De vez em quando nos envolvemos em situações difíceis no trabalho, como conflitos com colegas de equipe ou mesmo com a própria equipe que lideramos. Isso pode causar sensações de ansiedade e até pânico, pela sensação de estar sob pressão e julgamento. Pensando nessas situações, criamos esse guia de como lidar com situações difíceis no trabalho.
1. Pense bem antes de reagir.
A raiva é má conselheira, especialmente para lidar com situações difíceis. Comportamentos impulsivos podem aumentar agravar conflitos e fazer escalar desavenças e situações. Antes de lidar com qualquer tipo de conflito, é melhor parar, pensar e se preparar para lidar com ele da melhor maneira possível. Muitas vezes, dormir sobre um problema torna a solução muito mais clara.
2. Não ataque a pessoa, encontre a solução.
Antes de procurar apontar culpados, pense em qual seria a solução do problema. Não leve situações para o lado pessoal, com acusações, ofensas ou julgamentos, especialmente se eles forem precipitados, ou influenciados por situações anteriores. Mantenha o respeito e a objetividade.
Fazendo uma comparação com situações extremas, imagine diplomatas negociando um acordo entre dois países em conflito. Qual seria a possibilidade de as negociações terem sucesso se eles deixarem de focar no problema que estão tentando resolver, a origem do conflito, e só falarem de ressentimentos mútuos?
3. A comunicação é fundamental.
Para lidar com situações difíceis no trabalho, fale sobre o problema somente com as pessoas responsáveis ou envolvidas na situação. Evite fofocas com outras pessoas, e faça o possível para resolvê-la de forma rápida e profissional.
4. Compreenda bem a gravidade da situação.
Dependendo das pessoas ou do assunto que a situação envolve, diferentes ações podem ser necessárias. Certifique-se de compreender a situação e seguir as políticas da sua organização.
5. Pense no futuro.
Quaisquer conflitos ou situações difíceis podem parecer piores no início. Certifique-se de olhar além disso e identificar seus objetivos futuros e como alcançá-los. Sempre considere o que é melhor para você e suas aspirações de vida.
6. Mantenha as portas abertas.
Se você é um gerente ou ocupa um cargo de liderança, em que os funcionários recorrem a você, é importante tentar criar um ambiente de trabalho feliz e positivo para eles. Uma política de portas abertas facilitará que os funcionários se sintam à vontade para falar com você sobre quaisquer problemas ou preocupações que tenham.
7. Ouça todos os lados da questão
Se você estiver tentando resolver um conflito ou se um funcionário o procurar para pedir conselhos sobre uma situação, certifique-se de ouvir todos os envolvidos. Certifique-se de entender todos os lados da história e de levar em conta os sentimentos de todos.
8. Não seta intransigente. Evite becos sem saída
Lidar com situações difíceis no trabalho muitas vezes exige alguma capacidade de negociação. Isso inclui não encurralar ninguém em becos sem saída, que exigem decisões radicais ou irrevogáveis. Esse tipo de situação leva as pessoas a agirem de forma intempestiva.
E isso vale tanto se você estiver na situação de líder que irá decidir a questão, quanto se você for um dos lados do conflito.
9. Tome uma decisão, chegue a uma solução.
Tome a decisão que concluir que é a mais correta, e certifique-se de que todos os envolvidos estejam cientes da solução, de como ela os envolve e de quais serão os próximos passos.
10. Tome nota da situação para futura referência.
Lidar com situações difíceis e conflitos não é algo pelo qual se passa impunemente, no sentido de que uma das partes envolvidas talvez não fique satisfeita com o resultado. Nem sempre é possível agradar a todos, mas é plenamente possível manter o respeito de todos.
Para isso é preciso coerência, usar os mesmos pesos e medidas para situações semelhantes. Se a situação que você lidou voltar a se repetir, você deve se comportar de acordo com a mesma lógica.
Então, certifique-se de que tudo o que você testemunhou ou participou esteja documentado em um local seguro e privado. Anote tudo o que aconteceu para ter tudo organizado para referência futura.
Isso ajudará você a lidar com essas situações mais rapidamente, além de garantir o respeito da sua equipe pela sua liderança, já que as pessoas perceberão a coerência na sua tomada de decisões.
Conclusão
Existem muitos tipos diferentes de situações e conflitos que podem surgir no ambiente de trabalho, mas com a mentalidade e a abordagem corretas, eles podem ser resolvidos e superados sem qualquer prejuízo ao seu bem-estar.