Todo mundo enfrenta desafios em sua vida. Mesmo pessoas que parecem conseguir tudo muito facilmente, quase sem esforço aparente. Mas todos têm os seus desafios a enfrentar e dificuldades a vencer, em alguma área da vida, inclusive a profissional. Nesse artigo vamos falar sobre a importância de enfrentar desafios, e o aprendizado que essa experiência traz.
Como enfrentar desafios
Lide com os desafios da vida construindo uma mentalidade de pensamento positivo e pedindo apoio a amigos e familiares de confiança, a sua rede de relacionamentos estratégicos. É importante também lembrar que essa não é a primeira vez que você passa por alguma dificuldade. Você certamente já superou algumas em sua vida, você fez coisas positivas. Então, nunca desista!
Mais papo de autoajuda?
Se você está passando por algum momento de dificuldade agora, nervoso e irritado, talvez esteja tão ansioso que acha que este é mais um dos artigos de autoajuda que se encontra na internet, que não achará nada de útil ou valioso aqui e a melhor solução é largar tudo e fugir para o meio do mato.
O que podemos adiantar logo de cara é que se deixar dominar pelo medo não é a solução para nada. Não que você deva acreditar em quem diz que não tem medo. Um pouco de medo é positivo, ele faz parte do instinto de autopreservação da espécie humana, nos indicando situações onde existe perigo, que devemos evitar.
Mas medo em excesso, que tem o nome de pânico, paralisa! Não nos deixa pensar, muito menos agir. Ou pior, nos faz reagir de maneira impensada, tomando decisões ruins, cometer erros.
A verdade é que problemas complexos raramente tem soluções simples, ou milagrosas, mas soluções existem, utilizando estratégias coerentes.
Roteiro prático de como enfrentar desafios.
Use esse roteiro prático para enfrentar desafios. Mas lembre-se que você não está sozinho. Busque apoio em seus colegas, amigos, família ou mentor de confiança para obter apoio. E lembre-se de que todo desafio é uma oportunidade de aprendizado.
Encare e realidade
Enfrente a realidade. Aceite que este desafio está acontecendo. Muitas pessoas se recusam a enfrentar os desafios diante delas através do autoengano, da auto ilusão, se convencendo de que o problema é menor do que realmente é. Ou que não existe.
Você precisa reconhecer quando começa a pensar dessa maneira, porque é verdade o que dizem: o primeiro passo para superar um problema é admitir que você tem um.
Esta não é uma parte divertida do processo. A etapa do autoconhecimento, na verdade, pode ser bastante desagradável, mas é necessária.
Aceitar que esse desafio é real e que você terá que lidar com ele pode ser realmente assustador. Se você está com medo do que esse desafio pode significar para você, lembre-se: até agora na vida, você enfrentou todos os desafios que apareceram diante de você e saiu bem. Não há razão para pensar que isso seja diferente.
Tome uma atitude.
É importante, com qualquer desafio que você acabe enfrentando, começar a fazer algo sobre o problema o mais rápido possível. Cada momento de inação torna-se uma ação em si. Ao não fazer nada, você ainda está fazendo alguma coisa. E esse algo provavelmente não está ajudando a situação.
Assuma a responsabilidade pela situação. Quanto mais cedo você começar a enfrentar o desafio, mais fácil será superá-lo.
Avalie os fatos.
Então, você está pronto para começar a enfrentar esse desafio? Legal! O melhor lugar para começar é avaliando os fatos. O que você realmente sabe sobre o que está acontecendo? Tem certeza de que entende a situação?
Existe uma diferença entre achar, supor, e ter certeza. Antes de lidar com o que você acha que é o problema, verifique, se certifique. O verdadeiro problema pode ser algo que você nem percebeu que era um problema. Reserve algum tempo para se certificar de que você entendeu a situação da forma mais completa possível.
Isso geralmente significa que você terá que conversar com as pessoas, embora isso dependa da sua situação. Você está tendo problemas com a escola? Converse com seu professor. Problemas no trabalho? Converse com seu chefe ou colega de trabalho. Problemas em seu relacionamento? Converse com seu parceiro. Problemas com sua saúde?Vá ao hospital ou converse com seu médico. E assim por diante!
Faça uma lista.
Um desafio raramente é uma única tarefa ou problema, mas é composto de muitas partes diferentes. Faça uma lista falando sobre quais são os sub-desafios menores e o que você precisará fazer para combatê-los.
Conheça os recursos de que dispõe
Agora que você sabe com o que está lidando, pense em quais ferramentas e recursos você tem disponíveis para ajudá-lo a enfrentar esse desafio. Quais recursos são mais importantes dependerão do seu problema, mas há muitas coisas que você pode considerar. Pense em seus pontos fortes, nas pessoas de sua confiança que podem ajudá-lo e em quaisquer recursos que você possa ter.
Você também deve pensar em áreas nas quais você é fraco. Isso permitirá que você planeje com antecedência para que possa compensar ou pelo menos estar preparado em áreas onde algo pode dar errado. Seja realista sobre as coisas boas e ruins que você tem a oferecer nesta situação: o otimismo fantástico não é seu amigo aqui.
Por exemplo, digamos que você esteja enfrentando um desafio em seu casamento. O que você tem que pode ajudá-lo a enfrentar isso? Bem, você é bom em comunicar como se sente. Isso é importante para alcançar a compreensão em questões interpessoais. Você também tem seus pais disponíveis para você, pois eles conseguiram ficar juntos em algumas brigas bem sérias. Eles podem ter alguns conselhos.
Você também sabe que não é bom em mudar seus hábitos, então saberá que precisará estar preparado para prestar atenção extra a isso.
Procure mais informações.
Agora que você sabe quais são os fatos da situação e o que você está lidando, pode começar a encontrar informações que podem ajudá-lo. Saiba mais sobre o desafio que você está enfrentando. Converse com pessoas que enfrentaram o mesmo desafio.
Quanto mais você souber sobre os fatos, situações semelhantes e as experiências de outras pessoas, mais fácil será tomar decisões inteligentes sobre como enfrentar seu próprio desafio. Também ajudará a evitar que você se sinta sozinho.
Você pode encontrar muitas informações acessando a Internet e usando o Google para encontrar sites que lidam com seu problema específico.
Por exemplo, digamos que você esteja enfrentando um desafio no trabalho. Você está pronto para revisão e está preocupado que seu desempenho tenha sido ruim. Agora, vá ao Google e pesquise por avaliações de desempenho.
Você aprenderá sobre o processo e ouvirá como as coisas correram para outras pessoas. Você também pode aprender sobre o que pode fazer para melhorar suas chances de manter seu emprego se sua avaliação for ruim.
Olhe para todas as possibilidades.
Quando estamos preocupados, tendemos a ver apenas alguns caminhos para sair de um desafio. Você pode ver sua situação como “ou eu faço isso ou faço aquilo”. No entanto, essa raramente é uma visão precisa da situação e pensar nisso dessa maneira pode ser prejudicial ao seu processo de tomada de decisão.
Tente analisar a situação sobre outros pontos de vista. Questione-se sobre o que é realmente necessário para a situação ou quais são realmente suas opções. Encontre os caminhos entre aqueles que estão tão claramente marcados em sua mente. Você pode achar que um caminho intermediário ou um desvio total é melhor para você a longo prazo, mesmo que não corresponda ao que você pensou que seria a situação.
Se você está tendo dificuldade em olhar para uma situação e encontrar uma rota alternativa, uma das maneiras mais fáceis de obter ideias é conversar com alguém em quem você confia.
Busque aconselhamento
Se você estiver sozinho, olhe para o seu ponto de objetivo principal (a coisa que você está tentando alcançar). Tem um problema no caminho, impedindo você de chegar lá, certo? Agora, olhe para a função real do objetivo. Existe outra maneira de fazer a mesma coisa acontecer? Isso pode abrir outro caminho para você
Comunique-se.
Se o desafio que você está enfrentando de alguma forma envolve outras pessoas, grande parte do seu desafio pode ser resolvido conversando com outras pessoas. A maioria dos nossos problemas surge em primeiro lugar porque não conseguimos nos comunicar da maneira que deveríamos.
Por exemplo, digamos que você esteja tendo problemas em seu relacionamento. A melhor maneira de resolver problemas de relacionamento é conversar com seu parceiro. Seja honesto sobre como você se sente e o que deseja e incentive-os a fazer o mesmo. Se eles não falarem com você, bem, isso meio que responde à pergunta, não é?
Outro exemplo seria se você está tendo problemas na escola. Converse com seu professor ou com o conselheiro da escola. Não importa qual seja o problema, um deles deve ter algumas ideias que podem ajudá-lo.
Você pode pensar que eles podem estar bravos com você, julgá-lo ou piorar as coisas, mas isso provavelmente não é verdade. É muito improvável que você diga a eles algo que os surpreenda e eles terão muito mais experiência em lidar com o problema e provavelmente terão algumas boas ideias para você.
Procure um mentor.
Quando você está enfrentando um desafio, uma coisa que você pode fazer para realmente transformar sua experiência da situação é encontrar um mentor. Pode ser uma pessoa, um site, um livro: qualquer coisa que possa lhe dar conselhos sobre sua situação específica e inspirá-lo a encará-la como um campeão.
Ter um mentor pode tornar sua experiência mais positiva e ajudá-lo a mudar a forma como você experimenta o que está acontecendo com você.
Por exemplo, se você está tendo problemas com um amigo, converse com sua irmã mais velha. Ela provavelmente terá tido problemas semelhantes em algum momento de sua vida, então ela poderá lhe dar conselhos. Ela também será capaz de apoiá-lo e confortá-lo..
Continue tentando até encontrar uma solução.
A chave final para lidar com os desafios em sua vida é continuar tentando. Você tem que ser persistente. Sem ser persistente, você frequentemente não terá sucesso nas coisas que tenta. Não recomendamos tentar a mesma abordagem repetidamente, mas você não deve desistir de encontrar uma solução. Cada desafio pode ser enfrentado e cada situação melhorada, desde que você mantenha sua mente aberta.
Aceitação
O que não tem remédio, remediado está, diz a sabedoria popular. Às vezes, a solução para um desafio é aceitar o inevitável.
Digamos que seu desafio seja que você foi diagnosticado com uma doença crônica. Se você não tem como se livrar de seu problema, não quer dizer que não possa aprender a conviver com ele.
A solução nessa situação seria que você deve encontrar um senso de comunidade e identidade com outras pessoas que compartilham sua situação e aprender a abraçar e apreciar melhor as coisas boas que você tem em sua vida.
Conclusão: Enfrentar desafios é um aprendizado
Existe uma verdade fundamental sobre enfrentar desafios: Nem sempre vamos vencer, por melhores que sejamos.Veja por exemplo a história de Hélio Gracie, o criador do Brazilian Jiu Jitsu, ou Gracie Jiu Jitsu.
Hélio Gracie certamente era uma pessoa que dedicou toda a sua vida a aprender a lutar e se defender da melhor maneira possível. Quando ele enfrentou o judoca japonês Masahiko Kimura, mais jovem, pesado e forte, e muito habilidoso, ele certamente sabia que as chances de vencer eram muito pequenas. Mesmo assim, aceitou enfrentar o adversário em um Estádio do Maracanã lotado.
Mesmo sendo derrotado, Hélio Gracie acertou em enfrentar o desafio, pelo que ele aprendeu, e pode passar para seus alunos, pelo que ele significou para a sua biografia, seu legado, e para a expansão de sua arte pelo mundo.