Theatro Municipal de São Paulo, a sala de espetáculos que você precisa conhecer

O Teatro Municipal de São Paulo, é um dos mais importantes do Brasil, é um local com muita história, palco de eventos que mudaram os rumos do país, como a Semana de Arte Moderna de 1922 e um passeio que você não pode perder se estiver visitando São Paulo a passeio ou a negócios. O Theatro Municipal de São Paulo é a sala de espetáculos que você precisa conhecer.

Por que o Theatro Municipal foi construído

O[Theatro Municipal de São Paulo foi construído para receber apresentações de música erudita, um gosto que já havia sido formado entre a elite paulistana, enriquecida pelo café, desde o reinado do Imperador Dom Pedro II e da Imperatriz Tereza Cristina, que estimularam a construção de vários teatros no Brasil, como o Teatro Provisório Nacional, Teatro Politeama, Teatro Minerva, o Teatro Apolo, e o Theatro São José.

Foi justamente um incêndio no São José, o mais importante de São Paulo na época, que estimulou a construção do teatro para dotar a capital paulista de uma sala de espetáculos que acompanhasse a relevância econômica e política que a cidade vinha ganhando.

Projeto e Construção

O Theatro Municipal foi projetado por Cláudio Rossi, arquiteto italiano, com desenhos do também italiano Domiziano Rossi, e foi construído pelo Escritório Técnico de Ramos de Azevedo. A Construção foi iniciada em 1903, e o teatro foi inaugurado em 1911.

Arquitetura do Theatro Municipal

O Arquitetura do Theatro Municipal é eclética, e assumidamente inspirada na Ópera de Paris. São encontrados no projeto elementos dos estilos Renascentista, Barroco e Art Nouveau, sendo que a construção é estruturada em quatro corpos:

Fachada: vestíbulo, salão de entrada e escadaria nobre;

Central: sala de espetáculos

Palco

Camarins

Palco da Semana de Arte Moderna de 22

O Theatro Municipal foi o local onde aconteceu a Semana de Arte Moderna de 1922, quando Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Guilherme de Almeida, Menotti Del Picchia, Di Cavalcanti, Víctor Brecheret, Heitor Villa-Lobos e outros revolucionaram para sempre a arte brasileira.

Theatro Municipal recebeu alguns dos maiores artistas do mundo

O Theatro Municipal foi concebido como uma casa de ópera em padrões europeus, no molde de sua inspiradora parisiense, e recebeu alguns dos maiores artistas eruditos do mundo, como:

Enrico Caruso,

Beniamino Gigli,

Mario Del Monaco,

Maria Callas,

Renata Tebaldi,

Bidu Sayão,

Benito Maresca,

Niza de Castro Tank,

Neyde Thomas,

Arturo Toscanini,

Camargo Guarnieri,

Heitor Villa-Lobos

Francisco Mignone,

Magdalena Tagliaferro,

Guiomar Novaes,

Pietro Mascagni,

Ana Pawlova,

Arthur Rubinstein,

Claudio Arrau,

Duke Ellington,

Ella Fitzgerald,

Isadora Duncan,

Margot Fonteyn,

Vaslav Nijinski,

Rudolf Nureyev,

Mikhail Baryshnikov

Onde fica o Theatro Municipal de São Paulo

O Theatro municipal fica na Praça Ramos de Azevedo, s/n.

Como chegar a partir do EZ Hotel

Se você estiver hospedado no EZ Hotel e quiser conhecer o Theatro Municipal durante o dia, pode tentar ir de metrô, pegando a Linha 1-Azul na Estação Paraíso, indo até a Estação Sé e fazendo a baldeação para a linha 2 Vermelha no sentido Palmeiras-Barra Funda e descer na Estação Anhangabaú. O trajeto de metrô leva aproximadamente 30 minutos e depois são mais 3 minutos caminhando entre a estação e o teatro.

Caso você vá assistir algum espetáculo, especialmente à noite, convém você ir de taxi ou carro de aplicativo, e voltar da mesma maneira, já que existem poucas opções de estacionamento no teatro. O trajeto leva em média 25 minutos, passando pelo bairro do Paraíso e pegando o corredor Norte-Sul até o centro da cidade.

 

Compartilhar artigo

Artigos recentes