O trabalho de escritório envolve passar pelo menos oito horas por dia sentado no mesmo lugar, o sedentarismo faz parte da maneira contemporânea de se trabalhar. Mas o corpo humano não foi feito para ficar parado, e isso pode ser prejudicial ao nosso bem-estar e produtividade. Mas se o sedentarismo é inevitável, o dano precisa ser compensado, e o mobiliário certo pode melhorar a produtividade no trabalho e preservar a saúde.
Para lidar com o trabalho sedentário, uma posição sentada ergonômica e confortável é fundamental, mas o mobiliário de escritório certo também é essencial para ajudar a preservar a saúde do corpo, que influi diretamente na saúde da mente.
Por mais inteligente, competente e focado que seja, ninguém consegue manter o foco e a produtividade com dores nas costas, na lombar, no pescoço ou em qualquer outra parte do corpo. Ou ainda, se precisar se manter à base de remédios para lidar com essas dores.
Dar pequenas pausas no trabalho, e manter uma rotina de exercícios físicos fora dele são altamente recomendáveis, mas nesse artigo, vamos falar sobre como o mobiliário certo pode ajudar a garantir uma coluna saudável e aumentar a produtividade no trabalho.
Por que a mobília ideal é importante para um local de trabalho?
Nossos sentimentos e emoções sempre são afetados pelo ambiente ao nosso redor. Todos os estímulos sensoriais que recebemos podem influenciar as nossas emoções, de uma maneira positiva ou negativa, com consequências diretas sobre nossa saúde, nossa produtividade individual, e sobre a maneira como lidamos com outras pessoas, influenciando nosso trabalho em equipe e nosso networking, aspectos vitais para o sucesso profissional.
Ter a mobília ideal no local de trabalho não é um investimento que pode ser negligenciado, afinal, seja no escritório da empresa, no coworking, ou mesmo no home office, a maioria de nós passa um terço ou mais de nossa vida adulta trabalhando.
A cadeira em que sentamos, a mesa que usamos para trabalhar com o laptop ou mesmo papelada, e até mesmo a iluminação, as cores do ambiente, e tudo que está a nossa volta, e nos atinge através de estímulos sensoriais, contribui para o nosso humor e para uma atmosfera que pode ajudar ou atrapalhar a produtividade.
Então, vamos listas os itens mais importantes de um mobiliário certo para melhorar a sua produtividade no trabalho
cadeiras ergonômicas
É comum para você voltar do trabalho com uma dor de cabeça latejante e dores nas costas? Se for o seu caso, um provável causa é você ficar sentado na mesma posição por muitas horas. E se você não tiver como alterar essa rotina, cadeiras ergonômicas podem ajudar muito a diminuir esses problemas e aumentar a sua qualidade de vida.
Uma cadeira ergonômica para escritório de boa qualidade fornecerá o suporte necessário para suas costas, pescoço, ombros, lombar e pélvis, para que você possa se sentar na mesma posição por longas horas sem sentir nenhum desconforto. Além disso, também ajudará a melhorar sua postura, reduzindo assim o risco de desenvolver problemas nas costas e lesões por esforço repetitivo.
Mas não custa lembrar que se você tem esses sintomas, você deve também procurar um médico.
Mesa de trabalho com altura e tamanho adequados
Assim como uma cadeira confortável, uma mesa de trabalho adequada é essencial para o conforto e aumento da produtividade. Uma mesa muito baixa ou muito alta pode causar tensão no pescoço e nas costas, levando a uma série de problemas, como dores de cabeça, dores no pescoço e até enxaquecas.
Da mesma forma, uma mesa muito pequena pode fazer com que você se curve para ajeitar seus braços, levando a má postura e dores nas costas, além do estresse de uma organização mais difícil. Portanto, escolher uma mesa com altura e tamanho adequados é vital para trabalhar com conforto por longas horas.
Móveis da sala de descompressão
Fazer pausas regulares no trabalho, ou ao menos, sempre que puder, é altamente saudável e melhora a produtividade. Mas para isso funcionar, os móveis da sala de descompressão e dos outros lugares onde a as pessoas vão relaxar e espairecer também devem ser confortáveis e ergonômicos.
Sofás, cadeiras e mesas da sala de descompressão devem ser colocados de forma que as pessoas possam relaxar e interagir umas com as outras.
Iluminação ideal
Acredite ou não, a iluminação do seu lugar de trabalho pode ter um grande impacto na sua produtividade. Se a luzo for muito forte, pode causar fadiga ocular e dores de cabeça, e se a luz for muito fraca, fadiga e sonolência. A iluminação ideal para um escritório é uma mistura de luz natural e artificial.
Para produzir a iluminação mais adequada, as janelas devem ser grandes o suficiente para permitir a entrada de muita luz natural na sala. Ao mesmo tempo, alguma forma de iluminação artificial, como lâmpadas ou lâmpadas suspensas, deve estar presente para iluminar a sala quando necessário.
Ambiente com as cores certas
As cores podem afetar nosso humor e emoções. Embora a identificação de um tom seja subjetiva, o efeito das cores é considerado universal, variando somente a intensidade do efeito sobre cada pessoa. Veja quais são os efeitos de cada cor, e o que você deve levar em conta para ter um ambiente com as cores certas
Azul: calmante e relaxante,
Verde: refrescante e energizante,
Amarelo: alegria e otimismo,
Vermelho: emocionante e motivador.
Obviamente, não é pintando um ambiente inteiro com essas cores que você conseguirá automaticamente esse efeito em você ou na sua equipe, porque existem outros fatores que agem sobre o estado emocional das pessoas, além das características de cada uma. Mas é praticamente um consenso entre os designers de interiores que essas são as cores certas para se ter mais foco e motivação.
Acústica do ambiente de trabalho
A acústica do ambiente de trabalho também pode afetar bastante a produtividade, porque existe um volume de som acima do qual o foco e a concentração podem ser prejudicados. Obviamente, se estivermos falando sobre um ambiente compartilhado, como por exemplo, um coworking, em que faz parte do conceito ter outras pessoas dividindo o espaço, algum nível de ruído deve ser tolerado.
Mas mesmo assim, existem soluções de design de interiores que conseguem diminuir o volume de som no local, tornando o ambiente de trabalho mais produtivo, que priorizam o o uso de materiais que absorvem o som porque são leves, moles, rugosos e porosos, como tecidos das cortinas e alguns tipos de madeira, em contraste com materiais pesados que absorvem o som como concreto, aço e vidro.
Sem nos aprofundarmos muito na física, quando um material isolante acústico é usado na parte interna de um ambiente, ele reflete todas as ondas sonoras que são emitidas, e elas aumentam o volume de som do ambiente. Por outro lado, itens de decoração e mobília como sofás de tecido, cortinas e madeiras rugosas absorvem o som e amenizam esse efeito.
Elegância e modernidade do mobiliário
Além de todos os pontos acima, que são relacionados à produtividade no trabalho, no que se refere a uma maior eficiência operacional, existe uma questão sobre o mobiliário que se refere ao posicionamento de marca, da imagem que uma empresa quer passar ao seu público interno, seus colaborados, e público externo, o mercado.
O lugar onde você trabalha, incluindo a elegância, modernidade e estado de conservação do mobiliário, diz muito sobre você, porque é a imagem que você quer passar, para as pessoas que trabalham com você e para os seus clientes.