Bloqueio criativo: o que é, como é causado e como superar

Bloqueio criativo é como chamamos uma dificuldade que temos em alguns momentos para ter novas ideias ou inspirações, ou mesmo quando já temos lampejos daquela ideia, mas não conseguimos concretizá-la na forma de um trabalho. Nesse post, vamos falar sobre o que pode causar esse bloqueio na criatividade , e como superar.

O bloqueio pode ocorrer com qualquer um, mas ele costuma ser um problema maior para os profissionais que tem um trabalho em que a criatividade é muito importante, como escritores, redatores publicitários, artistas, arquitetos, designers e outros.

Para esses profissionais, a entrega de um bom trabalho, depende certamente de um método e cada um tem o seu, mas o momento de inspiração, o insight, faz toda a diferença entre o aceitável, o bom e o ótimo, que faz um cliente feliz e garante uma carreira de sucesso.

O que é bloqueio criativo

O termo bloqueio criativo foi cunhado pelo psiquiatra austríaco Edmund Bergler na década de 40 para definir o tipo de situação pela qual todo profissional criativo já passou, em que ideias não vem, e mesmo quando se tem lampejos delas, é muito difícil concretizá-las. Bergler, que no início, chamou o problema de inibição neurótica da produtividade.

O que causa o bloqueio criativo

Durante 20 anos Bergler estudou escritores que passavam pela situação do sumiço de ideias, e sua conclusão foi que o sumiço repentino das capacidades criativas acontecesse exclusivamente por motivações internas, como depressão, ansiedade, infelicidade ou exagero na autocrítica, uma cobrança excessiva do profissional sobre si mesmo.

Se você está lendo esse artigo, provavelmente já passou por um momento de bloqueio criativo, e sabe que, embora faça sentido que esses problemas inibam a criatividade de um profissional, isso não explica tudo, pois existem muitas pessoas que não necessariamente tem esses sintomas, que passam por momentos em que a parte criativa simplesmente não consegue se desenvolver e performar.

Ou seja, qualquer um pode ter um bloqueio criativo.

Foi somente na década de 70 que Jerome Singer e Michael Barrios, pesquisadores da Universidade de Yale, fizeram novos estudos sobre bloqueio criativo, e concluíram que,  além dos dessas questões que estavam ligadas à saúde mental, o bloqueio criativo poderia ser causado por stress.

como o stress causa o bloqueio criativo

A psicóloga Maria Tereza Boulos explica que o stress pode causar o bloqueio criativo, e explica a razão: o cérebro é como qualquer outro órgão do nosso corpo, que quando exercitado, tem um momento em que atinge uma alta performance, mas esse estado não tem uma duração infinita. É preciso descansar, tomar cuidado com a atividade excessiva, que pode levar ao stress.

“Se formos a uma academia fazer um treino com halteres, e repetirmos o exercício durante muito tempo, sem pausa ou descanso, uma hora ficamos exaustos. E não conseguimos fazer o exercício direito. O cérebro funciona de maneira parecida. Ele também precisa de uma pausa para se recompor, e depois, de um período mais longo de descanso”. Explica Maria Tereza.

Síndrome do pensamento acelerado e o bloqueio criativo

Não é somente um longo período de trabalho, sem pausa que causa a exaustão, e o bloqueio criativo. Fazer muitas coisas ao mesmo tempo, e consequentemente, pensar nelas , o que chamamos de pensamento acelerado, também pode causar esse efeito.  Além de uma pausa das atividades, é preciso desacelerar a mente.

como superar o bloqueio criativo

Para superar o bloqueio criativo, é preciso dar pausas, tanto as curtas, no meio do dia, como as mais longas. A Dra. Maria Tereza explica que muitas vezes a solução para um bloqueio de criatividade é parar de pensar naquele problema por algum tempo, mudar o foco. É por isso que muitas das empresas mais inovadoras do mundo, como por exemplo, o Google tem espaços em que as pessoas podem relaxar e descansar.

Um exemplo de como o descanso ajuda a superar o bloqueio criativo é o que acontece quando acordamos no meio da noite, e começamos a ter ideias. Isso acontece porque demos ao cérebro um merecido período de descanso, e a criatividade voltou a fluir.

Mudar de ambiente ajuda a superar a bloqueio criativo.

Mudar de ambiente ajuda a superar o bloqueio criativo. Um exemplo disso é quando viajamos, especialmente de férias, e quando retornamos, estamos cheios de novas ideias. Segundo a Dra. Maria Tereza, além de descansarmos, vamos a outro ambiente, que nos expõe a novos estímulos. E como a mente funciona fazendo associações, surgem novas ideias.

Home office aumenta o bloqueio criativo? Mind the gap!

Mind the gap é uma frase muito utilizada nos metrôs de Londres, no Reino Unido, que significa cuidado com o vão. Mas, para os psicólogos, esse gap é o intervalo em que refrescamos a mente, para permitir que surjam coisas novas. É o famoso ócio criativo, de que Domenico de Mais falava no seu livro, relembra a Dra. Maria Tereza.

Para quem está em home office, e não existe nem mesmo a mudança de ambiente entre a casa e o trabalho, achar esses gaps para dar descanso ao cérebro é ainda mais importante. Inclusive para evitar problemas causados pelo stress que podem ser bem mais graves que o bloqueio criativo, como uma Síndrome de Burnout ou até a somatização, como uma gastrite.

“Além de variar o ambiente, é importante ter uma atividade constante que não tem nada a ver com o trabalho, como um hobby”. Sua mente, e sua saúde, agradecem.

Dra. Maria Tereza Boulos

mariaterezaboulos.com

Compartilhar artigo

Artigos recentes