Lugares legais em são Paulo, que você precisa conhecer.

São Paulo é a maior cidade da América Latina, visitada por quase 50 milhões de turistas por ano, a trabalho ou lazer. Independentemente das razões da sua visita, saiba quais são os lugares legais em são Paulo, que você precisa conhecer.

Museus em São Paulo

MASP

Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand é famoso pelo seu incrível acervo de obras de arte, que inclui artistas como Picasso e Rembrandt, exposições, e pelo vão livre projetado por Lina Bo Bardi.  Avenida Paulista 1.578.

Museu da Independência.

O mais antigo de São Paulo, também chamado de Museu do Ipiranga, ficou fechado por 9 anos, tendo sido restaurado e reaberto em 2022, para as comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil. Parque da Independência – Ipiranga.

MAM

O Museu de Arte Moderna de São Paulo tem cinco mil peças produzidas por artistas brasileiros da década de sessenta em diante, esculturas expostas a céu aberto e uma biblioteca, com mais de sessenta mil obras. Avenida Pedro Alvares Cabral, s/nº, no Parque Ibirapuera.

MAC – USP

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Com um acervo com aproximadamente 10 mil obras de arte, de artistas do século XX, do Brasil e de outros países, ocupa o prédio projetado por Oscar Niemeyer que durante muito tempo, foi ocupado pelo DETRAN. Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 – Vila Mariana.

Museu Afro Brasil

Criado para preservar a cultura, a história e a arte dos povos africanos no Brasil, tem o nome de Museu Afro Brasil Emanoel Araújo em homenagem ao famoso escultor, que faleceu em 2022.

Museu do futebol

O acervo do museu inclui camisas, chuteiras, e uniformes dos principais times e jogadores da história do futebol brasileiro, com especial atenção às seleções brasileiras que foram campeãs em Copas do Mundo, em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.  Praça Charles Miller, s/n no Pacaembu.

Museu da Imigração Japonesa

O Museu da Imigração Japonesa possui mais 97 mil peças históricas no acervo, incluindo fotos, filmes e vídeos, além de itens que remetem tanto ao Japão antigo com samurais e gueixas, como ao moderno, dos animes e mangás.

Estádios de Futebol e Ginásios de Esporte

Conheça os principais estádios e ginásios de esporte de São Paulo.

Estádio do Pacaembu

Inaugurado em 27 de abril de 1940, foi palco de jogos da Copa do Mundo de 1950, em 1961 foi batizado de Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, em homenagem ao “Marechal da Vitória”, que chefiou a delegação brasileira nas Copas do Mundo de 1958 e 1962. Praça Charles Miller – Pacaembu, São Paulo.

Estádio do Morumbi

Casa do São Paulo Futebol Clube, foi inaugurado em 25 de janeiro de 1970, e tem o nome de Cícero Pompeu de Toledo em homenagem ao dirigente do clube que foi um dos grandes responsáveis pela realização da obra.

Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1 – Morumbi.

Allianz Parque

Casa da Sociedade Esportiva Palmeiras, é chamado também de Arena Palestra ItáliaArena Palmeiras, ou simplesmente Estádio do Palmeiras. Atualmente o estádio mais moderno e bem localizado de São Paulo, recebendo como grandes shows, além dos jogos de futebol. Rua Palestra Itália, 200, Água Branca

Neo Química Arena

Estádio do Esporte Clube Corinthians, denominada Arena Corinthians, é popularmente conhecida como Itaquerão, por ficar no bairro de Itaquera, na Zona Leste do município de São Paulo. Avenida Miguel Ignácio Curi, 111, Artur Alvim.

Ginásio do Ibirapuera

Nome não-oficial do Ginásio Geraldo José de Almeida, o mais conhecido ginásio esportivo de São Paulo, local de vários eventos relacionados a esportes olímpicos. Rua Manuel da Nóbrega, 1361, Ibirapuera.

Parques

Parque Ibirapuera

O mais visitada do capital paulista, o Parque Ibirapuera foi projetado por Oscar Niemeyer e é um dos símbolos de São Paulo, com seus 1.584.000m² de área verde, teatros, museus e lago. Av. Pedro Álvares Cabral – Vila Mariana.

Parque Trianon

O Parque Trianon tem 48,6 mil m² de área verde, com 130 espécies vegetais, incluindo remanescentes da Mata Atlântica e espécies exóticas, em plena Avenida Paulista. Rua Peixoto Gomide, 949 e Avenida Paulista, 1700.

Parque da Independência

Às margens do Ipiranga, em São Paulo, o Parque da Independência foi criado para comemorar a data histórica, e tem várias atrações, como o jardim inspirado nos mais belos jardins franceses e o monumento da Independência.  Av. Nazaré, s/n – Ipiranga

Parque da Aclimação

O Parque da Aclimação tem 112.200 m² de jardins com espécies nativas e exóticas, lago, pista de cooper e Jardim japonês. Rua Muniz de Souza, 1.119, Aclimação.

Zoológicos e Aquários

Zoológico de São Paulo

Inaugurado em 1958, o Zoológico de São Paulo é o maior do Brasil, tem área de 824 529 de mata atlântica preservada, abriga as nascentes do histórico riacho do Ipiranga e tem milhares de espécies de mamíferos, ave e repteis. a Avenida Miguel Estefano, 4241

Aquário de São Paulo

Maior aquário temático da América Latina, O Aquário de SP fica no histórico bairro do Ipiranga e tem ursos polares, coalas, cobras, jacarés, e claro, peixes dos rios e dos mares, inclusive, tubarões! Rua Huet Bacelar, 407, Ipiranga.

Zoo Safári

Antes conhecido como como Simba Safári, o Zoo Safari oferece um passeio para ver animais selvagens em São Paulo sem descer do carroAvenida do Cursino, 6338.

Espaços culturais

Casa das Rosas

Construída em 1935, com arquitetura em estilo francês, a Casa das Rosas é um dos poucos remanescentes completamente preservados das mansões da Avenida Paulista, que simbolizaram o auge da economia do café.  Av. Paulista, 37 – Bela Vista.

Japan House

Criada pelo governo japonês para difundir a cultura japonesa em países como o Brasil, a Japan House tem café, restaurantes e lojas tipicamente japoneses. Av. Paulista, 52 – Bela Vista,

Pavilhão Bienal

Com 39.800 metros quadrados de área, o Pavilhão Ciccillo Matarazzo é dividido em três pavimentos e um auditório, ligados por elevadores, escadas rolantes, escadas e rampas largas, que permitem que de um pavimento, se tenha visão dos outros, recebendo a Bienal do Livro de São Paulo e a São Paulo Fashion Week, entre outros eventos importantes para a cidade. Avenida Pedro Alvares Cabral, s/n.

instituto Moreira Salles

Entre as atrações do Instituto Moreira Salles estão exposições de fotografia, arte, mostras de cinema, a biblioteca e o os eventos Culturais. Av. Paulista, 2424 – Bela Vista.

Instituto Tomie Ohtake

Inaugurado em novembro de 2001, o Instituto Tomie Ohtake domina a paisagem das regiões de Pinheiros, Alto de Pinheiros e Vila Madalena com sua fachada em tons de vermelho. Criado como um local para expor e celebrar a arte contemporânea, homenageia uma das mais reconhecidas artistas plásticas brasileiras, com teatro, exposições e shows. R. dos Coropés, 88 – Pinheiros.

Teatros

Theatro Municipal

Projetado pelo arquiteto italiano Cláudio Rossi e construído pelo Escritório Técnico de Ramos de Azevedo, o teatro foi inaugurado em 1911, tendo como referência as casas de ópera europeias, como a Ópera de Paris.  Praça Ramos de Azevedo, s/n.

Auditório Ibirapuera Oscar Niemeyer

Projetado pelo maior arquiteto brasileiro, o auditório, quando visto em corte, tem a forma de um triângulo, inteiramente branco, que chama a atenção de quem passa na Avenida Pedro Álvares Cabral, e palco de nomes que vão de João Bosco a Zakk Wylde, famoso pelo trabalho com o lendário Ozzy Osbourne.

Quando se fala dos lugares legais em São Paulo, como não falar de um teatro onde o palco se abre para dois lados: De um, para a plateia, e do outro, para o parque, para eventos ao ar livre.

Desde 2023 recebe a tradicional apresentação de natal de O Quebra Nozes, da companhia de Ballet Cisne Negro. Av. Pedro Álvares Cabral, 0 – Ibirapuera

Teatro Renault

Prédio projetado por Ramos de Azevedo e inaugurado em 1929 como o primeiro cinema com sistema de som na América Latina, o Teatro Renault hoje é o palco que recebe em São Paulo os musicais da Broadway em versões adaptadas com perfeição nas músicas, atuações, cenários e figurinos.

Vibra SP

O Vibra São Paulo é uma das melhores casas de espetáculos em espaço fechado. Inaugurada em 1999, já se chamou Credicard Hall, Citibank Hall e Unimed Hall, sendo palco de grandes shows em São Paulo. Av. das Nações Unidas, 17955, Santo Amaro

Monumentos

Obelisco do Ibirapuera.

Inaugurado 9 de julho de 1955, o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, é o monumento mais alto de São Paulo, Com 72 metros de altura. Praticamente tudo nele é uma referência ao 9 de julho de 1932, data da deflagração do movimento constitucionalista. Avenida Pedro Álvares Cabral S/N

Monumento às Bandeiras

Homenagem aos Bandeirantes, que exploraram os sertões durante os séculos XVII e XVIII, o Monumento às Bandeiras, obra do escultor Victor Brecheret, foi inaugurado em 25 de janeiro de 1953, fazendo parte das comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo. Praça Armando de Sales Oliveira – Vila Mariana.

Tipicamente Paulistanas

Quando pensamos nos lugares legais em São Paulo, não podemos deixar de recomendar lugares que se formaram quase sem querer, mas se tornaram atrações turísticas tipicamente paulistanas, que refletem o espírito de São Paulo.

Autódromo de Interlagos

Na Zona Sul de São Paulo, o Autódromo de Interlagos é o local do maior evento anual de São Paulo, o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, e foi onde ocorreram algumas das vitórias mais importantes do maior piloto brasileiro, Ayrton Senna, além de ser palco de alguns dos maiores festivais de música que ocorrem anualmente em São Paulo.  Avenida Senador Teotônio Vilela, 261, Interlagos.

Mercadão de SP

O Mercado Municipal de São Paulo tem 12.600 m² de área construída, e vale a visita pela arquitetura de influência europeia da segunda metade do Século XIX e primeiras décadas do Século XX e pelo tour gastronômico, que inclui o famosíssimo sanduiche de mortadela tipicamente paulistano. Rua da Cantareira, 306.

Vila Madalena

Com um charme alternativo, a Vila Madalena, com o famoso Beco do Batman, tem galerias de arte, bares e restaurantes, tendo sido escolhido um dos bairros mais legais do mundo. Zona Oeste de São Paulo.

Roda Rico

Inspirada na London Eye, a famosa roda gigante construída às margens do Rio Tâmisa, em Londres, a Roda Rico fica no Parque Villa Lobos, próximo à Marginal Pinheiros, e tem 90 metros de altura. Avenida Queiroz Filho, 1.365.

Rua Normandia

Tombada pelo patrimônio histórico, a Rua Normandia, em Moema, possui casas estreitas, pequenas e coloridas, com telhados muito inclinados, como as dos países do norte da Europa, que se tornaram lojas, que ficam abarrotadas no fim de ano para ver a decoração de natal, que tem até neve artificial.

Bairro da Liberdade

A Liberdade é o bairro oriental de São Paulo, onde primeiro se estabeleceram os  imigrantes japoneses que chegaram ao Brasil a partir de 1888, e depois criaram diversas instituições sociais e culturais. A Liberdade é visitada por milhares de turistas todos os fins de semana, para conhecer as lojas, restaurantes e museus.

Rua Oscar Freire

O endereço em São Paulo das marcas mais famosas e das grifes mais prestigiadas do mundo. O equivalente paulistano das avenidas Champs-Elysées e Montaigne, em Paris, Bond Street, em Londres, Rodeo Drive em Beberly Hills, Quinta Avenida em Nova Iorque e Rua Oscar Freire em São Paulo.

Avenida Paulista

A Avenida Paulista, o símbolo de São Paulo. Começando no bairro do Paraiso e terminando na Consolação, é o ponto das grandes manifestações e da efervescência cultural da capital paulista, onde ficam alguns dos principais centros comerciais, museus, e centros culturais.

Shopping Centers em São Paulo

Uma antiga piada sobre São Paulo dizia que a praia do paulista é o shopping center. Mas o paulistano realmente não se importa com isso, e até dá risada junto, porque faz tudo nos shopping Centers. E não poderíamos deixar de listar pelo menos alguns deles na nossa lista de lugares legais em São Paulo

Shopping Pátio Paulista

Shopping Iguatemi

Shopping Ibirapuera

Shopping Eldorado

Shopping JK Iguatemi

Conclusão

Existem muitos lugares legais em são Paulo, que você precisa conhecer. Então, você precisará fazer não uma, mas muitas viagens a São Paulo. E quando vier, escolha hotéis em que você se sente em casa, nas regiões da Aclimação ou de Moema.

Compartilhar artigo

Artigos recentes