Parque Ibirapuera: a área verde que é um dos símbolos de São Paulo

Área verde mais visitada da capital paulista, o Parque Ibirapuera é um dos símbolos de São Paulo. Visita obrigatória para quem está na cidade a lazer, ou até a trabalho, mas quer fazer uma pausa em cenário incrível, também é excelente opção para quem mora em São Paulo e quer ter alguns momentos de relaxamento no meio de um verde exuberante, além, é claro, de uma excelente opção de passei nos fins de semana.

Onde fica o Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera fica Avenida Pedro Álvares Cabral, no bairro da Vila Mariana, em São Paulo, mas seus limites fazem divisa com os bairros de Jardim Lusitânia, Paraíso, Vila Nova Conceição e Ibirapuera.

O Ibirapuera é um quadrilátero formado pelas avenidas, pelas avenidas Quarto Centenário, República do Líbano e Pedro Álvares Cabral. Então, caso você pretenda visitar o Parque, é legal antes saber por qual portão vai entrar.

Qual o tamanho do Parque Ibirapuera

O tamanho do Parque Ibirapuera é de 1.584.000m², ou 1,58 km2 ou 158 hectares.

Como ir para o Parque Ibirapuera a pé

Se for visitar o Parque Ibirapuera a pé, os melhores portões são:

Avenida IV Centenário- portões 05, 06 e 07A

Avenida Pedro Álvares Cabral- portões: 02, 03, 04, 09 e 10.

Avenida República do Líbano, portões: 07, 08 e 09A.

Como ir para o Parque Ibirapuera de carro

Já se preferir ir de carro, vai encontrar estacionamentos na Avenida Pedro Álvares Cabral no  Portão 3 (livre, com uso de cartão ou app de Zona Azul, ou 7 e 10 apenas para credenciados e na Av. República do Líbano – Portão 07 (livre, com uso de app ou cartão zona azul).

Como ir para o Parque Ibirapuera de metrô

Para ir ao Ibirapuera de Metrô, o melhor caminho é descer na estação AACD -Servidor, da Linha 5 Lilás, que fica a apenas 1,1 Km de distância do Portão 5, na Avenida IV Centenário.

A que horas o Parque Ibirapuera abre e fecha

O Parque Ibirapuera abre todos os dias às 5:00h e fecha Às 23:00h, mas alguns portões tem horários diferenciados.

A história do Parque Ibirapuera

A ideia para criar o que hoje é Parque Ibirapuera surgiu na década de 1920, quando José Pires do Rio, então prefeito de São Paulo, idealizou naquela área um parque nos moldes do Central Park de Nova Iorque e do Hyde Park de Londres, ou seja, uma área verde e arborizada, onde os Paulistanos pudessem ir com facilidade para relaxar, passear e passar bons momentos.

Mas a ideia, no primeiro momento, não foi em frente porque aquela área era um terreno muito úmido , que alagava com facilidade, já que ali passavam dois córregos, hoje canalizados: O Córrego do Sapateiro, que tem suas nascentes entre as ruas Capitão Cavalcanti e Sud Mennucci, na Vila Mariana e desembocava onde hoje é o Rio Pinheiros, e o Córrego Curitiba, também chamado de córrego do curtume.

A solução do problema da umidade do solo foi obra de  Manuel Lopes de Oliveira, conhecido como Manequinho Lopes, cujo nome hoje batiza o viveiro de plantas do parque, que iniciou, em 1927, o plantio de centenas de eucaliptos australianos, que drenaram o solo e  eliminaram a umidade excessiva da área.

A Construção do Parque Ibirapuera

Com a área finalmente drenada da umidade excessiva, em 1951, o então governador de São Paulo, Lucas Garcez, instituiu uma comissão mista composta por representantes do poder público e da iniciativa privada para tornar o projeto do Parque Ibirapuera uma realidade, buscando inaugurá-lo em 1954, quando a cidade de São Paulo completaria 400 anos.

O projeto arquitetônico do Parque Ibirapuera ficou a cargo do maior arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, enquanto os projetos estruturais foram feitos pelo engenheiro Joaquim Cardozo. O conceito do projeto paisagístico inicialmente ficou por conta do célebre Roberto Burle Marx, mas acabou substituído pelo projeto do engenheiro agrônomo Otávio Augusto Teixeira Mendes.

Parque Ibirapuera foi inaugurado com atraso

São Paulo comemorou seu IV Centenário em 25 de janeiro de 1954, mas o Parque do Ibirapuera ainda não estava pronto, sendo inaugurado com atraso, sete meses depois. Mas isso não impediu que a entrega do parque aos paulistanos fosse um grande evento, realizado em Agosto, com 64º estandes montados por 13 estados brasileiros e 19 países.

Principais obras de arte e arquitetura no Parque Ibirapuera

Além do paisagismo, e do próprio parque em si, em torno do Ibirapuera existe uma série de edificações, muitas delas projetos de Oscar Niemeyer, o que torna não só o parque, mas o seu entorno uma verdadeira celebração às artes, todas ligadas ao conceito de comemoração dos IV Centenário de São Paulo, que incentivou a construção do parque, e que por si só, já são uma atração à parte, que valem a visita.

Pavilhão Ciccillo Matarazzo –  popularmente chamado de Pavilhão da Bienal, atual sede da Bienal de São Paulo, foi projetado por Oscar Niemeyer e é um dos principais centros de convenções e eventos em São Paulo, realizando a cada dois anos o evento mais importante do setor livreiro no Brasil, daí o nome Bienal.

Pavilhão Japonês – Na beira do lago, o Pavilhão Japonês foi construído no Japão, inspirado no Palácio de Katsura, que fica em Kioto, e enviado de navio para o Brasil para a inauguração do Parque, celebrando a amizade entre o Brasil e o Japão, sendo cuidado até hoje pela comunidade japonesa paulistana.

Pavilhão Manuel da Nóbrega  – Outro projeto de Niemeyer, foi sede da Prefeitura de São Paulo  até 1992,  abrigando hoje o Museu Afro Brasil.

Oca do Ibirapuera –  A Oca, como é conhecida o prédio com projeto de Niemeyer, foi sede do Museu da Aeronáutica, e hoje abriga o Museu do Folclore.

Palácio dos Estados – antiga sede da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo ,é hoje o  Pavilhão das Culturas Brasileiras;[34]

MAC – USP – Fora do perímetro do Parque do Ibirapuera, foi construído para abrigar a Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, sendo incialmente batizado de Palácio da Agricultura. Mas acabou se tornando a sede do Departamento Estadual de Trânsito ,sendo até hoje chamado por alguns de Prédio do Detran. Em 2009, passou a abrigar o acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, o MAC-USP. A visita ao museu, e ao restaurante no rooftop compensam.

Marquise do Ibirapuera  – Oficialmente chamada de A Grande Marquise, é o local onde fica o MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Ginásio do Ibirapuera – Ainda o principal ginásio de esportes de São Paulo, o Ginásio Geraldo José de Almeida foi projetado e construído por Ícaro de Castro Melo.

Velódromo do Ibirapuera – Oficialmente chamado de Estádio Ícaro de Castro Melo, o Velódromo do Ibirapuera foi construído para receber os Jogos Pan Americanos de 1963. Sua arquibancada tem capacidade para 13 mil espectadores.

Atualmente o velódromo do Ibirapuera recebe somente eventos de atletismo, mas em 1996 recebeu jogos de times como São Paulo, Santos e Corinthians, pelos Campeonatos Brasileiro e Supercopa Libertadores, e shows de grandes estrelas da música mundial, como Elton John, Bom Jovi, Black Sabbath, Bruce Dickinson, Dio e Scorpions.

Obelisco do Ibirapuera – O Obelisco do Ibirapuera, também conhecido como Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, é uma homenagem aos estudantes e soldados mortos durante a Revolução Constitucionalista de 1932. Projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, foi construído em puro travertino pelo engenheiro alemão Ulrich Edler. O Obelisco foi inaugurado dia 9 de julho de 1955, tem 72 metros de altura e 1932 metros quadrados.

Monumento às Bandeiras – Localizado na Praça Armando de Salles Oliveira, é a mais famosa obra do escultor Victor Brecheret, que a projetou com apenas 26 anos de idade, mas só conseguiu concretizá-la aos 58. Juntamente com a Avenida Paulista e o próprio Parque do Ibirapuera, o Monumento às Bandeiras é um dos principais símbolos de São Paulo, e como muitas obras do Museu do Ipiranga, homenageia o vigor e coragem dos bandeirantes.

Curiosidades sobre o Parque Ibirapuera e seu conjunto arquitetônico

Na língua Tupi Antiga, Ibirapuera significa árvores velhas.

O Parque Ibirapuera recebe 150.000 visitantes todos os fins de semana. Em média, são 15 milhões de visitantes por ano.

Paisagem mais famosa do Parque, o Lago do Ibirapuera não é um lago, mas uma pequena barragem, feita represando o Córrego do Sapateiro e o Córrego Curitiba, que antes tornavam a região úmida e praticamente sem utilidade.

O São Paulo Futebol Clube quase construiu o seu estádio na região onde é o Parque do Ibirapuera, que como já vimos era alagada e de baixo valor. A área só não foi concedida ao clube por interferência do então prefeito Jânio Quadros.

Niemeyer x Burle Marx – Roberto Burle Marx participou da Semana de Arte Moderna e é o maior nome do Brasil e matéria de paisagismo, e seu projeto para Parque do Ibirapuera ter sido substituído é algo que causa uma certa estranheza.

Em seu  estudo Verde Versus Concreto- Burle Marx e “Burle Marx e o Parque Ibirapuera: quatro décadas de descompasso (1953 – 1993), Fernanda Curi especula que, pelas concepções de Niemeyer e Burle Marx competirem visualmente, teria havido uma interferência direta do famoso arquiteto pela aceitação do projeto de Otávio Augusto Teixeira Mendes. Mas ninguém sabe ao certo.

O que o velódromo do Ibirapuera tem a ver com o EZ Hotel e o EZ Coworking? O Engenheiro responsável pela construção do Velódromo do Ibirapuera foi Waldomiro Zarzur (1922-2013), irmão mais velho de Ernesto Zarzur (1934-2021), fundador do EZ Hotel, onde fica o EZ Coworking.

Como ir até o Parque do Ibirapuera a partir do EZ Hotel

Se estiver hospedado no EZ Hotel, ou trabalhando no EZ Coworking, e quiser ir até o Parque do Ibirapuera, são apenas 4 km, que se percorrem em menos de 15 minutos de carro. Caso prefira usar o metrô, pegue a linha verde na Estação Paraíso,  sentido Vila Prudente, ande duas estações e desça na Estação Chácara Klabin. Lá, faça a baldeação e pegue a Linha 5 Lilás e ande 3 estações, descendo na estação AACD -Servidor.

Onde fica o EZ Hotel

Primeiro hotel a oferecer um coworking em São Paulo, o EZ Hotel fica na Avenida Armando Ferrentini, 668, na Aclimação, próximo ao Parque do mesmo nome e muito prático para quem quer estar próximo das regiões do Paraíso, Vila Mariana e Avenida Paulista.

Compartilhar artigo

Artigos recentes