Porque Visitar o MAM- Museu de Arte Moderna de São Paulo

O MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, na Marquise do Parque do Ibirapuera, um dos prédios projetado por Oscar Niemeyer para o conjunto arquitetônico do Parque, é um museu que vale a pena conhecer quando se visita São Paulo, e está muito próximo do EZ Hotel, onde se localiza o EZ Coworking. Então, vamos falar sobre a história, a arquitetura e o acervo da instituição, para entender porque Visitar o MAM- Museu de Arte Moderna de São Paulo.

A História do Museu de Arte Moderna de São Paulo – MAM

O MAM foi fundado em 1948 por duas figuras proeminentes da sociedade paulistana da época, Francisco Matarazzo Sobrinho, conhecido como Ciccillo Matarazzo, membro da famosa família que se tornou tão importante no primeiro período de industrialização do Brasil, e Yolanda de Ataliba Nogueira, conhecida como a Princesinha do Café, membro de uma importante família de Barões do Café, da chamada elite quatrocentona paulistana.

Além do simbolismo contido na colaboração entre uma família de imigrantes italianos empreendedores , e a aristocracia cafeeira tradicional, os chamados quatrocentões, cujo símbolo do antigo poder eram as mansões na região da Avenida Paulista, a criação do Museu de Arte Moderna de São Paulo pode ser entendida em um  momento em que a pujança econômica do país levava a uma maior efervescência cultural.

O Acervo do MAM

O acervo do MAM é riquíssimo, com mais de cinco mil peças produzidas em sua maioria por artistas brasileiros da década de sessenta em diante. O Jardim de Esculturas, onde as obras são expostas a céu aberto, foi projetado por Burle Marx tem mais de seis mil metros quadrados e a biblioteca, uma das maiores com o tema arte no Brasil, tem mais de sessenta mil obras.

O prédio do MAM

O MAM fica sob a famosa marquise do Parque Ibirapuera, e faz parte do conjunto arquitetônico do Parque, projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1954, mas só foi transferido para lá, onde está até hoje, em 1982, após uma reforma conduzida por Lina Bo Bardi, arquiteta brasileira de origem italiana cuja obra mais famosa é o MASP – Museu de Arte de São Paulo.

Antes disso, o MAM foi uma espécie de “museu nômade”, tendo uma sede provisória na sede da Metalúrgica Matarazzo, na Rua Caetano Pinto e depois na Rua Sete de Abril. Passou também pelo Edifício Itália e Conjunto Nacional. No Parque do Ibirapuera, antes do endereço atual, também foi alocado no Museu da Aeronáutica e no Pavilhão da Bienal.

Onde Fica o MAM

O MAM fica na Avenida Pedro Alvares Cabral, s/nº, no Parque Ibirapuera, e funciona das 10h às 18h, de terça-feira a domingo. Os ingressos são cobrados. Consulte o site oficial do Museu para saber os preços.

Como chegar ao MAM a partir do EZ Hotel

Para chegar ao MAM a partir do EZ Hotel, que fica na Aclimação,  o trajeto de carro mais rápido é passando pelo bairro do Paraíso e descendo até a Avenida Pedro Álvares Cabral, em um percurso que leva menos de 15 minutos.

Compartilhar artigo

Artigos recentes