são capazes de entregar mais do que entregariam simplesmente “cumprindo tabela”. São pessoas que, mesmo diante dos desafios, estão mais propensas a superá-los do que a desistir, ou fugir deles.
Mas como, na prática, aumentar a motivação dos funcionários, ajudando a criar essa equipe vencedora?
Esse é o tema desse artigo!
Motivação está relacionada ao moral elevado, pertencimento ao grupo e cultura de trabalho positiva
Numerosos estudos mostram que culturas de trabalho positivas geram mais produtividade do que aquelas que não são, que no limite, geram ambientes de trabalho que podemos chamar de tóxicos. E que para essa cultura se forme, as pessoas precisam interagir presencialmente com seus colegas.
Embora existam benefícios do trabalho remoto, como evitar os deslocamentos demorados e desgastantes, alguns trabalhadores remotos relatam se sentir menos satisfeitos com seu senso de pertencimento. Afinal, é a conexão social e os laços entre colegas que são fundamentais para a criação da cultura que ajuda o sucesso de todas as organizações.
As pessoas que sentem uma conexão com seu trabalho, colegas de equipe, parceiros e organização não aparecem apenas para cumprir expediente. Elas buscam oportunidades, são resilientes diante dos desafios e superam as metas mais rapidamente. E hoje em dia é mais fácil do que nunca avaliar a cultura em um local de trabalho em potencial com sites como o Glassdoor, permitindo que funcionários avaliem a cultura de um local de trabalho.
Então, para ajudar a aumentar a motivação dos funcionários, é preciso aumentar a satisfação deles com o trabalho: Aqui estão seis estratégias para aumentar o moral e a satisfação, para que as pessoas amem trabalhar na sua empresa.
- Promover o equilíbrio entre vida pessoal e profissional entre os funcionários
- Invista na construção de confiança
- Vá além de “Minha porta está sempre aberta”
- Apoiar iniciativas lideradas por funcionários
- Não ignore o poder dos pequenos gestos
- Aumentar o moral da equipe é um esforço contínuo
Promova o equilíbrio entre vida pessoal e profissional entre os funcionários
Pesquisas do Remote Employee Experience Index concluíram que trabalhadores, especialmente da chamada indústria do conhecimento em todo o mundo sentem que o trabalho remoto é melhor do que trabalhar no escritório. Dito isso, 39% dos trabalhadores em home office também relataram trabalhar mais horas todos os dias, em comparação com 31% dos que estavam no modelo presencial, nos escritórios tradicionais e coworkings.
Essas pessoas provavelmente não estão entre aquelas para quem o home office causou sérios problemas de saúde mental, mas isso não significa que trabalhar durante a noite com frequência seja uma prática saudável, ou recomendada.
Matthew Ross, cofundador do site The Slumber Yard, depois que um de seus funcionários pediu demissão pelo que ele suspeitava ser um esgotamento, instituiu a regra de que não poderia ser enviado ou aberto nenhum e-mail de trabalho durante os horários de folga.
Se eventualmente detectar o tráfego de e-mails durante o horário de folga, Ross e seu parceiro de negócios falam com a pessoa no dia seguinte e a lembram da regra. O tom da conversa é positivo, dizendo que apreciam seu compromisso e ética de trabalho, mas querem que os funcionários aproveitem suas noites.
Mathew Ross ressalta que valoriza o trabalho árduo, mas a alta rotatividade custa caro para o negócio. “É preciso tempo, dinheiro e recursos para treinar novos funcionários”, diz Ross. “Quando nossos funcionários vão para casa à noite, queremos que eles passem tempo com suas famílias, participem de atividades externas e apenas recarreguem suas baterias.”
Desde então, ele notou que seus funcionários parecem mais energizados e otimistas pela manhã, levando-o a acreditar que períodos de lazer e descanso aumentam o moral e motivação dos funcionários, e consequentemente a produtividade a longo prazo.
Invista na construção de confiança
De acordo com um estudo da plataforma Slack sobre o futuro do trabalho, 80% dos trabalhadores querem saber mais sobre como as decisões são tomadas em sua organização e 87% querem que sua futura empresa seja transparente.
Um esforço para aumentar a motivação dos funcionários só vai até um certo nível sem confiança na liderança. Afinal, para contribuir com sugestões e se expressar de maneira aberta e honesta no trabalho, as pessoas precisam se sentir seguras para fazê-lo. Em uma cultura de trabalho que não permita isso, ou com uma liderança que se sentir ameaçada com qualquer coisa que não sejam elogios, a construção de confiança não acontece.
A construção da confiança da equipe é um investimento de médio e longo prazo que a liderança da organização faz, que inclui ter empatia, saber se colocar no lugar do outro, integridade, transparência, uma boa comunicação e principalmente coerência com os valores que divulgar e propagar.
Procure ativamente o feedback. Vá além de “Minha porta está sempre aberta”
Uma das maneiras de aumentar a motivação dos funcionários e o moral da equipe é procurar ativamente o feedback, mostrar um genuíno e real interesse em saber o que as pessoas pensam. E isso significa ir além de “minha porta está sempre aberta”, ou seja, parar de esperar que as pessoas a procurem para lhe dizer o que elas pensam, mas você procura-las para ouvi-las.
Para ouvir as pessoas de sua equipe, e inclusive avaliar o nível de motivação e a queda ou elevação do moral delas, é necessário fazer as perguntas certas, em entrevistas realizadas constantemente.
O que perguntar em um pedido de feedback?
Consultores de RH recomendam que as perguntas sejam feitas em um tom mais positivo e propositivo, para que as pessoas se sintam mais a vontade para falar o que realmente pensam, o que não ficariam se alguém pedisse que elas fizessem uma crítica aberta a um chefe ou colega, por exemplo.
Perguntas como “o que mantém você aqui?” e “Se você tivesse uma varinha mágica, o que mudaria?” costumam conseguir superar até as maiores resistências a um feedback sincero. E muitas vezes, as mudanças que os funcionários desejam são baratas e alcançáveis.
Além de todos sentirem que têm voz, e uma liderança realmente engajada, ao invés de simplesmente chefes, isso pode aumentar a motivação dos funcionários, o engajamento da equipe e se refletir nos resultados da empresa.
Apoie iniciativas lideradas por funcionários
Líderes já agem como líderes antes de serem alçados à posição formal de chefia. Investindo em inciativas criadas por funcionários, as empresas mostram que os ouvem, se preocupam com eles, e ainda estimulam o surgimento de lideranças orgânicas.
Não ignore o poder de pequenos gestos
Um pequeno gesto pode fazer um grande efeito. Seja ele um presente, um elogio sincero, o reconhecimento público ou recursos educacionais, pequenos gestos da empresa podem fazer grandes coisas para aumentar a motivação e o moral, mostrando aos funcionários que seus líderes os apreciam.
Elevar o moral e a motivação da equipe é um esforço contínuo
A moral e a motivação da equipe é uma medida crucial da saúde de uma organização e precisa ser constantemente medida e cuidada ao longo da vida de uma organização. Para obter informações contínuas sobre como os funcionários estão se sentindo, os líderes podem usar regularmente pesquisas de satisfação dos funcionários para medir o humor.
Criar uma cultura saudável e de preservação e aumento da motivação e do moral é um esforço contínuo de cultivar esses sentimentos através de grandes gestos, como implantação de políticas, crescimento na carreira, aprendizado e desenvolvimento, e coisas pequenas, como eventos sociais, reconhecimento regular e brindes).
Mas o importante é que seja constante. Oferecer qualquer tipo de benefício, e depois retirá-lo, tem um efeito pior que jamais oferecer nada.