7 dicas de como saber qual o estilo de liderança ideal para você 

Todos tem seu próprio caminho para a autodescoberta. Um jeito próprio para saber qual a sua maneira natural de fazer as coisas, inclusive liderar. Alguns simplesmente assumem os riscos e vão em frente. Outros, preferem listar seus pontos fortes e fracos, e há ainda quem descubra essa habilidade na prática de atividades esportivas. Nesse post, damos dicas de como saber qual o estilo de liderança ideal para você.

Alguns líderes parecem “nascer feitos”, outros são colocados nessa posição pelas circunstâncias, e há também quem busque desenvolver capacidade de liderança como um objetivo pessoal e profissional, porque entendem essa competência como fundamental para o sucesso profissional. Seja qual for a sua situação, o primeiro passo para se tornar um líder, é se conhecer profundamente. A palavra chave é autoconhecimento.

Conheça então nossas 7 dicas de como saber qual o estilo de liderança ideal para você.

 

1 – Descreva seus valores e desafios.

 

Descrever seus valores e desafios ajuda seu processo de autoconhecimento porque será uma espécie de guia para você a entender o que é importante para você, pelo que luta, e em qual campo de batalha. Ser um líder significa trabalhar e tomar decisões rapidamente. Portanto, ter seus valores mapeados pode ser extremamente útil.

 

Para entender o que são seus valores, observe atentamente os momentos cruciais de sua vida até o momento. Em seguida, procure tendências, pessoas e personagens pelas quais você se sente atraído e de certa maneira indentificado, além de temas e situações recorrentes. Se sua lista for longa, escreva e agrupe por semelhança.

Esse esboço pode ajudr você a entender como você reage, seus pontos fortes e fracose é uma boa base para saber quais os seus valores fundamentais.

 

2 –  Observe os líderes que você respeita.

 

Observar os líderes que você respeita também pode ajudar a definir seu estilo de liderança. Ao assisti-los em reuniões, conversas com clientes e apresentações, anote o que você gosta.

Outra abordagem é visualizar suas ações com estilos de liderança específicos em mente, ajudando você a descobrir qual é a abordagem deles e se funcionará para você.

3 –  Experimente diferentes estilos de liderança.

Saindo da teoria e indo para a ação, experimente utilizar na prática diferentes estilos de liderança. Você pode criar um esboço do que lhe interessa e revisar suas anotações antes da próxima reunião para ver como pode incorporá-lo em suas interações.

4 – Encontre um coach ou mentor de negócios. Trabalhar com um coach ou mentor de negócios também pode ajudá-lo a aprimorar seu estilo de liderança. Um mentor pode ser alguém em seu local de trabalho que você respeita e gostaria de receber feedback, seja outro líder ou um colega que você respeita.

5  – Peça feedback aos colegas e líderes. Outra maneira de encontrar o melhor estilo para gerir suas equipes é pedir feedback a outros colegas, líderes e membros da equipe. A melhor abordagem para essa estratégia é planejar o que você deseja perguntar e por que, para obter o feedback de que precisa. Pense em como as pessoas podem responder e também defina diretrizes e expectativas claras.

Se você pediu feedback, não espere uma sessão de elogios

É isso mesmo que você leu. Feedback não é sessão de elogios, adulação ou massagem no ego. Quando você receber feedback, certifique-se de ouvir com atenção tudo o que seu interlocutor tem a dizer. Escute, antes de falar ou mesmo de eventualmente tentar se explicar ou até se defender do que considerou uma espécie de “acusação” ou crítica mais pesada.

Ao receber feedback com uma atitude “desarmada”, e com a cabeça aberta, você pode obter informações valiosas sobre seus pontos fortes e fracos, que ajudarão a entender no que precisa melhorar, e qual estilo de liderança pode ajudá-lo nisso.

6. Faça uma avaliação do estilo de liderança.

As avaliações de liderança são ferramentas úteis para líderes, para você como indivíduo e para avaliar suas equipes. Um questionário de liderança pode facilitar a compreensão de seus pontos fortes e habilidades. Pode trazer à tona hábitos e qualidades que você talvez não conheça e fornecer uma direção clara para o crescimento.

7 – Entenda porque você admira certas figuras históricas

Saindo um pouco do ambiente corporativo e de negócios, faça uma lista das figuras que você admira, e tente entender porque você as admira.

Essas figuras podem ser tanto grandes empreendedores, como Steve Jobs, figuras dos esportes de competição que conseguiram resultados incríveis liderando equipes, colecionadores de vitórias e medalhas, como o técnico de Vôlei Bernardinho,  ou até mesmo grandes vultos da história, que  participaram de guerras, revoluções ou grandes mudanças políticas, como Nelson Mandela, Margareth Tatcher, Winston Churchill, ou quem você quiser.

Mermo que as situações que eles tiveram de lidar parecerem muito distantes da sua realidade, entenda porque essas pessoas inspiram você, como elas agiram nos momentos de desafio, na vitória, na derrota e como tomaram suas decisões mais importantes.

Compartilhar artigo

Artigos recentes