Coworking em hotel atualiza o conceito de espaço de trabalho compartilhado

O coworking em hotel é uma tendência bastante difundida na Europa, Estados Unidos, Japão, Dubai, e nos principais endereços de negócios do mundo. Entenda como essa união entre os serviços de coworking e hotelaria atualiza o conceito de espaço de trabalho compartilhado e oferece mais conveniência e modernidade a empresas e profissionais que escolhem se instalar em escritórios compartilhados.

Como surgiu o coworking e porque é um conceito sempre atual

O primeiro coworking de que se tem notícia com esse nome foi criado por Brad Neuberg em 2005, na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos. O objetivo de Brad, que na época trabalhava em uma startup, mas não estava satisfeito com o ambiente de trabalho, era criar um espaço que oferecesse mais liberdade e independência aos profissionais, mas oferecesse todas as vantagens de uma estrutura de trabalho compartilhada.

O conceito se expandiu rapidamente, com um espaço aberto em Nova Iorque no ano seguinte e, criando uma verdadeira indústria mundial de espaços de coworking, que hoje são praticamente incontáveis, e tem até uma organização mundial, a Global Coworking Unconference Conference, cujo próprio conceito remete a algo sempre moderno, atualizado, sintonizado com as necessidades das pessoas por melhores locais para se trabalhar.

Coworking em hotel é uma inovação no conceito do espaço de trabalho compartilhado.

O coworking em hotel é a mais recente inovação dentro do conceito de espaço de trabalho compartilhado. Se no início a proposta de valor dos coworkings era somente a de serem espaços mais sustentáveis e mais econômicos, porque tudo era compartilhado, os coworkings em hotéis aperfeiçoam o conceito por oferecerem serviços opcionais, que os usuários podem utilizar se assim desejarem.

O conceito do coworking em hotel é basicamente o de aproveitar a estrutura que um hotel normalmente já tem para tornar a experiência do coworker mais rica, com mais opções, que também podem ser profissionalmente uteis.  Vamos falar agora dos principais diferenciais de um coworking em hotel em relação ao coworking tradicional.

Internet rápida, hot desks e salas de reunião

O coworking em hotel não é um improviso. Ele oferece tudo o que um coworking precisa ter, como as posições de trabalho hot desk, salas de reunião, internet rápida, cabines telefônicas, cadeiras ergonômicas, uma área de convivência para que os coworkers relaxem e troquem experiências, criando uma comunidade colaborativa.

Menu Coffee Office

É comum profissionais que estão se deslocando de um lugar para outro pararem em um café que tenha uma mesa e uma conexão de internet para  trabalhar, e aproveitam para degustar alguns petiscos , cafés e sucos enquanto trabalham. O hábito se tornou tão comum que ganhou o nome de coffee office.

Inclusive, não é raro que reuniões mais informais com clientes ou colaboradores da mesma empresa aconteçam em um café.

Um coworking em hotel consegue criar a mesma experiência com os menus coffee office, que oferecem refeições rápidas, cafés espressos,  frapuccinos, capuccinos, sucos naturais e detox, e outras opções preparadas e servidas no coworking. A diferença é que não somente o ambiente foi projetado para se trabalhar, como as opções de alimentos e bebidas foram criadas para serem consumidas enquanto se trabalha, ao lado do computador.

Preparar e servir coffee breaks

Se você precisa fazer um pequeno evento para receber sua equipe ou seus clientes para uma reunião, treinamento ou palestra, que inclua um coffee break, um coworking em hotel oferece grandes vantagens por já ter uma estrutura e uma equipe de catering para preparar e servir o que você precisa, sem você ter que se preocupar em encomendar, receber e servir seu coffee break.

Restaurantes do hotel servem aos usuários do coworking

Outra grande vantagem do coworking em hotel é que os restaurantes também servem aos usuários do coworking. Não somente para quem deseja ter praticidade para almoçar ou jantar sem ter que se deslocar, como para quem precisa receber clientes, fornecedores ou parceiros para um jantar ou almoço de negócios, ou até mesmo realizar um evento com um estilo mais corporativo, para um número maior de pessoas.

Coworking em hotel funciona 24 x 7

Um hotel funciona 24 horas, 7 dias por semana, e o mesmo acontece com o coworking no hotel. É especialmente interessante para quem tem de fazer conference calls com pessoas que  estão em outros países e fusos horários, simplesmente gosta de trabalhar à noite ou precisa finalizar algum projeto durante o fim de semana.

Portaria e segurança 24 horas

Não é somente o coworking dentro de um hotel que funciona 24 horas. O próprio hotel nunca fecha, o que é uma grande vantagem em relação aos coworkings comuns, que são obrigados a se adaptar aos horários de funcionamento dos prédios onde estão instalados, que nem sempre mantem todos os serviços aos fins de semana, ou em todos os horários.

Área de relaxamento

Stress? Bloqueio criativo? Cansaço? Há momentos em que o trabalho simplesmente não rende. Não conseguimos ser produtivos e criativos. Nesse momento, precisamos de lazer e relaxamento. Mudar de ambiente, mesmo que seja por alguns minutos. De preferência, para um que não remeta a trabalho, e permita aquela pausa revigorante sem ter de se deslocar, como uma sala de descompressão.

Esse é uma das grandes vantagens do coworking em hotel, que tem áreas de lazer e relaxamento, como solário, piscina, vegetação natural e até os restaurantes, que compõem um excelente cenário para quem precisa diminuir a tensão por alguns momentos, antes de retomar o trabalho, dentro do hotel ou em lugares próximos.

Salas de reunião

Da mesma maneira que os coworkings tradicionais, o coworking dentro de hotel tem salas de reunião prontas para serem usadas. A diferença do coworking tradicional é justamente que o hotel tem toda uma estrutura de catering para servir desde um coffee break e um café espresso até almoços e jantares completos.

Estrutura para eventos

Se as apresentações, palestras e workshops para o público interno ou externo fazem parte do seu negócio, um coworking em hotel se torna ainda mais interessante, porque oferece salas de reunião, salões, e toda uma estrutura para  eventos que atende diversos tamanhos e configurações.

E se você é o tipo de pessoa meticulosa, que gosta de acompanhar a montagem de seu evento em todos os detalhes, da limpeza do espaço à montagem de alimentos e bebidas, não é preciso sair do seu local de trabalho para isso.

Estacionamento com manobrista

Outra grande vantagem do coworking em hotel é ter o estacionamento com manobrista, que garante muito mais conveniência, conforto e segurança.

Bares e restaurantes para happy hours e confraternizações

Por mais que o principal objetivo em um coworking seja produzir, é fundamental perceber a hora em que a mente e o corpo pedem por uma pausa. E a grande vantagem do coworking dentro de um hotel é que os locais para um happy hour estão a poucos metros de distância.

Serviços de hospedagem

Quem recebe clientes, fornecedores ou parceiros de outras cidades, ou até de outros países, tem grandes vantagens em escolher um coworking dentro de um hotel, especialmente se esse hotel for bem localizado, e tiver acesso fácil para aeroportos, estradas e os principais endereços de negócios.

Causar uma boa impressão

Fechar um grande negócio pode depender de detalhes que vão além da qualidade e preço do produto ou serviço.  Muitas vezes é preciso saber receber e agradar o cliente, causando nele uma boa impressão. O Coworking dentro de hotel, especialmente se for um hotel bem-avaliado, agrega valor à imagem de empresas e profissionais.

 

Networking potencializado acontece nos coworkings em hotéis.

Um dos pontos fortes de um coworking é a possibilidade de fazer networking com profissionais das mais diversas áreas, trocando experiências e fazendo parcerias e até bons negócios. Isso faz parte da proposta de valor do coworking.

Em um coworking em hotel é comum dividir o espaço de trabalho com empresários e executivos de outras cidades, estados e até países., aumentando em muito as possibilidades de fazer bons negócios.

Clique aqui para saber mais sobre o primeiro coworking em hotel na cidade de São Paulo.

Compartilhar artigo

Artigos recentes