Longe vão os dias em que o trabalho acontecia unicamente em escritórios. Os coworkings se popularizaram no mundo inteiro por serem alternativa de menor custo e muitos benefícios, e a partir de 2020, com o mundo inteiro foi obrigado a aprender a como trabalhar home office e a casa também passou a ser considerada como uma opção viável de local de trabalho. E os gestores tiveram de aprender como gerenciar sua equipe em home office.
Se por um lado o home office trouxe vantagens para profissionais, de não perderem tempo em deslocamentos, para ir e voltar ao trabalho, e até criaram a oportunidade de se trabalhar para empresas que estão fisicamente em outra cidade ou outro país. Para as empresas, além da economia com o aluguel e manutenção de escritórios, trouxe a vantagem de poder contratar literalmente de qualquer lugar.
Mas para os gestores dessas empresas, apareceu o desafio de liderar pessoas que não estão fisicamente no mesmo local. Para ajudar ao gestor que está tendo dificuldades para se adaptar a essa nova situação, elaboramos esse artigo, com dicas úteis para gerenciar sua equipe em home office.
Realize exercícios para a formação de espírito de equipe
Qualquer equipe conta pessoas de diferentes origens, conjuntos de habilidades únicos, atividades que elas realizam muito bem sem a necessidade de supervisão direta e outras que elas podem necessitar de alguma orientação e uma presença mais próxima da liderança.
Quando as pessoas estão no mesmo, espaço, é relativamente mais fácil para o gestor exercer o papel de liderança, orientá-las sobre o que devem fazer para que o resultado de todos seja maior do que a soma dos esforços individuais. Mas quando elas não estão fisicamente juntas, existe a possibilidade de que essa sinergia não ocorra, e a produtividade diminua.
Para superar isso, realize exercícios de formação de equipes. Isso ajudará a garantir que todos possam trabalhar juntos para fazer as coisas e sentir que são uma parte importante do negócio e do que você está tentando fazer, independentemente de não se encontrarem fisicamente todos os dias e se comunicarem, na maioria das vezes por meios remotos.
Promova a Cultura Organizacional Certa
Diversidade em sua equipe pode ser um grande diferencial. Mas se a diversidade precisa ser algo verdadeiro, muito mais do que pessoas diferentes posando para a mesma foto, você também precisa ter uma cultura do local de trabalho que, ao mesmo tempo em que respeita essa diversidade, promova uma união em torno dos objetivos da empresa, independentemente de estarem trabalhando presencial, home office ou híbrido.
Promova encontros presenciais com frequência
Os encontros presenciais frequentes, sejam eles semanais, quinzenais ou mensais são uteis para o networking e o compartilhamento de ideias, para fortalecer o espírito de equipe e para que os diretores, gerentes e coordenadores de departamento possam orientar suas equipes de uma maneira mais próxima e pessoal, e também para que recebam um feedback formal e informal.
Networking interno.
Da mesma maneira que para se conseguir um emprego ou um novo negócio, para quem trabalha por conta ou é da área comercial da empresa, e precisa de clientes, fazer networking dentro da própria empresa é muito importante. Existe uma grande possibilidade de geração de valor em pessoas do mesmo departamento, ou até de departamentos diferentes, se conhecerem e saberem quais são as competências de cada um.
Compartilhamento de ideias
Uma liderança será eficaz se tiver momentos em que dê oportunidade a todos os membros da equipe de expor suas ideias, e utilizar os conhecimentos, habilidades e insights, muitas vezes até além do que seriam suas atribuições previstas. De onde menos se espera, podem surgir inovações que tragam grandes ganhos estratégicos ou de ganhos operacionais.
Como gestor e liderança, você pode trabalhar para aprimorar ainda mais o ambiente incentivando sua equipe a compartilhar novas ideias, e também encorajar outros líderes, de outras equipes da mesma empresa, a fazerem o mesmo.
O home office, ou o trabalho híbrido, não deve ser um empecilho para a realização de encontros presenciais regulares de sua equipe, que você pode realizar em sua sede, ou em um coworking que tenha acesso fácil para todos os envolvidos.