Porque visitar o Parque da Independência em São Paulo

Parque da Independência, inaugurado em 1989, fica às margens do histórico Riacho do Ipiranga, em São Paulo, fazendo parte da história do Brasil por ter sido o local onde D. Pedro I deu o Grito da Independência, em 7 de Setembro de 1822, declarando o Brasil independente de Portugal. Saiba mais sobre esse lugar, e porque vale a pena visitá-lo!

História

Embora seja um local de importância histórica, o Parque da Independência só chegou ao formato atual em 1989, como um bem cultural tombado pelo CONDEPHAAT e pelo CONPRESP.

Antes disso, a região do Ipiranga então passou por muitas mudanças de valor simbólico e histórico, passando a se tornar parte de um imaginário coletivo sobre a independência do país.

Em 1888, o Museu do Ipiranga foi inaugurado como museu de História Natural e mais tarde foi reforçado seu caráter patriótico. Em 1922, no centenário da Independência, foi inaugurado o Monumento à Independência do Brasil, por Ettore Ximenes e Manfredo Manfredi.

A Casa do Grito, que supostamente seria a retratada por Pedro Américo na tela “independência ou Morte”, desapropriada em 1936 e em 1955 foi reformada para se aproximar da pintura.

Curiosidades

Pouco antes da sua inauguração como Parque da Independência, em 1988, eram proibidas manifestações de qualquer tipo, a permanência de vendedores ambulantes, divulgação publicitária e a circulação de bicicletas, patinetes ou skates. A Corrida só era permitida em   áreas destinadas a esse esporte específico.

Essas normas só foram revogadas em 2010, e nos fins de semana é possível ver muitos skatistas e ciclistas, que aproveitam o declive do terreno.

O que visitar no Parque da Independência

Museu do Ipiranga

Inaugurado em 1895 como um Museu de História Natural e Monumento em homenagem à Independência do Brasil, O Museu do Ipiranga, cujo nome oficial é Museu Paulista da Universidade de São Paulo e ele está vinculado à USP desde 1963.

Projetado pelo arquiteto Italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi, começou a ser construído em 1885, já com o objetivo de ser um museu, e permaneceu mais de 10 anos fechado para reforma e restauração, sendo reaberto para a visitação do público em 2022, nas comemorações do bicentenário da independência do Brasil.

Monumento à Independência

Inaugurado em 1922, no primeiro centenário da Independência, as esculturas de bronze e granito são de autoria de Ettrore Ximenes e o arquiteto do monumento é Manfredo Manfredi.

O monumento retrata personagens e momentos importantes da independência do Brasil, como a Inconfidência Mineira e José Bonifácio, o Patriarca da Independência.

Cripta Imperial

Localizada sob o Monumento, a Cripta Imperial guarda os restos mortais do Imperador Dom Pedro I, da Imperatriz Leopoldina, sua primeira esposa, e de Dona Amélia de Leuchtenberg, a segunda.

Casa do Grito

Construção tombada pelo patrimônio histórico, não se conhece sua origem exata, mas como ela provavelmente servia de hospedaria, ou entreposto comercial para as viagens entre São Paulo e o litoral paulista, ela foi retratada no quadro de Pedro Américo, foi restaurada e hoje está como aparece no quadro.

Fonte

Construída por Prestes Mais em 1922, tem a capacidade para 850 mil litros de e enche tanques de piscinas menores, como uma cascata. Há ainda chafarizes com canhões de água.

Jardim do Parque da Independência

Projetado no início do século XX pelo paisagista belga Arsenius Puttemans, O Jardim do Parque da Independência foi assumidamente inspirado nos jardins franceses, estilo que tem sua representação máxima nos jardins do Palácio de Versalhes.

Bosque

O bosque do Parque da Independência fica atrás do Museu do Ipiranga, contando com 71 espécies naturais da cidade de São Paulo, 40 exóticas e 13 não identificadas. Entre as 160 espécies identificadas 91 aparecem somente no bosque.

Como chegar no Parque da Independência

Se você estiver hospedado no EZ Aclimação Hotel, na região da Aclimação, onde fica o EZ Coworking, o trajeto de carro leva apenas 11 minutos. Já se você estiver hospedado no EZ Moema Hotel, na região de Moema, o trajeto de carro leva 20 minutos.

O passeio é um dos mais interessantes para quem está visitando São Paulo a lazer, ou até a trabalho, e pela proximidade, você pode ainda visitar, na mesma região, o Aquário de São Paulo, o Zoológico de SP e o Zoo Safari.

Compartilhar artigo

Artigos recentes