Se você está visitando São Paulo a trabalho ou lazer e aprecia a boa gastronomia, e quer combinar o presente que você vai dar ao seu paladar com um passei que oferece cultura e história, você tem que conhecer o mercado Municipal de São Paulo. Saiba por que o Mercadão de SP é uma parada obrigatória do turismo gastronômico.
Estilo arquitetônico do Mercado Municipal
O estilo arquitetônico do Mercado Municipal de São Paulo, um prédio de 12.600 m², é definido como “Eclético”, o que significa uma mistura de influências de estilos europeus da segunda metade do Século XIX e primeiras décadas do Século XX. Entre outros exemplares desse tipo de arquitetura em São Paulo, podemos citar a Estação da Luz, que lembra muito as estações ferroviárias de Londres.
História do Mercadão de SP
A história do Mercadão de SP começa em 1925, quando seu projeto foi encomendado ao famoso escritório de arquitetura Ramos de Azevedo, ficando a cargo do engenheiro Felisberto Ranzini, funcionário do escritório, que assina também os projetos do Teathro Municipal e da Pinacoteca do Estado.
A ideia surgiu quando São Paulo, a Metrópole do Café, buscava valorizar suas áreas centrais e seguir as tendências das grandes cidades europeias, que adotavam conceitos parecidos por questões sanitárias, e o Mercadão de SP foi inaugurado em 1933.
Decadência, tombamento e ressurgimento como ícone cultural e gastronômico de São Paulo
Assim como o Mercadão foi construído para substituir o Mercado Velho, que ficava na Rua 25 de Março, a medida que a cidade foi crescendo, o Mercado Municipal foi perdendo a capacidade de ser o centro de distribuição de alimentos que foi construído para ser, e com a inauguração do CEASA, que fica na Vila Leopoldina, perdeu importância. Com a degradação pela qual passava o centro de São Paulo, sua demolição chegou a ser cogitada.
Foi justamente nessa época que os permissionários das barraquinhas se uniram aos entusiastas da preservação do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico, e lutaram pela preservação, conseguindo o tombamento, que foi iniciado em 1988, e levou a uma restauração total do prédio, que começou em 2004 e tornou o mercadão uma atração turística de São Paulo.
Curiosidades sobre o Mercadão de SP
O Mercadão de SP tem uma área de 12.600 metros quadrados, onde estão organizados 290 boxes, que empregam 1.500 funcionários, que movimentam 350 toneladas de alimentos por dia.
O Mercado Municipal foi inaugurado em25 de janeiro de 1933. Durante a Revolução Constitucionalista de 1932, foi utilizado como depósito de pólvora e munições pelas tropas de São Paulo.
Os vitrais do Mercadão são de autoria de Conrado Sorgenicht Filho, artista de origem alemã, famoso pelo trabalho realizado em 300 igrejas brasileiras, inclusive a Catedral da Sé, e seus temas mostram a produção de alimentos.
No dia 14 de julho de 2016 recebeu a Tocha Olímpica, que durante as Olimpíadas do Rio de Janeiro, passou por vários lugares do Brasil. O evento contou com um show do icônico grupo Demônios da Garoa.
O mercadão de SP recebe 50.000 pessoas por fim de semana.
O que comprar no Mercado Municipal
No Mercadão é possível comprar frutas, verduras, cereais, carnes, temperos e outros produtos alimentícios, mas a grande diversão do passeio é o turismo gastronômico “in loco”, saboreando os bolinhos e pasteis de bacalhau, queijos, presuntos, amendoins e frutas frescas ou cristalizadas.
Sanduiche de mortadela do Mercadão é um ícone gastronômico
Mas a refeição mais popular do “Mercadão”, um ícone gastronômico do exagero é o tradicional sanduiche de mortadela, criado pelo Bar do Mané, um estabelecimento montado por 2 irmão de ascendência portuguesa, mas que ganhou esse nome quando a administração passou para Manuel Cardoso Loureiro, filho de um dos fundadores.
Reza a lenda que essa iguaria tipicamente paulistana surgiu nos anos 60, durante uma brincadeira entre os funcionários, de fazer um sanduiche com o recheio exagerado de mortadela. Mas a brincadeira deu certo, e se tornou mais do que uma especialidade gastronômica de São Paulo, uma atração turística buscada por brasileiros e estrangeiros.
Onde fica o Mercadão de SP
O Mercadão de SP fica na Rua da Cantareira, 306, entre as ruas Cantareira, Comendador Assad Abdalla e as avenidas Mercúrio e Avenida do Estado.
Como chegar no Mercadão a partir do EZ Hotel
Se você está hospedado no EZ Hotel, onde fica o EZ Coworking, o trajeto de carro leva aproximadamente 25 minutos, passando pelos bairros da Aclimação, Paraíso e corredor Norte-Sul.