O que significa mostrar respeito no ambiente de trabalho? Chamar seus líderes de “senhor” ou “senhora”, ouvir sem interromper, ou ser agradável aos seus chefes? Infelizmente, é mais comum do que gostaríamos que alguns profissionais respeitem seus chefes, porque sabem que eles podem ser influir diretamente na sua carreira na empresa, mas se esquecem de que respeito deve fluir em todos os sentidos e direções!
Respeitar seus colegas de trabalho, independentemente da sua posição na hierarquia da empresa, é algo fundamental para criar um ambiente de trabalho saudável. E para quem está em uma posição de liderança, é fundamental garantir que haja sempre respeito no ambiente de trabalho.
Permitir o desrespeito entre os membros da equipe pode levar a todos os tipos de problemas para a empresa, prejudicando, no fim das contas, até mesmo seus resultados financeiros.
O que é respeito no ambiente de trabalho
Respeito no ambiente de trabalho significa tratar colegas de trabalho e líderes com cortesia e justiça, o que inclui valorizar suas crenças, contribuições e ideias. O respeito no local de trabalho vai além da demonstração de respeito pelos funcionários pela liderança – inclui o respeito por todos no local de trabalho, do colaborador mais humilde aos de C-level. Os executivos do board da empresa.
Por que é importante promover o respeito no local de trabalho
O respeito é a base de uma cultura organizacional saudável e próspera, onde os funcionários se sentem valorizados, apoiados e capacitados para trazerem o seu eu autêntico para o trabalho. Infelizmente, estatísticas recentes destacam a necessidade de promover o respeito no local de trabalho.
Problemas causados pela falta de respeito no ambiente de trabalho
A falta de respeito no ambiente de trabalho pode causar diversos prejuízos para as pessoas e para a empresa. Para as pessoas é um ambiente pesado, hostil, onde falta confiança, ruim para a saúde mental e em alguns casos, até a física. E que elas vão buscar deixar, se puderem. Ou, na melhor das hipóteses, permanecer o mínimo possível.
Para as empresas, significa ter pessoas que não se sentirão confiantes e confortáveis para fazer o seu melhor, serem proativas, criativas e trabalharem em equipe, o que no fim das contas gera resultados ruins e custos com demissões e novas contratações.
Em ambientes sem respeito, os funcionários sentem que não podem ser eles mesmos
De acordo com uma pesquisa da consultoria especializada Emtrain, 56% dos funcionários entrevistados sentem que não conseguem ser autênticos no trabalho, porque precisam ocultar ou suprimir suas verdadeiras identidades, o que pode prejudicar seu bem-estar, satisfação no trabalho e seu desempenho geral.
Criar um ambiente onde os indivíduos se sintam seguros e respeitados por quem são é essencial para o crescimento pessoal e profissional.
Colegas de trabalho não têm empatia uns pelos outros
Empatia é a capacidade de compreender e compartilhar os sentimentos dos outros. No local de trabalho, pode promover relacionamentos positivos e uma comunicação eficaz. No entanto, apenas 37% dos colaboradores acreditam que as pessoas no seu local de trabalho demonstram empatia – um número preocupantemente baixo numa época em que a diversidade e a inclusão estão no centro de muitas organizações.
Quanto mais diversificado for o local de trabalho, mais empatia os trabalhadores precisam para manter a empresa funcional. Se eles não conseguirem compreender (ou tentarem compreender) diferentes perspetivas e crenças, isso só prejudicará a cultura e a imagem da sua empresa.
Mais conflitos no local de trabalho
É preciso ter cuidado com nossas palavras e nossas ações. Quem não compreende o impacto que elas têm sobre aqueles que o rodeiam podem prejudicar a o bem-estar mental e a produtividade dos seus colegas de trabalho. Embora pareça um pouco óbvio, em 2021, apenas 40% dos colaboradores concordam que os seus colegas de trabalho compreendem isso.
Quando os indivíduos não têm consciência de como o seu comportamento afeta os outros, isso pode levar a mal-entendidos, conflitos e a um ambiente de trabalho tóxico. Promover o respeito no ambiente de trabalho envolve cultivar a consciência do poder das palavras e ações e incentivar os funcionários a estarem conscientes do seu impacto nos colegas.
Razões para promover o respeito no ambiente de trabalho
Além destas situações negativas, existem vários outros motivos para promover o respeito no local de trabalho:
Aumentar a produtividade:
Um ambiente de trabalho respeitoso facilita a colaboração e a comunicação entre as equipes. Porquê? Porque quando os funcionários se sentem respeitados, ficam mais motivados a contribuir com seus melhores esforços.
Maior envolvimento dos funcionários:
O tratamento respeitoso dos funcionários cria um sentimento de valor e pertencimento. Quando os funcionários se sentem respeitados, ficam mais engajados em seu trabalho, comprometidos com os objetivos da organização e dispostos a ir além.
Aumento do moral:
Quando você demonstra reconhecimento e respeito aos funcionários, isso aumenta o moral e cria uma atmosfera positiva. Isso proporciona aos trabalhadores maior satisfação no trabalho e um sentimento de orgulho pelo que fazem.
Redução do turnover:
funcionários desrespeitados não permanecem por muito tempo. Isso aumenta o turnover e custa mais, pois você precisa recrutar, integrar e treinar novos contratados. Mas sem resolver o problema subjacente, é um ciclo interminável de perturbações e instabilidade.
Maior criatividade e inovação:
Ambientes respeitosos incentivam diversas perspectivas, ideias e experiências. Quando os funcionários se sentem respeitados, ficam mais abertos a partilhar os seus pensamentos abertamente, sem medo do ridículo, o que aumenta a criatividade, a inovação e a resolução de problemas.
Trabalho em equipe e colaboração mais fortes:
Quando os funcionários se sentem respeitados, ficam mais abertos à cooperação com colegas de trabalho e dispostos a considerar diversos pontos de vista, levando a um trabalho em equipe mais forte e a melhores resultados.
Melhor atendimento ao cliente:
Funcionários respeitados são mais felizes e dispostos a serem úteis — não apenas aos seus colegas de trabalho, mas também aos seus clientes!
É muito mais provável que a sua equipe de vendas, pós-vendas, assistência técnica, informações, suporte, de gerenciamento das sua redes sociais, ou qualquer outra que atenda diretamente aos clientes faça um trabalho excepcional se as pessoas se sentirem respeitadas no local de trabalho.
Como mostrar respeito no local de trabalho
Respeito no ambiente de trabalho deve ser um princípio ético da empresa, e algo que nasce a partir da liderança. E a melhor maneira de praticar a liderança é a partir do exemplo! Vamos colocar algumas maneiras pelas quais líderes e equipes podem demonstrar respeito no local de trabalho, colocando essa questão em primeiro plano na organização:
Pratique a escuta ativa:
Ao conversar com colegas, ouça ativamente suas ideias, opiniões e preocupações. Não apenas ouça – ouça, pratique a escuta ativa! Evite interromper ou descartar seus pensamentos e mostre interesse genuíno no que eles estão dizendo.
Use uma linguagem inclusiva
Esteja atento à sua linguagem ao se comunicar com outras pessoas. Evite fazer suposições ou usar termos depreciativos que possam ofender ou excluir indivíduos com base no seu género, raça, etnia, religião ou outras características.
Valorize a diversidade e a inclusão:
Reconheça e aprecie as diversas perspectivas, origens e experiências de seus colegas. Abrace ideias e pontos de vista diferentes e procure ativamente oportunidades para aprender com outras pessoas que possam ter perspectivas diferentes das suas.
Dê crédito a quem merece:
Reconheça e dê crédito aos seus colegas pelas suas contribuições e realizações. Evite receber crédito pelo trabalho de outra pessoa e reconheça publicamente seus esforços quando apropriado.
Preste atenção aos limites pessoais:
Respeite os limites pessoais e a privacidade dos seus colegas. Evite se intrometer em assuntos pessoais ou se envolver em fofocas.
Esteja atento ao seu tom e linguagem corporal:
Preste atenção ao seu tom de voz e linguagem corporal ao interagir com outras pessoas. Certifique-se de que as dicas não-verbais sejam respeitosas e transmitam uma atitude positiva. Evite gestos agressivos ou desdenhosos e mantenha uma atitude profissional.
Ofereça feedback construtivo:
Ao fornecer feedback aos colegas, seja construtivo, mas respeitoso. Concentre-se em comportamentos ou ações específicas, não em ataques pessoais. Ofereça sugestões de melhorias e esteja aberto para receber feedback em troca. Quando possível, não apenas destaque o que há de errado com um projeto ou entrega, mas também mencione o que você acha que foi bem feito.
Respeite o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal:
Reconheça e respeite os limites entre trabalho e vida pessoal. Evite esperar ou exigir horas de trabalho excessivas ou interferir no tempo pessoal. Incentive um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional para você e seus colegas.
Esteja atento às diferenças culturais:
Em um local de trabalho diversificado, esteja ciente e respeite as diferenças culturais. Eduque-se sobre os diferentes costumes, tradições e práticas para evitar ofender ou excluir outras pessoas involuntariamente.
E se acontecer a falta de respeito no ambiente de trabalho?
A falta de respeito no ambiente de trabalho é algo que sempre se deve tentar evitar, mas e se acontecer?
Se você estiver na posição de líder que vai gerenciar conflitos, é importante ouvir os dois lados e, antes de adotar uma posição extrema e punitiva, adotar uma posição educativa, se comunicando de maneira clara , colocando para os envolvidos os prejuízos que a situação traz, as razões por que não pode se repetir e promover o entendimento, para quem ambos os lados desenvolvam um relacionamento profissional produtivo.
Peça desculpas
Se você for a parte envolvida que ofendeu, o primeiro passo é entender o que aconteceu, pratique o seu autoconhecimento e autocrítica, entenda qual foi o erro que você cometeu, para aprender e não o cometer novamente. E peça desculpas sinceras. Pedir desculpas quando se cometeu um erro não é sinal de fraqueza, mas de força e resiliência.
Aceite desculpas
Já se você for a parte ofendida, antes de partir para o conflito, seja com uma discussão mais acalorada, ou até um post indignado nas redes sociais (aliás, não faça isso!) controle a raiva e escute o que a outra parte tem a dizer. E aceite as desculpas! Isso também não é sinal de fraqueza.