O MASP – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é uma das atrações turísticas mais conhecidas da capital paulista, e um dos marcos arquitetônicos da cidade e da famosa Avenida Paulista. E fica a poucos minutos do EZ Hotel, onde fica o EZ Coworking. Saiba porque o MASP é uma visita imperdível na cidade de São Paulo, para quem vem a trabalho, a passeio, ou mesmo vive na maior metrópole do Brasil.
Como foi fundado o MASP
O MASP foi fundado em 1947, por iniciativa de Assis Chateaubriand e Pietro Maria Bardi para colocar a cidade de São Paulo na posição de um polo cultural à altura do desenvolvimento econômico e industrial que ela apresentava desde o início do Século XX. Para eles, a cidade já contava com uma casa de ópera prestigiada, o Theatro Municipal, mas poucos museus, como a Pinacoteca do Estado e o Museu do Ipiranga. O Parque Ibirapuera, onde ficam vários museus, como o MAM, nem existia ainda.
O primeiro endereço do MASP foi na Rua 7 de Abril, no Centro da Cidade, sendo inaugurado com a presença de toda a elite política e cultural do Brasil, e já apresentando obras de renome, como o Busto do Atleta, de Pablo Picasso e o Auto Retrato Com Barba Nascente, de Rembrandt, além de duas exposições, a Série Bíblica de Cândido Portinari, e obras de Ernesto de Fiori, já começando uma prática pela qual o MASP seria conhecido: exposições temáticas.
Como o MASP foi para a Avenida Paulista
À medida que o acervo foi aumentando, o MASP precisou de um espaço maior. Após tentativas de acordo com algumas instituições para abrigar o Museu, acabou optando pela criação de uma sede própria, foi quando apareceu o terreno em frente ao Parque Trianon, onde ficava o Belvedere Trianon, uma espécie de mirante de onde, a partir da Avenida Paulista, que é um ponto alto da cidade, poderia se enxergar o centro.
O terreno havia pertencido a Joaquim Eugênio de Lima, o criador da Avenida Paulista, que para doa-lo à prefeitura, impôs a condição de que a vista para o vale onde está a Avenida 9 de Julho nunca fosse bloqueada.
Essa condição, ao invés de limitar, inspirou a arquiteta Lina Bo Bardi a criar um de seus projetos mais ousados, pelo qual é mundialmente conhecida, o MASP.
A Arquitetura do MASP
A arquitetura ousada é uma das razões porque o MASP é uma visita imperdível na cidade de São Paulo, mesmo que você não seja um grande apreciador de arte. Para atender à exigência de preservar a vista, Lina Bo Bardi projetou um bloco subterrâneo e um elevado, suspenso a 8 metros do solo, com um vão livre de 74 metros, o maior do mundo em sua época.
Para viabilizar a visão de Bardi, o engenheiro José Carlos de Figueiredo Ferraz, que aplicou um tecnologia desenvolvida por ele mesmo, de concreto protendido, também uma novidade para a época.
A Inauguração do MASP
A construção do arrojado projeto levou 10 anos, começando em 1958 e finalizando em 1968, quando foi finalmente aberto ao público. A Inauguração do MASP aconteceu em 8 de novembro de 196o. Entre as presença da Rainha Elizabeth II, do Reino Unido, e seu marido, o príncipe Philip. E coube à monarca inglesa, que reinou até 2022, quando faleceu, comovendo o mundo, o discurso de inauguração do MASP.
O acervo e as exposições do MASP
Uma das razões que explicam porque o MASP é uma visita imperdível na cidade de São Paulo é a qualidade do acervo próprio quanto e das exposições temáticas que realiza com frequência, recebendo exposições sobre temas e artistas específicos, reunindo peças trazidas por empréstimo dos acervos de outros museus do mundo, ou de coleções particulares.
Principais obras do Acervo do MASP
Rosa e Azul de Pierre-Auguste Renoir, também conhecida como As Meninas de Renoir, pintada em 1881
Virgem com o Menino e são João Batista criança, de Sandro Botticelli, pintada entre 1490 e 1500.
São Sebastião na coluna, de Pietro Perugino , pintada entre 1500 e 1510
Anunciação , de El Greco, pintada 1600
O menino, de Arthur Timótheo da Costa, pintada em 1917
A virgem do véu azul , de Jean-Auguste-Dominique Ingres, pintada em 1827
Moema de Victor Meirelles, pintada em 1866
A Amazona – Retrato de Marie Lefébure de Édouard Manet, pintada entre 1870 e 1875
Moça com livro, de Almeida Júnior
Passeio ao crepúsculo, de Vincent van Gogh, pintada entre 1889 e 1890
Retrato de Suzanne Bloch, de Pablo Picasso, pintada em 1904.
Principais exposições do MASP
Tolouse – Lautrec – O Artista do Instante – 2007
Tesouros da Terra Santa – Do Rei Davi ao Cristianismo – 2008
Rodin – Do ateliê ao Museu – Fotografias e esculturas – 2009-2010
Do coração da África – Arte Iorubá – 2014
Tarsila Popular – 2019
Onde fica o MASP
O MASP fica na Avenida Paulista 1.578, a 10 minutos do EZ Hotel, para quem vai de carro, e a 18 minutos para quem preferir usar o metrô. Mas muita gente gosta de fazer essa visita saindo do EZ hotel e caminhando, passando por lugares interessantes de São Paulo, como os bairros da Aclimação e Paraíso. Porque o MASP vale a visita!