6 bons motivos para procrastinar. E como parar de criar pretextos que atrapalham sua vida.

Você tem objetivos a alcançar, metas para cumprir e sonhos para realizar? E sente que age como se tivesse todo o tempo do mundo, mas as tarefas estão se acumulando e os prazos estourando? Se for o caso, você tem um problema. E talvez você tenha se dado bons motivos para procrastinar. E, se você se identificou com essa situação, leia esse artigo até o fim, porque ele fala de como parar de criar pretextos que atrapalham sua vida.

O que você precisa saber sobre procrastinar

A primeira coisa que você precisa saber sobre procrastinação é que ela é um problema identificado, no mínimo, desde os tempos da Grécia Antiga, com o nome de Acrasia, e que qualquer pessoa pode ter um problema com isso: Eu, você, seu colega na baia ao lado e até gênios inovadores e bem-sucedidos, inclusive gente extremamente bem-sucedida, como um Steve Jobs ou Abílio Diniz.

Quem, afinal, nunca deixou uma tarefa que sabia que era importante e até urgente, para o último minuto?

Saber que os super bem-sucedidos também procrastinaram não significa que é um hábito saudável. Muito pelo contrário! É Uma forma de autossabotagem, que pode comprometer o seu sucesso profissional e até criar um efeito bola de neve na sua vida que pode ser muito prejudicial também a sua vida pessoal e familiar.  O que as pessoas bem-sucedidas fizeram foi parar de achar bons motivos para procrastinar, porque isso é algo que todo ser humano é extremamente competente e eficiente em fazer!

E é isso que você deve fazer também! Se tem sonhos e objetivos, não é navegando no seu Instagram que você irá conseguir realizá-los!

Então, encare o desafio de frente! Corte o mal da procrastinação pela raiz!

Principais razões para procrastinar

Conheça os 6 bons motivos para procrastinar que damos para nós mesmos todos os dias. E pare de criar pretextos que atrapalham a sua vida!

Vício em redes sociais

Redes sociais estão entre os motivos para procrastinar mais comuns, porque muitas vezes passamos horas navegando por elas, e não percebemos. Elas são viciantes! E mesmo que muitas pessoas entendendo que elas podem afetar até a saúde mental, passam horas por dia nelas.

Solução

Agende um horário para usar as redes sociais, como faria com qualquer compromisso. Use um cronômetro, se necessário. E respeite esse horário. Nem um segundo a mais. E faça um acordo consigo mesmo prometendo ignorar notificações e mensagens.

Problemas pessoais

Sempre há um problema acontecendo na nossa vida pessoal! Relacionamentos, família, amigos…E esse, geralmente, é o tipo do problema que domina nossos pensamentos, nos deixando de mau-humor, tirando nossa concentração, desviando nosso foco e impedindo que foquemos a mente no trabalho.

E como o nosso cérebro é teimoso, ele não obedece nossas ordens de deixar de pensar no problema e se preocupar com ele, o que acaba sendo um motivo para procrastinar.

Solução:

Não temos como simplesmente ignorar nossos sentimentos. Então, temos de lidar com eles.

Quando tiver esse problema, faça um diário, anote, ponha para fora. Deixe sair. Desabafe! Mande essa energia para algum lugar.

Mas, depois de desabafar, afaste esses sentimentos, desligue-se deles e se concentre no seu trabalho.

Você não gosta do que faz

Quando as pessoas não gostam do seu trabalho, ao invés de acordarem cheias de energia para mais um dia, já acordam desanimadas, querendo se esconder debaixo das cobertas. E o resultado é que já começam o dia procrastinando, o que as leva, por exemplo, a chegarem atrasadas.  Embora esse seja um dos motivos para procrastinar que menos gostemos de admitir, é um dos que mais nos afeta.

Solução

Para lidar com esse problema, faça uma autoanálise sincera e honesta. Você realmente não gosta do que faz? Ou é um problema mais específico e pontual, como por exemplo, um chefe ou colega de trabalho com quem você não se dá bem?

Descubra o que especificamente está fazendo você adiar as coisas e descubra o porquê disso. Problemas com um chefe ou colega podem ser resolvidos com uma conversa educada, mas franca.  Agora, se o problema é simplesmente uma tarefa diária, a dica é: faça primeiro! Tire do caminho!

Telefone e WhatsApp

Um dos maiores motivos para procrastinar que damos a nós mesmos é que o telefone ou o WhatsApp não param. E embora seja ótimo estar disponível e para quem quer conversar conosco, você deve analisar o que são essas mensagens que você recebe. Se forem, por exemplo, dos diversos grupos de que você participa, mandando mensagens que nada tem a ver com o seu trabalho, uma boa solução é desativar as notificações desses grupos.

Interrupções

Para quem está trabalhando em casa, está em home office, as interrupções podem representar um desafio. Se por um lado você não perde tempo com o deslocamento casa-trabalho-casa, pelo outro muitas vezes crianças, cachorros, gatos exigem atenção constante, fazem barulho e desconcentram você do seu trabalho.

E por ter dificuldades para se concentrar, você acaba deixando para uma hora mais oportuna, o que faz com que as interrupções se tornem um motivo para procrastinar.

Solução:

A solução para isso é saber dizer não. Se quem exige cuidados são os pets, um pet shop ou passeador de cães pode ser útil. Se forem as crianças, uma creche. Ou, se for mais fácil para você ir a outo lugar, escolha um coworking perto de sua casa.

Medo

O medo pode ser paralisante e nos fazer sentirmos fracos e incompetentes. E, quando não queremos encarar aquilo que nos atemoriza, se torna um motivo para procrastinar. E nós adiamos, nos escondemos e acabamos desistindo.

Solução:

O medo não é necessariamente ruim. Ele pode nos livrar de situações perigosas. Mas precisamos analisar se esse medo é justificado, ou não.

Um último conselho: Seja honesto com você mesmo

O ser humano é um mestre na arte do autoengano. Quando se trata de motivos para procrastinar, de justificar o que usamos para adiar o trabalho, somos incrivelmente criativos e eficientes.  Então, aplique esses conselhos e técnicas, e fique alerta contra a procrastinação.

Se perceber que velhos hábitos de procrastinação estão voltando, aplique essas regras. E se precisar de uma motivação extra para isso, imagine ativamente o que você deseja e lembre-se por que deseja. O que te apaixona! Não desperdice seu tempo e energia com algo que não atenda aos seus objetivos!

A paixão é uma arma mortal contra a procrastinação!

Compartilhar artigo

Artigos recentes