A Vila Madalena foi escolhida um dos lugares mais legais do mundo em uma eleição feita pelo site especializado em turismo Time Out. E, desde 2014, quando foi descoberta pelos turistas estrangeiros que vieram a São Paulo para a Copa do Mundo do Brasil, entrou definitivamente para o roteiro turístico da Capital Paulista. Vamos falar então de todos os lugares para conhecer na Vila Madalena, e porque eles valem a visita.
Independentemente de você visitar São Paulo a lazer ou trabalho, ou mesmo morando em São Paulo, a Vila Madalena é um lugar interessante para se conhecer. E, se você for um nômade digital, para quem um dos ganhos de se trabalhar remotamente é poder conhecer lugares diferentes, é uma oportunidade que você não pode perder.
Onde fica a Vila Madalena e como chegar lá a partir do EZ Hotel
A Vila Madalena fica na Zona Oeste de São Paulo, perto dos bairros de Pinheiros, Lapa, Sumaré e Pompéia. A partir do EZ Hotel, onde fica o EZ Coworking, os principais acessos ao bairro de carro são as avenidas Faria Lima, Brasil e Henrique Schaumman, a partir do Parque Ibirapuera, e Paulista e Rebouças.
Para chegar na Vila Madalena de Metrô, a partir do EZ Hotel, existem duas possibilidades, ambas indo até a Estação Paraíso, e pegando a Linha 2 Verde, no sentido Vila Madalena e descendo na última estação, e a partir de lá, pegar um taxi ou Uber, porque embora você esteja oficialmente no bairro, é uma parte mais residencial, muito bonita, mas com poucas atrações interessantes para conhecer.
A melhor dica para ir até a Vila Madalena de Metrô é pegar a Linha 2 Verde e descer na Estação Consolação, pegando a Linha 4 Amarela no sentido Vila Sônia e descendo na Estação Fradique Coutinho, na Rua dos Pinheiros, uma região que já é cheia de barzinhos e restaurantes charmosos e descolados, que já tem um “espirito de Vila Madalena”.
Porque a Vila Madalena é um bairro tão legal
A Vila Madalena é legal porque tem um charme alternativo, que lembra um pouco o de bairros como o Soho, em New York, que era um bairro industrial, e quando as indústrias o abandonaram, se tornou o refúgio de artistas e intelectuais, em busca de imóveis mais baratos, onde montaram estúdios, galerias de arte, bares e restaurantes sofisticados e alternativos, que deram charme ao lugar.
A história da Vila Madalena tem suas semelhanças com essa. Nos anos 70, muitos estudantes e professores da USP e da PUC, duas das principais universidades de São Paulo, que ficam em bairros relativamente próximos, começaram a se mudar para o bairro. Foi justamente para atender a esse público que surgiram os primeiros bares e restaurantes da Vila Madalena com um perfil mais alternativo.
As ruas da Vila Madalena
Outro ponto interessante da Vila Madalena, que dão um charme todo especial ao bairro, é o nome das ruas, que ao contrário de outros lugares, que homenageia personalidades históricas, as ruas da Vila Madalena tem nomes líricos, como Aspicuelta, Harmonia, Girassol, Fidalga, Paulistânia, e Purpurina.
Mesmo as praças, quando tem um nome mais sério, acabam tendo um nome mais lírico, como a Praça Coronel Custódio, na parte mais alta do bairro, quase chegando em Alto de Pinheiros, que todos conhecem como Praça do Pôr do Sol.
Bares e restaurantes na Vila Madalena
Entre os melhores lugares para conhecer na Vila Madalena, sem dúvida estão os bares e restaurantes. O primeiro Bar da Vila Madalena foi aberto em 1927, se chamava Empório Santa Maria Magdalena, e pertenceu a Antônio Carlos dos Santos Barrinha, um comerciante português.
Desde então, surgiram centenas de bares e restaurantes na Vila Madalena, frequentados por gente interessante e descolada, onde você pode saborear drinks, cervejas, petiscos, empanadas, ou até mesmo uma gastronomia mais refinada.
Bares na Vila Madalena
Posto 6 – O Posto 6 tem o espírito de um bar carioca da década de 60, e faz referência ao momento em que Tom Jobim e Vinicius de Moraes, sentados no Bar Veloso, viram passar Helô Pinheiro e tiveram a inspiração para compor “Garota de Ipanema”. O resto, literalmente, é história. E originou a canção brasileira mais executada no mundo inteiro. Na rua Aspicuelta 644,
O Pasquim Bar e Prosa – O espírito cult da Vila Madalena levado às últimas consequências. O Pasquim era um jornal alternativo de humor extremamente ácido, que fazia oposição ao Regime Militar na década de 70. Entre os grandes cartunistas do Pasquim, que é homenageado nesse bar, estão Jaguar, Ziraldo e Millor Fernandes. Na Rua Aspicuelta 524.
Jacaré– O Jacaré Grill, atual Jacaré Brasa e Chopp fica na Rua Harmonia 305 e costuma lotar o bar e os espaços em volta, com mesas na calçada, e muita gente bonita, querendo saborear o chopp gelado e as carnes grelhadas. Os sábados e domingos à tarde, se o clima estiver bom, são os melhores horários para ir ao Jacaré. Na Rua Harmonia 305.
Bar do Beco – No lugar mais icônico da Vila Madalene, o Beco do Batman. Mesas ao ar livre ao redor de árvores frutíferas, para saborear sanduiches, cervejas e drinks. Na Rua Aspicuelta 17.
Quintal do espeto – A unidade da Vila Madalena é mais uma da rede onde você pode experimentar mais de 50 tipos de espeto, além da cerveja. Rua Mourato Coelho , 1022
Restaurantes na Vila Madalena
Restaurante Cais – Na Rua Fidalga 314, o Cais é uma boa escolha para casais à procura de um ambiente romântico, com menu focado em peixes e frutos do mar.
Originale Tratoria – No melhor estilo das cantinas italianas, um ambiente charmoso e pratos generosos de saladas, massas, risotos. Rua Original, 123
Rodó – Restaurante de cardápio bem variado, com comida caseira que vai de cuscuz a cremes, massas e risotos, com preço acessível. Rua das Tabocas 109
Banana Verde – Restaurante Vegetariano e vegano com culinária natural e sustentável, e um clima romântico na Rua Harmonia 278.
O Beco do Batman é o mais famoso lugar para conhecer na Vila Madalena
De todos os lugares para conhecer na Vila Madalena, o Beco do Batman sem dúvida é o mais conhecido. Um dos lugares mais famosos de São Paulo, junto com a Avenida Paulista e o MASP, especialmente para os fãs de grafitti e de outras formas de arte urbana.
Uma verdadeira galeria de arte a céu aberto, o Beco do Batman é um lugar onde se pode encontrar obras dos grandes mestres do grafitti, reconhecidos internacionalmente, como Eduardo Kobra, e também de alguns artistas ainda desconhecidos, o que mantém o espírito anárquico e contestador do Beco do Batman.
Porque se chama Beco do Batman
O beco que liga as ruas Gonçalo Afonso e Medeiros de Albuquerque tem esse nome porque em 1980 alguém desenhou um mural do Batman. Não se sabe até hoje quem resolveu homenagear o célebre personagem dos quadrinhos criado por Bob Kane em 1939, mas depois disso, diversos artistas começaram a fazer desenhos nas paredes e fachadas das vielas, e o lugar se tornou um patrimônio cultural e roteiro turístico de São Paulo.
Praça do Pôr do Sol
A Praça do Pôr do Sol é outro dos mais famosos lugares para se conhecer na Vila Madalena. O nome oficial é Praça Coronel Custódio, mas todos conhecem como Praça do pôr do Sol, por estar localizada em uma área bem alta da cidade, onde a vista do sol se pondo entre os arranha-céus da cidade de São Paulo é muito bonita. É comum ver pessoas meditando ou shows musicais de artistas alternativos nos fins de semana.