Japan House São Paulo, a casa japonesa da Avenida Paulista

A Japan House é uma instituição criada pelo governo japonês para difundir a cultura japonesa em países, existindo algumas outras Japan Houses no mundo. O Brasil abriga a maior comunidade de japoneses e descendentes fora do Japão, assim como São Paulo é a maior cidade japonesa fora da Terra do Sol Nascente. Saiba tudo sobre a casa japonesa da Avenida Paulista.

Onde existem outras Japan Houses

Existem 3 Japan Houses no Mundo. Elas ficam em Londres, no Reino Unido e Los Angeles, na Califórnia, Costa-Leste dos Estados Unidos, sendo a Japan House São Paulo a terceira no mundo.

Porque o Brasil é importante para o Japão

A imigração japonesa para o Brasil começou oficialmente em 1888, com a chegada do primeiro navio de imigrantes, o Kassato Maru. Ela foi facilitada porque atendia aos interesses de ambos os países: O Brasil precisava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café de São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social causada por sua população crescente, que a economia do país não consegui empregar na época.

Hoje existem mais de 2 milhões de brasileiros de origem japonesa, dos quais 1.3 milhão estão no Estado de São Paulo, e um número desconhecido na Capital. Os números do consulado geral do Japão são desatualizados, datando de 1988, mas já naquela época, havia mais de 300 mil japoneses em São Paulo. É razoável supor que hoje esse número seja duas ou três vezes maior.

Mas além do número de imigrantes e descendentes de japoneses no Brasil ser grande, justificando a existência de uma Japan House em São Paulo, a influência cultural é enorme.

Liberdade

Um exemplo é o Bairro da Liberdade: Embora hoje ele tenha também uma forte presença das comunidades chinesa e coreana, a Liberdade era inicialmente o bairro japonês de São Paulo, que acabou se tornando uma atração turística pela iluminação pública e outros elementos que remetem ao Japão.

Bastos, a cidade do ovo e do Judô

Outro exemplo da importância da presença japonesa no Brasil é a cidade de Bastos, no interior paulista. Ela tem pouco mais de 20 mil habitantes, mas aproximadamente 25% de sua população, 4000 pessoas é de imigrantes e descendentes de japoneses. Por isso, além da cidade ser conhecida como “A capital do Ovo”, por ter a maior produção de ovos do Brasil, existem ali outras marcas da presença japonesa, como a Associação de Judô de Bastos.

Sendo um dos principais esportes do Japão, essa prestigiada escola de Judô está instalada no   Ginásio Edison Motoharu Yoshikawa, o maior centro de treinamento do Interior do Brasil, instalado em área de 20.000 m2 e com 3.000m2 de construção, boa parte deles ocupados por um enorme tatame, que reúne centenas de praticantes.

Inclusive, todos os anos a Associação de Judô de Bastos promove um Kangueiko, termo japonês para treino de inverno, em que os judocas fazem um treinamento muito rigoroso ainda no início da manhã, outro antes do almoço e outro antes do jantar, durante vários dias, com o objetivo de melhorar a resistência, concentração, resiliência e técnica de cada atleta. Esse evento, realizado anualmente, recebe atletas de várias cidades do Brasil.

Japoneses que ficaram famosos no Brasil

Além dos professores e atletas de Judô, outros japoneses fizeram história no Brasil, como Mitsuyo Maeda, o Conde Koma, que ensinou a família Gracie, criadores do Brazilian Jiu Jitsu, Juniti Saito, ex-comandante da Força Aérea Brasileira, o mesatenista Hugo Oyama, a atriz

Daniele Suzuki, a apresentadora Sabrina Sato, a cantora Fernanda Takai, do Pato Fu, o ginasta olímpico Artur Nory e o guitarrista Bento Hinoto, dos Mamonas Assassinas.

O que tem de interessante na Japan House

Na Japan House existem lojas, cafés e restaurantes

Shin 

Uma maneira de conhecer as diferentes regiões do Japão com produtos que trabalham os cinco sentidos  paladar, audição, visão, olfato e tato,através do trabalho de artistas como Masanobu Ando, Kazumi Tsuji, Ryuji Mitani e Myoto Akagi

Furoshiki

 

Gift store que difunde o furoshiki,uma técnica de amarração de tecido utilizada para criar embalagens tradicionais japonesas e bolsas muito práticas.

Aizomê Café

O Japão não produz café, mas adquiriu o hábito de tomar café com as kissatens, as cafeterias japonesas que surgiram a partir do final do século XIX. E até hoje é um dos maiores importadores de café especiais.

O Aizomê Café, na Japan House, é inspirado nessas cafeterias, além de servir a comida japonesa tradicional.

Onde fica a Japan House

A Japan House fica na Avenida Paulista, 52, próximo ao Shopping Pátio Paulista e em frente à Casa das Rosas. Se você está visitando São Paulo a trabalho,  lazer, ou ambos, a Japan House é uma excelente dica para passar um tempo divertido e culturalmente enriquecedor!

Como chegar na Japan House a partir do EZ Hotel

Se você está hospedado no EZ Hotel, onde fica o EZ Coworking , e quiser aproveitar para conhecer a Japan House, chegar lá é muito fácil!

Se for de carro, o caminho é pela venida Armando Ferrentini, Rua Artur Saboia e Rua Correia Dias, pelo Paraíso, até Rua Vergueiro na Vila Mariana, indo pela avenida Bernardino de Campos e chegando na Avenida Paulista. O trajeto leva aproximadamente 10 minutos. Também é possível fazer o trajeto a pé, subindo a Rua do Paraíso, o que leva aproximadamente 20 minutos.

Compartilhar artigo

Artigos recentes