O Parque da Aclimação é um local de acesso muito fácil para quem precisa relaxar a mente para vencer um bloqueio criativo, dar uma pausa em um local próximo do trabalho ou até mesmo realizar ações de integração com as equipes para aumentar o engajamento e a produtividade.
O Parque da Aclimação fica na Rua Muniz de Souza, 1.119, no bairro da Aclimação, ficando a apenas 5 minutos do EZ Coworking, sendo que quem está nas regiões do Paraíso, Vila Mariana e Avenida Paulista consegue chegar lá de carro, ou bicicleta, em menos de 10 minutos. Se desejar ir de metrô, a estação mais próxima é a Paraiso, de onde pode pegar um taxi, Uber ou mesmo caminhar.
Dias e horários de Funcionamento do Parque da Aclimação
O Parque da Aclimação abre todos os dias, das 5 horas da manhã às 8 horas da noite, e recebe pessoas que moram e trabalham no entorno, um dos bairros mais agradáveis de São Paulo, para passeios, pequenas refeições ao ar livre, caminhadas ou simplesmente relaxar e recarregar em uma belíssima área verde com lago.
O que tem no Parque da Aclimação
Árvores raras e ameaçadas de extinção.
O Parque da Aclimação tem uma área de 112.200 m² ocupada por jardins com espécies nativas e exóticas e muitas árvores raras e até ameaçadas de extinção, como eucaliptos, cabreúvas, guanandis, ipês-brancos, Jacarandás-mimosos, magnólias brancas, palmeiras. Algumas dessas árvores carregam uma simbologia muito grande, como o cedro, o pinheiro do paraná e a árvore símbolo do nosso país, o pau-brasil.
Lago
O lago do Parque da Aclimação tem um volume de aproximadamente 70.000 metros cúbicos de água, constantemente purificada por uma estação de tratamento da Sabesp, que tira a água mais suja e a devolve mais limpa e oxigenada. Por isso, podem ser encontrados no lago peixes de espécies como tilápias e carpas, além de aves aquáticas como gansos, patos e cisnes.
Fauna riquíssima
A fauna no Parque da Aclimação é tão rica que fica difícil acreditar que está em uma das regiões mais agitadas da maior cidade da América do Sul. Entre os animais encontrados no Parque, já foram identificadas mais de 80 espécies, incluindo peixes como tuvirás e cascudos, anfíbios como rã-touro, rã-cachorro e sapo-cururu e espécies de aves como garça, quero-quero, joão-de-barro, sabiá-laranjeira, martin-pescador e chopim.
O parque da Aclimação também é lugar de parada de algumas espécies de aves migrantes em sua passagem por São Paulo, como irré, bem-te-vi-rajado e juruviara, que podem ser vistos nas copas das grandes árvores do parque entre setembro e março.
E um pouco mais difícil de encontrar, porque o Parque da Aclimação fecha às 20:00h, são os animais noturnos, como a coruja-orelhuda e o gambá-de-orelha-preta.
Jardim japonês
O Jardim japonês do Parque da Aclimação, com seu espelho d´água, é um dos mais famosos de São Paulo, refletindo a forte presença da imigração japonesa em São Paulo. Os conceitos paisagísticos utilizados no Parque da Aclimação rementem aos jardins japoneses originais, que buscam ir além do efeito estético e transmitir valores e sensações de paz e equilíbrio com o meio-ambiente.
Playgrounds e espaços para jogos
No Parque da Aclimação há vários playgrounds, literalmente para todas as idades, já que além dos espaços destinados às crianças, como os 3 tanques de areia, há um playground da longevidade, com aparelhos criados especialmente para os idosos se exercitarem fisicamente, além de um campo de bocha com 403 m², um campo de malha com 172 m². Já o exercício mental pode ser feito nas 7 mesas de jogos localizadas no Recanto do Saci.
Campo de futebol
O campo de futebol do parque da Aclimação é o Estádio Municipal Jack Marin, fundado em 25 de outubro de 1974, uma unidade da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, que abriga a primeira escola de futebol municipal do Brasil e da América Latina.
O campo de futebol tem medidas oficiais, 60m x 90m e arquibancadas, além de duas quadras poliesportivas e vestiários, funcionando das 7h às 22h em dias de semana e das 08h às 18h em fins de semana e feriados.
Pista de Cooper e trilha de caminhada.
A pista de cooper do Parque da Aclimação tem 1.500 metros e a trilha de caminhada, 136 metros de extensão, respectivamente, ideais para pessoas que procuram atividades físicas mais intensas, como a corrida, ou mais moderadas, como a caminhada.
Concha Acústica
Um lugar delicioso para relaxar e frequentar com a família ou os colegas de trabalho, oferece shows gratuitos para todas as idades.
Obras de Arte
No meio da vegetação do Parque da Aclimação, é possível encontrar três esculturas do artista plástico Arcângelo Ianelli: Dança Brancos, O Retorno e Forma Corrompida
Biblioteca Raul Bopp, com temática de Meio Ambiente
A Biblioteca Raul Bopp, batizada com esse nome em homenagem ao famoso poeta modernista, tem um acervo de 31.000 exemplares de livros didáticos, dicionários, enciclopédias, jornais, revistas, mapas e multimídia dos quais cerca de 500 títulos são dedicados ao tema meio ambiente.
Curiosidades sobre o Parque da Aclimação
Tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico em 1986, o Parque da Aclimação foi criado pelo médico, fazendeiro e político paulista Carlos Botelho, inspirado no Jardin D’Acclimatation, em Paris, na França, como um local de exposição de gado leiteiro, tendo sido adquirido pela Prefeitura de São Paulo em 1939.
Outra curiosidade sobre o Parque é que ali foi a sede do primeiro zoológico da cidade, no final do século 19, que tinha como atrações um urso polar branco chamado Mauricio, um camelo chamado Gzar, uma cobra sucuri, e um peixe elétrico do Amazonas além de hienas africanas.
Se você mora em São Paulo, está trabalhando no EZ Coworking e precisa desanuviar a mente, o Parque é um lugar muito legal para isso. E se está hospedado no EZ Hotel, onde o coworking está localizado, a trabalho ou lazer, e quiser fazer um dos passeios mais interessantes de São Paulo, são apenas 5 minutos a pé.