Um ditado conhecido enuncia amigos, amigos, negócios a parte. Essa sabedoria tradicional afirma que amizades e negócios não se misturam. Existem muitas histórias bem feias de pessoas que, com as melhores intenções, fizeram negócios com amigos, mas devido a expectativas irrealistas, limites fracos ou influências externas, perderam o negócio e a amizade.
Mas essas são histórias de fracassos. Você conhece as histórias de sucesso, em que amigos trabalhando juntos funcionou muito bem? Esse é o caso da Ben & Jerry’s, Yumi e Harley-Davidson, que comprovam como negócios com amigos podem ser um sucesso.
Vamos conhecer as vantagens de negócios com amigos, e falar sobre como superar as desvantagens.
Aumentar a motivação
Todo trabalho tem seus desafios, e manter-se motivado é um deles, especialmente se você trabalha home office, onde o isolamento é um desafio a mais que você tem que superar.
Mas poder tomar um café, praticar algum esporte, comer ou fazer um happy hour depois de terminar um projeto ou tarefa pode ser ainda mais motivador quando compartilhado com um amigo que entendem o seu negócio, sendo mais capaz de se relacionar com você e ajudá-lo a refletir de forma realista em situações desafiadoras.
E mesmo as pequenas vitórias parecem mais emocionantes quando compartilhadas com os amigos e colaboradores que ajudaram a realizá-las.
Colaboração aprimorada
Embora o impulso motivacional de compartilhar nossas vitórias e preocupações de trabalho com amigos de negócios seja um benefício fantástico, a oportunidade dos negócios com amigos de colaborar uns com os outros pode ajudar a impulsionar a amizade, os negócios em sai e a própria carreira profissional de cada um.
Networking turbinado
Outra vantagem de trabalhar e fazer negócios com amigos é o networking turbinado, pois todo amigo tem um amigo, através do qual você pode encontrar novos contatos comerciais, clientes e fornecedores.
Diminuir a solidão
Desde que o home office se tornou mais comum, o nível de solidão entre as pessoas tem aumentado bastante. A solidão leva a níveis mais baixos de produtividade e a uma qualidade inferior do trabalho.
Isso não afeta apenas os resultados da sua empresa, mas a solidão também pode ser prejudicial à sua saúde física. A solidão crônica tem sido associada a estilos de vida que levam ao sedentarismo e o tabagismo, que por sua vez, são relacionadas a doenças como obesidade, doenças cardíacas, problemas de coluna e muitas outras.
Pessoas em home office muitas vezes ficam em casa porque simplesmente não tem motivos para sair de casa. Amizades, tanto pessoais quanto profissionais, podem ajudar a inspirar trabalhadores remotos a sair de casa e interagir com o mundo tangível, o que se torna um fator positivo em fazer negócios com amigos, já que o convívio social se torna mais comum.
Mas, se ambos optarem pelo home office, uma boa ideia é escolher trabalhar em um coworking pelo menos uma vez por semana. Caso morem distantes, podem optar por um espaço compartilhado em um lugar de comum acesso aos dois ou alternarem, escolhendo um coworking perto da casa de um e depois outro perto da casa de outro.