Lidar com egos inflados, personalidades dramáticas ou bullying no local de trabalho é uma situação difícil, mesmo para o profissional mais forte. Ser subestimado, lidar com quem exige tratamento deferente, ser exposto ao fracasso, ouvir gritos ou ser ridicularizado, intimidado, reprimido, provocado, ignorado ou receber o “tratamento do silêncio” é bullying, pura e simplesmente. Esses maus hábitos de liderança tornam o ambiente tóxico, e muitos profissionais buscam trocar de emprego por causa disso. Mas enquanto não conseguem, é preciso saber como lidar com egocentrismo e bullying no local de trabalho.
O que você precisa saber para esse artigo ser útil para você.
Antes de continuar a leitura, um aviso: Lidar com egocentrismo e bullying no local de trabalho é difícil. Mas antes de colocar toda a responsabilidade por uma situação difícil em outra pessoa, faça uma autoavaliação e analise onde você pode ter errado também. Um comportamento agressivo nunca é certo, mas é demasiadamente confortável culpar os outros pelos problemas sem analisar com realismo o que você mesmo pode melhorar, ou atitudes que teve que poderiam ser melhores, mais maduras e com mais inteligência emocional.
Mas vamos supor que você já fez essa autoanálise e realmente tenha de lidar com egocentrismo e bullying no local de trabalho, vindos de um chefe ou colega de trabalho. Nesse artigo, falamos sobre como lidar com isso.
Egocentrismo e bullyng no local de trabalho
Ouvimos muitas histórias hoje em dia sobre profissionais que são gerenciados por pessoas que parecem desconhecer os efeitos que seu estilo egocêntrico tem sobre os colegas de trabalho. Indivíduos inseguros e bajuladores frequentemente concentram seus esforços em reprimir os outros, porque a possibilidade de outros terem algum tipo de destaque ou reconhecimento os incomoda, e eles se sentem desafiados. Se isso está acontecendo no seu ambiente de trabalho, aqui estão quatro estratégias para ajudá-lo a se manter firme e lidar com a situação com confiança.
-
Mantenha o profissionalismo
Uma reação emocional, de descontrole ou explosão de raiva é exatamente a resposta que quem faz bullying, ou um egocêntrico espera. Na verdade, seus sentimentos de vergonha, raiva ou constrangimento são uma recompensa para eles. Uma explosão emocional sua não apenas os recompensa, como também pode fazer você parecer infantil e conflituoso para outras pessoas que não presenciaram a provocação.
Faça o possível para manter limites apropriados e evite explosões emocionais. Peça licença para sair da sala quando precisar se recompor e faça o possível para não ficar sozinho com ninguém que o esteja intimidando.
-
Prepare-se com antecedência com respostas cuidadosamente formuladas
Quando alguém é rude ou age como uma criança egocêntrica em um ambiente de trabalho, você pode se sentir tentado a responder com uma piada como “Com licença?”, “O que você acabou de dizer?”, “desculpe, o quê?”. Pior ainda, você pode ser a pessoa que abaixa a cabeça, luta contra a raiva, a frustração ou as lágrimas e não diz nada. Então, horas depois, você encontrará a resposta perfeita, mas a compartilhará apenas com a família ou colegas de trabalho.
Uma estratégia muito boa é se preparar com antecedência com frases cuidadosamente formuladas. Uma resposta calma e sem emoção é inesperada nessas situações e pode funcionar bem. Colegas de trabalho ou chefes que tem egos inflados muitas vezes se sentem ameaçados ou desafiados por pessoas que são curiosas, entusiasmadas, proativas e cheias de ideias ou otimistas, e utilizam de sarcasmo ou agressividade.
Nesses casos, existem algumas respostas que você pode dar, não para escalar o conflito, mas para fazer com que ele diminua e ao mesmo tempo, você possa dar uma resposta à pessoa, como:
- Você quis dizer ____?
- Poderia esclarecer o que quer dizer com _____?
Parece que você está dizendo ______.
- Isso não é verdade.
- Isso não é apropriado.
- Isso é contra a política da empresa.
- Isso não é relevante.
- Isso está fora do assunto.
- Isso está deixando todo mundo desconfortável.
- Vamos voltar ao assunto. Hoje estamos aqui para discutir ______.
- Talvez devêssemos continuar esta conversa no RH.
Lembre-se de ficar em silêncio durante os momentos constrangedores a seguir. Você pode ser a primeira pessoa a reagir, o que é desconfortável e possivelmente constrangedor.
-
Reclamar e choramingar não ajudam
Quando você tem que lidar com egocentrismo e bullying, qualquer situação pode se tornar estressante, mas simplesmente reclamar com outras pessoas que não têm poder para fazer a diferença é inútil e deixa todos frustrados e chateados. Quando sentir vontade de reclamar, lembre-se de buscar soluções em vez de compaixão. Isso é muito difícil, mas resista à tentação de reclamar com colegas de trabalho e qualquer pessoa que não seja o egocêntrico ou o gerente deles.
Seus amigos podem ajudar, no entanto. Encontre uma atividade que vocês possam fazer juntos que seja divertida, mantenha vocês ocupados e permita que vocês parem de remoer a situação.
-
Busque um novo e melhor cargo em outro lugar
Se sua empresa tolera egocentrismo e bullying, é provável que nunca seja um ambiente de trabalho saudável, então aprimore seu currículo, apresente-se a um headhunter e contrate um coach de carreira. Geralmente, é melhor encontrar um emprego quando já se tem um, então não espere até que a situação fique tão perturbadora a ponto de você ser forçado a pedir demissão sem um novo cargo já estabelecido.
Independentemente do caminho que você escolher, aprenda com a situação. No futuro, busque e aceite cargos em empresas que tenham uma política transparente de liderança e iniciativas positivas no local de trabalho.
Ao se candidatar a uma entrevista, confie na sua intuição. Se o ambiente parecer negativo ou se algo não estiver certo, continue procurando. Você passa muito tempo no trabalho, e seu tempo lá deve ser significativo e agradável.
Conclusão
Lembre-se: não importa qual seja o seu cargo, você sempre está em posição de influenciar mudanças, crescimento e melhorias. Mantenha-se positivo e focado no futuro, pois outros estão observando e aprendendo com você.