Você sente necessidade de se organizar em home office? Que seu trabalho seria muito mais produtivo e que teria mais tempo para os outros seus aspectos da sua vida, como relacionamentos, incluindo casamento, filhos, amigos, diversão, prática de esportes e descanso se você conseguisse se organizar? Mas, sente que, desde que entrou em home office, sua vida virou uma bagunça?
Para ajudar você a se organizar em home office, sugerimos algumas regras que podem tornar a sua vida trabalhando em casa muito mais fácil.
Como sair da confusão e se organizar
Para a maioria das pessoas que estão em home office, a desorganização é algo que se constrói todos os dias, mas a percepção de que é preciso se organizar acontece em uma espécie de surto, ou onda, quando percebemos que estamos nervosos, estressados e sobrecarregados.
Mas fica claro que é desorganização, não excesso de trabalho, quando percebemos que gastamos uma parte grande do nosso dia de trabalho com coisas que não tem absolutamente nada a ver com ele, mas não estamos procrastinando. Sabemos o que precisamos fazer, estamos com pressa de iniciar, mas perdemos um tempo enorme nos preparando para isso.
Como sair da confusão e se organizar em home office
O problema dos surtos de organização é que, mesmo sendo positivos, eles passam. Então, sugerimos algumas regras para você sair da confusão e construir a sua organização no home office dia após dia.
Regras práticas para se organizar em home office.
1.Organize-se no início e no final do dia. Ao iniciar seu dia de trabalho, anote suas 3 tarefas mais importantes (TMIs). Escreva algumas outras coisas que você gostaria de fazer hoje também. Limpe sua mesa, coloque as coisas em ordem.
2. No final de cada dia, arrume as coisas, marque os itens de sua lista que conseguiu fazer e os coloque com prioridade para o dia seguinte.
3. Quando você se levantar de sua mesa, guarde uma coisa. Sempre que você se levantar para tomar um copo d’água, ir ao banheiro, tomar um café, fazer uma pausa… pegue algo da sua mesa e guarde. Se sua mesa estiver vazia, procure algo próximo.
4. Quando terminar de comer, lave seu prato. Se houver mais louça na pia, lave também. Se não houver outros pratos na pia, lave alguns deles também.
5.Limpe a pia ao usá-la. Sempre que você lavar as mãos ou escovar os dentes no banheiro, limpe a pia para que fique limpa. Faça o mesmo na pia da cozinha. Limpe algumas coisas ao redor da pia também, se puder. As pessoas que moram com você agradecem.
6. Ao andar por uma sala, encontre uma coisa para guardar. Se você estiver indo do seu quarto para a sala de estar, encontre uma coisa durante essa viagem para guardar. Você não precisa ficar preso em guardar tudo, apenas uma coisa.
7. Ao tirar uma peça de roupa, guarde-a. Ao tomar banho ou trocar de roupa, em vez de deixá-las no chão ou em cima de um móvel, guarde as roupas ou em um cesto. Procure algumas outras roupas para guardar também, se houver mais por aí.
8. Mantenha as superfícies planas limpas. Suas mesas, balcões, escrivaninhas, pisos… mantenha-os limpos. Se houver muita bagunça lá agora, veja a regra abaixo sobre organização aos sábados. Mas se for possível, comece a limpar o que estiver no chão (exceto móveis e afins). Quando você passar pelo balcão da cozinha, procure coisas que não sejam eletrodomésticos usados com frequência para guardar.
9. Ao final do dia de trabalho, arquive as coisas. Se você ainda usa papéis, arquive-os no final do dia. Se você for totalmente digital, limpe a área de trabalho do computador e coloque os arquivos onde eles pertencem.
10. Lide com um e-mail em vez de adiá-lo. Ao abrir um e-mail, dê a ele espaço para lidar com ele imediatamente. Leia, responda, aja ou arquive. Ou coloque-o em sua lista de tarefas para mais tarde, se for uma tarefa grande. Não abra e-mails constantemente sem manipulá-los
11.Trabalhe para ter apenas 3 e-mails em sua caixa de entrada. Limpe lentamente as centenas ou milhares de e-mails em sua caixa de entrada. Arquive-os ou exclua-os, coloque um punhado em uma pasta de tarefas, arquive outros em pastas informativas, cancele a assinatura de boletins informativos.
12. Coloque itens não essenciais que deseja comprar em uma lista de 30 dias. Crie uma lista de 30 dias e, sempre que quiser comprar algo que não seja absolutamente essencial (além de mantimentos, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal), coloque na lista com a data em que você adicionou. Então não se permita comprar nada até que esteja na lista há 30 dias. Ao final dos 30 dias, veja se ainda quer antes de comprar.
13.Coloque suas roupas em um armário ou caixa diferente e tire apenas o necessário. Mova todas as suas roupas para um armário em um quarto não utilizado, se você tiver um, ou coloque-as em uma ou duas caixas. Tire apenas as roupas que realmente precisa vestir. Depois de um mês fazendo isso, você verá quais roupas pode considerar doar.
14.Organize-se aos sábados. Todo sábado de manhã, passe uma ou duas horas (ou meio dia) organizando uma área.
15. Um dentro, dois fora. Quando você trouxer algo novo para sua vida (comprar algo online, ganhar um presente), livre-se de outras duas coisas semelhantes. Por exemplo, se você comprar um par de sapatos, doe outros dois pares. Dessa forma, você pensará mais sobre cada coisa que comprar e lentamente terá cada vez menos objetos inúteis ocupando espaço.
16. Eventualmente, você vai querer mudar para uma regra “um entrou, um saiu” quando achar que suas posses estão em um bom nível.
17. Limite quantas coisas você tem. Considere limitar-se a um certo número de peças de roupa, calçados e outros objetos que você possa ter. Livre-se de todo o resto, não se permita ir além do limite. O limite individual que você define depende de você, o que quer que pareça um pouco desconfortável é bom.
18. No final de cada mês, limpe a bagunça do computador, mas não esqueça de fazer backup das coisas!
Como implementar as 18 regras para se organizar em home office.
É verdade que são muitas regras, mas seria uma loucura você tentar implementar todas de uma vez. O ideal seria tentar um por semana, se concentrando em fazer a coisa realmente acontecer. Se funcionar para você ótimo. Se não, esqueça e vá para a próxima. Dificilmente alguma dessas regras não funcionará para você, e final de aproximadamente 4 meses., você terá uma vida em home office muito mais organizada.