O local de trabalho é um lugar para ser sério, certo? Certo! Mas nada impede de ser um local saudável para a mente e o corpo. E um pouco de humor pode ajudar a criar um local de trabalho saudável, aumentar o espírito de equipe, superar a timidez. liberar a tensão e enxergar os problemas em perspectiva. Por isso é importante entender os benefícios de usar o humor no local de trabalho, e conhecer o poder de uma boa risada.
O que é humor no local de trabalho?
Humor no local de trabalho é qualquer interação, situação ou conteúdo que seja engraçado e pode incluir qualquer comentário ou piada. De piadas improvisadas na pausa para o café, escritas em uma apresentação, ou um GIF incorporado em um e-mail.
É importante ser profissional e atencioso ao usar o humor no local de trabalho, para que todos os funcionários se sintam respeitados e valorizados. Se utilizado com sabedoria e na hora certa, o humor pode ser uma boa maneira de tornar o trabalho mais agradável e produtivo, aliviando o estresse.
16 benefícios do humor no local de trabalho
Vamos falar agora dos muitos benefícios do humor no local de trabalho:
Criar melhores relacionamentos entre gerentes e equipe.
O humor pode contribuir para relacionamentos mais leves e produtivos entre os membros da equipe e os gerentes, permitindo conversas fora dos tópicos de trabalho e ajudando ambas as pessoas a se conhecerem. Isso pode permitir que os gerentes deleguem tarefas com mais facilidade e conquistem o respeito de sua equipe.
Por exemplo, ao atribuir uma tarefa difícil, um gerente pode usar o humor para melhorar a percepção de sua equipe sobre a tarefa e mostrar solidariedade.
Facilita as entrevistas de emprego
O humor pode fazer com que candidatos e entrevistadores se sintam mais à vontade, aliviando o clima durante as entrevistas de emprego. Também pode ajudar os candidatos a entender os elementos da cultura da organização e ajudar a mostrar ao entrevistador como eles podem se encaixar nessa cultura.
Por exemplo, uma piada durante uma entrevista sobre a importância de equilíbrio entre vida profissional e pessoal pode ajudar a destacar esse elemento da cultura da organização.
Incentiva as pessoas a lerem e-mails
O tom simpático e amigável que o humor cria pode motivar as pessoas a ler todos os e-mails. Também pode criar conexões e relacionamentos entre diferentes filiais regionais ou nacionais de uma empresa, ou aquelas que trabalham em casa e no escritório.
Mas cuidado. Existe uma grande diferença entre contar uma piada pessoalmente e enviá-la por e-mail, que é a presença, ou ausência, das formas de comunicação não verbal. O que, com essas formas de comunicação pode soar como o que é a intenção, humor, sem elas pode ser mal interpretado. É importante expressar o humor com cuidado nos e-mails para que os leitores não entendam mal as piadas.
Aumenta o envolvimento em reuniões
O humor pode aumentar o envolvimento na reunião, tornando a atmosfera mais casual para que os funcionários se sintam mais à vontade para falar ou fazer perguntas. Alguns funcionários podem preferir se envolver em discussões em grupo quando podem incluir comentários humorísticos. Isso pode melhorar as sessões de brainstorming, reuniões de feedback em grupo e sprints colaborativos.
Aumenta a memória das apresentações
Usar humor em apresentações, seja uma piada falada sobre o material ou um GIF incluído nos slides, pode tornar uma apresentação mais memorável. Uma frase inteligente ou engraçada pode ser fácil para os funcionários lembrarem, lembrando-os de um fato ou atualização exatamente quando precisam. Por exemplo, você pode repetir a mesma frase engraçada ao longo de uma apresentação para reiterar um ponto importante.
Contribui para a persuasão
Como o humor pode aumentar a simpatia, ele pode tornar uma situação de negociação mais relaxada e ajudar os outros a ver novas informações positivamente. Isso pode ajudá-los a aceitar novas informações, concordar com um compromisso ou entender outros pontos de vista. Por exemplo, você começa uma negociação com uma piada para mostrar sua intenção de ter uma conversa casual.
Ajuda a definir normas positivas
Um líder pode usar o humor como uma ferramenta de liderança, estabelecendo normas de escritório para o que é apropriado, uma diversão é aceitável para os ambientes de trabalho.
Quando os líderes estabelecem um precedente para o que consideram o comportamento social aceitável no escritório, ele têm em mente que tipo de local de trabalho desejam ter e fazem as piadas apropriadas. Por exemplo, os gerentes de RH podem realizar uma reunião onde discutem os tipos de piadas e comentários aceitáveis no local de trabalho.
Ajuda a criar empatia
Quando as piadas são inadequadas ou ofensivas, surge uma oportunidade de criar empatia no local de trabalho. Conversas sobre o que é útil e prejudicial para os outros podem mostrar aos funcionários novas perspectivas e podem inspirar novas políticas ou ajudar a articular os valores da empresa com mais clareza.
Constrói o espírito de equipe
O humor no local de trabalho pode ajudar a construir o espírito de equipe e reconhecer obstáculos comuns. Em um ambiente alegre, as pessoas podem se sentir mais à vontade sugerindo soluções para desafios quando sentem que há um público para o que têm a dizer.
O humor ajuda os colegas de trabalho a confiar uns nos outros, conhecendo-se uns aos outros. Pode criar uma atmosfera segura onde as pessoas se sentem confortáveis sendo elas mesmas.
Supera barreiras culturais
O humor pode ser uma maneira divertida de construir relacionamentos com pessoas de outras culturas ou origens. As piadas podem unir as pessoas ou ser uma maneira alegre de explorar as diferenças entre hábitos e costumes. Mas é essencial ter sensibilidade com antecedentes, usar o humor com boa intenção e estar ciente de quando os outros estão desconfortáveis.
Mostra o que as pessoas têm em comum
O humor pode ser uma maneira divertida de descobrir o que você compartilha com os outros. Ter piadas internas pode ajudar os colegas de trabalho a construir relacionamentos, mesmo que não trabalhem juntos com frequência ou compartilhem muitas outras características.
Quando os funcionários se sentem confortáveis o suficiente para fazer piadas no local de trabalho, eles também podem se sentir à vontade para se expressar de outras maneiras, como compartilhar opiniões inovadoras ou expressar uma discordância.
Promove a humildade e a igualdade
Um pouco de humor autodepreciativo pode tornar os líderes mais acessíveis no local de trabalho e pode contribuir para um senso de igualdade!
Quando o humor é usado para lidar com erros no trabalho, ele pode ajudar todos os funcionários a entender que erros não são desastres, promover um processamento saudável e antecipar o estágio de resolução de problemas. Também pode incentivar os funcionários a adotar uma mentalidade mais humilde e indulgente quando o valor de cada colega de equipe
Causa uma boa impressão
Funcionários e representantes de vendas que são amigáveis e engraçados dão uma boa impressão da sua empresa para clientes e clientes. Isso também pode incentivar relacionamentos fortes de longo prazo quando outras pessoas estão ansiosas para trabalhar com sua equipe.
Usar o humor em toda a sua empresa pode ajudá-lo a construir uma marca amigável e contemporânea. Anúncios bem-humorados podem atrair clientes e ajudá-los a se lembrar do seu produto.
Manter o controle em situações difíceis
Fazer piadas em situações difíceis pode indicar que alguém está confiante e calmo. Quando os gerentes usam o humor, eles podem fortalecer sua posição de liderança na equipe e promover o respeito dos outros.
Piadas apropriadas podem deixar os clientes à vontade e tornar mais fácil para eles aceitarem atrasos ou contratempos. Já as piadas inapropriadas…como diz o ditado, rir é bom, mas rir de tudo é desespero.
Atração de talentos
Ter um ambiente corporativo divertido pode atrair funcionários dispostos a participar e contribuir que veem em um ambiente saudável uma forma de remuneração além do salário e beneficiais. Isso pode fortalecer ainda mais a equipe e tornar o ambiente de trabalho positivo mais sustentável. Por exemplo, você pode usar um slogan de recrutamento bem-humorado para atrair talentos que tenham um senso de humor semelhante.
Cria uma marca forte
O humor pode ajudá-lo a causar uma impressão duradoura profissionalmente, a criar uma marca forte, diferenciando sua empresa no mercado. Mas tome cuidado. Humor errado, ou na hora errada pode sugerir que você está não entende bem a situação que está enfrentando, ou é insensível, por isso é importante considerar seu público e suas piadas em situações de alta pressão.