10 habilidades de comunicação para você ter sucesso na vida e na carreira

As habilidades de comunicação estão entre as mais valorizadas pelas empresas e solicitadas aos departamentos de RH e headhunters, além de serem fundamentais para quem quer ter o seu próprio negócio, empreender. Nesse artigo, vamos falar sobre 10 habilidades de comunicação para você ter sucesso na vida e na carreira, e de como adquirir, aperfeiçoar e demonstrar essas habilidades pode ajudar seus crescimento profissional e pessoal.

Porque habilidades de comunicação são importantes 

Habilidades de comunicação são as que você usa ao dar e receber diferentes tipos de informações. Além de uma parte importantíssima da sua vida profissional, exigida praticamente todos os dias, ela é extremamente valiosa em praticamente todos os outros aspectos da nossa existência, como o familiar, o social, o sentimental…o ser humano é, por definição, um animal social.

Então, aprender a se comunicar com eficiência, praticar e buscar ativamente maneiras de melhorar suas habilidades de comunicação pode ser muito útil para ter sucesso profissional e pessoal.

Quais são as 10 habilidades de comunicação?

As habilidades de comunicação envolvem ouvir, falar, observar e ter empatia. Também é útil compreender as diferenças na forma de comunicar através de interações cara a cara, conversas telefónicas e comunicações digitais, como e-mail e redes sociais.

Escuta ativa

A escuta ativa, às vezes chamada de escuta apreciativa ou escuta atenta, significa prestar muita atenção às pessoas com quem você está se comunicando, interagindo com elas, fazendo perguntas e reformulando a frase. Praticar a escuta ativa pode construir respeito entre seus colegas e aumentar a compreensão no local de trabalho. Ao ouvir ativamente, concentre-se no orador e evite distrações como telefones celulares e notebooks.

Melhore suas habilidades de escuta ativa prestando atenção às expressões faciais, linguagem corporal e tom de voz de outras pessoas. Em vez de preparar o que você planeja dizer a seguir, concentre-se no que a outra pessoa está dizendo e como ela está falando. Se quiser esclarecer algo, faça perguntas complementares ou reformule o que eles disseram para confirmar que você os entendeu corretamente.

Usar o método de comunicação correto

Usar o método de se comunicar correto é uma das habilidades de comunicação mais importantes. Existem vantagens e desvantagens na comunicação por e-mail, cartas, telefonemas, reuniões presenciais ou mensagens instantâneas. A comunicação é melhor quando você leva em conta seu público, as informações que deseja compartilhar e a melhor forma de compartilhá-las, com as oportunidades que lhe são oferecidas.

Por exemplo, se você estiver se comunicando com um empregador ou cliente em potencial, pode ser melhor enviar um e-mail formal ou ligar para ele. No local de trabalho, pode ser mais fácil comunicar informações complexas pessoalmente ou por videoconferência do que por e-mail. Por isso, é muito importante você construir a sua rede de relacionamentos estratégicos, o seu networking.

Se você está em home office, no sistema de trabalho remoto, é mais fácil você se comunicar por aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp.

Seja sempre educado, simpático e amigável

Uma das habilidades de comunicação mais importantes é você entender que muitas vezes a comunicação começa antes que você fale uma palavra sequer. Ela está no seu comportamento, que pode estar sendo observado.

Traços amigáveis, como honestidade e gentileza, podem ajudar a promover a confiança e a compreensão na comunicação no trabalho. Tente se comunicar com uma atitude positiva, mantenha a mente aberta e tenha um desejo genuíno de aprender, e de ensinar, se for requisitado. Faça e responda perguntas com boa vontade.

Pequenos gestos, como perguntar a alguém como ele está, sorrir enquanto fala ou elogiar um trabalho bem executado, podem ajudá-lo a promover relacionamentos produtivos com colegas de trabalho, clientes e fornecedores.

Algumas pessoas são naturalmente mais carismáticas e expansivas, e outras, mais retraídas e reservadas, tendo mais dificuldades de se comunicar. É importante conhecermos a nós mesmos e sabermos quais são nossos pontos fortes e aqueles nos quais precisamos melhorar.

Mas isso não significa que elas devam abrir mão de desenvolver suas habilidades de comunicação, porque elas são, também, uma questão de prática.

Por exemplo, você pode praticar a simpatia lembrando-se de pequenos detalhes sobre seus colegas ou conversas anteriores. Se alguém lhe disser que o aniversário do filho está próximo e você se encontrar com essa pessoa novamente mais tarde, pergunte como foi a festa de aniversário. Pequenos detalhes podem fazer grandes diferenças, e construir imagens pessoais e grandes relacionamentos.

Confiança

Em uma situação de trabalho, as pessoas são mais propensas a responder às ideias apresentadas com confiança. Há muitas maneiras de parecer confiante, inclusive fazendo contato visual ao se dirigir a alguém, sentando-se ereto com os ombros abertos e preparando-se com antecedência para que seus pensamentos fiquem claros e você seja capaz de responder a quaisquer perguntas.

A comunicação confiante é útil em uma reunião de trabalho, uma entrevista de emprego ou uma reunião comercial, para comprar ou vender alguma coisa. Uma dica para demonstrar confiança é se comunicar de maneira concisa, não demorando para ir direto ao ponto. Evite encher linguiça! Ou seja, enrolar, embromar, ou desperdiçar o tempo do seu interlocutor com informações irrelevantes e de nenhum interesse.

 Compartilhe e receba feedbacks

Uma das habilidades de comunicação mais importantes é saber fornecer e receber um feedback. Principalmente se ele não for positivo, ou seja, contiver mais críticas do que elogios.

Bons comunicadores são aqueles que sabem aceitar um feedback construtivo e fornecer contribuições construtivas a outras pessoas. O feedback pode responder dúvidas, fornecer soluções ou ajudar a fortalecer o projeto ou tema em questão.

Fornecer e aceitar feedback é uma habilidade essencial no local de trabalho, pois pode ajudar você e as pessoas ao seu redor a fazer melhorias significativas em seu trabalho e em seu desenvolvimento profissional.

A chave para um feedback eficaz é partilhar exemplos específicos do problema e as consequências do problema e fazer perguntas para formular soluções para os problemas.

Uma ótima maneira de aprender como dar feedback é fazer anotações de outras pessoas sobre o feedback que elas oferecem. Ao se deparar com um feedback bem explicado, reserve um tempo para observar e analisar por que ele foi bom, por que ressoou em você e como você pode aplicar essas habilidades no futuro.

Volume e tom de voz

Ao falar, seja claro e audível. Ajustar sua voz para que outras pessoas possam ouvi-lo em vários ambientes é uma das habilidades de comunicação essenciais. Aliás, é fundamental para uma comunicação eficaz!

Falar muito alto pode ser desrespeitoso ou estranho em determinados ambientes. Na dúvida, preste atenção em como as outras pessoas no local estão se comunicando.

Outro aspecto da comunicação verbal é o tom da sua voz. Isso envolve como seu tom sobe e desce, quais palavras você enfatiza e as pausas que você coloca entre as frases. Esses detalhes podem ser eficazes na comunicação de emoções e oferecer ao seu público insights sobre como os outros interpretam sua mensagem.

Empatia

Ter empatia significa que você pode não apenas compreender, mas também compartilhar as emoções dos outros. Essa habilidade de comunicação é importante tanto em ambientes de equipe quanto individuais. Em ambos os casos, você tenta ler e traduzir com eficácia as emoções de outras pessoas e selecionar uma resposta apropriada.

Por exemplo, se alguém expressa raiva ou frustração, a empatia pode ajudá-lo a reconhecer e difundir a emoção. Ao mesmo tempo, ser capaz de compreender quando alguém está se sentindo positivo e entusiasmado pode ajudá-lo a obter apoio para suas ideias e projetos.

Respeito

Respeito é bom, e todo mundo gosta, certo?

Respeito é considerado uma das habilidades de comunicação porque envolve saber quando iniciar a comunicação e responder.

Em um ambiente de equipe ou grupo, permitir que os outros falem sem interrupção é visto como uma habilidade de comunicação necessária ligada ao respeito. Comunicar-se com respeito também significa usar sabiamente o seu tempo com outra pessoa – mantendo-se no assunto, fazendo perguntas claras e respondendo integralmente a quaisquer perguntas que lhe tenham sido feitas.

Sinais não-verbais 

Alguma comunicação acontece por meio de sinais não-verbais, como linguagem corporal, expressões faciais e contato visual. Ao ouvir alguém, você pode optar por prestar atenção ao que essa pessoa está dizendo e à sua linguagem não-verbal.

Para se ter uma ideia de como a comunicação não verbal é importante, alguns afirmam que uma das razões pela qual o trabalho presencial retornou com tanta força, mesmo com todas as vantagens do home office, foi que certas questões que envolviam comunicação eram resolvidas com muito mais eficiência de maneira presencial do que remota.

Decisões importantes como compras, vendas, assinaturas de contrato e outras, que exigiam um número interminável de calls e reuniões online eram rapidamente resolvidas em uma única reunião presencial.

Mas atenção, pode ser um grande erro julgar outras pessoas com base apenas na sua linguagem corporal, porque os gestos físicos, e o seu significado, como movimentos, maneiras de olhar, andar, ou mesmo apertar as mãos podem variar muito devido às diferenças culturais ou mesmo de limitações ou habilidades físicas das pessoas.

Tempo de resposta

Quer você esteja retornando uma ligação ou respondendo um e-mail ou mensagem de WhatsApp, as pessoas costumam ter uma impressão melhor de quem responde rápido do que de quem demora a responder.

Obviamente, o tempo de resposta pode variar muito de acordo com a pergunta ou pedido. Se for algo que você pode responder em 5 minutos, resolva o problema assim que ele chegar até você. Se for uma solicitação ou pergunta mais complexa, confirme que você recebeu a mensagem e informe à outra pessoa que responderá na íntegra mais tarde.

É possível aprender habilidades de comunicação?

Habilidades de comunicação são um dos grandes diferenciais para o sucesso profissional e pessoal, e você talvez ainda não se sinta confiante em todas elas. Mas não há problema. Como todas as habilidades, essas podem ser aprendidas e aperfeiçoadas. Invista nisso, porque você só tem a ganhar!

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