Museu da Imigração Japonesa é visita obrigatória no Bairro da Liberdade em São Paulo

O Museu da Imigração Japonesa, localizado no bairro da Liberdade, o pedaço oriental de São Paulo, é um local que preserva a história da comunidade japonesa e de sua chegada ao Brasil. com uma rica coleção de objetos, documentos e histórias, para quem deseja buscar as próprias raízes ou entender mais sobre a influência da cultura japonesa na formação de São Paulo e do Brasil.

A História do Museu da Imigração Japonesa

O Museu da Imigração Japonesa foi inaugurado no 18 junho de 1978 pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa para celebrar os 70 anos da imigração japonesa no Brasil, cuja data é marcada pela chegada do navio Kasato-Maru, em 1908.

Dada a importância da imigração japonesa para o Brasil e das relações com o Japão para a diplomacia brasileira, e vice-versa, os dois países foram representados pelas suas autoridades mais graduadas. Representando o Brasil estava o Presidente da República, Ernesto Geisel e representando o Japão estava o então príncipe herdeiro Akihito, atual imperador do Japão.

Curiosidades sobre o Kasato Maru

Apesar da importância histórica do Kasato Maru para a imigração japonesa no Brasil, e de o Japão já ser, nessa época, uma potência econômica e industrial em ascensão, consta que esse navio, em específico, não foi fabricado no Japão.

Fabricado pela armadora britânica Pacific Steam Navigator Company (PSNC ) , foi lançado ao mar com o nome de Potosi, mas não chegou a navegar com esse nome, sendo adquirido pela Rússia e modificado para uso militar, no caso, transporte de tropas, rebatizado como Kazan.

Em 1904 eclodiu o conflito Rússia-Japão, e o Kazan, transformado em navio-hospital, foi afundado nas águas pouco profundas de Porto Arthur.  Após a captura desse porto pelos japoneses, em 1905, ele foi recuperado do fundo do mar e restaurado, passando ao serviço da Marinha Imperial do Japão, como transporte auxiliar, com o nome de Kasato Maru.

Acervo do Museu da Imigração Japonesa

O Museu da Imigração Japonesa possui mais 97 mil peças históricas no acervo, incluindo fotos, filmes e vídeos, além de itens que remetem tanto ao Japão antigo, como por exemplo, armaduras para a prática do Kendô, a esgrima japonesa, praticada pelos guerreiros samurais, e claro, não podendo faltas as armaduras de samurais,

Mas para os interessados na moderna cultura japonesa, existem muitos itens relacionados à cultura pop japonesa, os tokusatsu, filmes de super-heróis, que tem muitos fãs no Brasil desde os anos sessenta e setenta, quando personagens como Ultraman e UltraSeven foram apresentados aos brasileiros, até os mais atuais, presentes nos mangás e animês.

Onde fica o Museu da Imigração Japonesa

O Museu fica na Rua São Joaquim, 381, no Bairro da Liberdade, em São Paulo. Se você estiver hospedado no EZ Aclimação Hotel, onde fica o EZ Coworking, são 9 minutos de carro, passando pelo bairro da Aclimação.

Já se você estiver hospedado no EZ Moema, são 15 minutos de carro, passando pelos bairros de Moema,  da Vila Mariana e Paraíso. E, para completar o passeio japonês do dia, você ainda pode esticar para uma visita à Japan House, na Avenida Paulista, próximo ao Shopping Pátio Paulista.

Compartilhar artigo

Artigos recentes