7 razões porque trabalhar em um coworking é melhor do que em casa

Trabalhar em casa sempre foi um sonho para muita gente. usar pijama o dia todo, fazer pausas quando quiser e não se preocupar com o trânsito. esse é o lado bom do home office. mas existem problemas também, que fazem muita gente mudar de ideia e procurar opções, sendo uma delas o coworking. conheça então 7 razões porque trabalhar em um coworking é melhor do que em casa.

Por que escolher um espaço de coworking em vez de trabalhar em casa

Quando se trata de trabalhar em casa, existem dois tipos de pessoas – as que amam e as que odeiam. Algumas se deram tão bem com o trabalho remoro que até mesmo se mudaram para cidades menores, com mais qualidade de vida, vindo para as cidades onde estão as sedes de suas empresas, apenas alguns dias da semana, e passando o resto do tempo em sua segunda residência.

Mas para aqueles para os quais essa mudança não é uma opção, e acabaram adotando o home office, inclusive porque foi o modelo adotado por suas empresas, resta a escolha entre trabalhar em casa e em um coworking. Se você está em dúvida, aqui estão alguns motivos pelos quais trabalhar em um coworking é melhor do que em casa.

Melhorar sua produtividade no trabalho

Trabalhando em casa você tem que lidar com distrações como a TV, o smartphone, familiares e até animais de estimação, que podem desviar sua atenção, dificultando a concentração no trabalho e diminuindo drasticamente a produtividade. Por outro lado, a linguagem de design dos espaços de coworking ajuda você a manter o foco e a produtividade.

Quando você está em um espaço de coworking, há outras pessoas ao seu redor trabalhando em seus próprios projetos. Isso pode ajudar a criar um senso de responsabilidade e motivação para terminar seu trabalho. Além disso, a maioria dos espaços de coworking possui regras e regulamentos que todos devem seguir. Por exemplo, não falar alto ao telefone, não ouvir música sem fones de ouvido, etc.

Todas essas coisas ajudam a manter o silêncio e a paz no espaço de trabalho compartilhado para que as pessoas possam se concentrar em seu trabalho. Então, se você está procurando um lugar para trabalhar e estar perto de outras pessoas com o mesmo objetivo, um espaço de coworking é a melhor opção.

Ambiente profissional

Em home office, pode ser agradável trabalhar na cama ou no sofá, e nem mesmo tirar o pijama. Embora não haja nada de errado em trabalhar de pijama, não é estritamente profissional, e com o tempo, isso acaba prejudicando sua organização para o trabalho.

Por outro lado, quando você vai para um espaço de coworking, você está em um ambiente profissional.

Isso pode ajudar a entra no mindset mais adequado para realizar o trabalho. Além disso, trabalhar em um coworking é melhor do que em casa porque, se você precisar se reunir com clientes ou fazer videochamadas, a maioria dos espaços de coworking possui salas de reunião que você pode usar. Dessa forma, você pode atender clientes em um ambiente profissional sem se preocupar com a bagunça ou a apresentação de sua casa.

Internet rápida e confiável

Uma das maiores dificuldades do trabalho em casa é uma internet lenta e pouco confiável. Ou ainda, fenômenos naturais, como chuvas e ventanias, que causam cortes de energia, impedindo você de trabalhar e cumprir seus prazos, e impactar sua imagem profissional perante seu cliente ou empregador.

Trabalhar em um coworking é melhor do que em casa porque você não precisa se preocupar com uma internet lenta e pouco confiável, ou com falta de energia, porque a maioria dos coworking, além de uma internet rápida e robusta, possuem um gerador de emergência. E tudo isso está incluído no preço da assinatura.

Além disso, se houver algum problema os espaços de coworking conta com equipe de TI e uma equipe de manutenção para resolver.

Benefícios para a saúde física e mental 

Esta pode não ser a primeira coisa que vem à mente quando pensa se trabalhar em um coworking é melhor do que em casa. Mas existem alguns benefícios para a saúde física e mental em trabalhar em um espaço compartilhado.

O primeiro deles é que, quando você está em um espaço de coworking, é mais provável que você faça pausas e se movimente um pouco, o que pode ajudar a melhorar seu foco e concentração. Além de reduzir os níveis de estresse e melhorar seu humor.

A seguir, pode ajudá-lo a programar seus hábitos alimentares. A maioria das pessoas que trabalham em casa desenvolve o hábito de mastigar uma coisa ou outra o dia todo. É claro que isso não é bom para sua saúde. Mas quando você está em um espaço de coworking, geralmente há horários definidos para almoço e intervalos. Isso pode ajudá-lo a ter mais controle sobre o que você come e quando come.

Por último, mas não menos importante, os espaços de coworking podem ajudar a melhorar a sua postura. Quando você trabalha em casa, é fácil ficar relaxado no sofá ou sentar em uma posição desconfortável. Mas quando você está em um espaço de coworking, geralmente se senta em uma escrivaninha ou mesa, com cadeiras confortáveis, que podem ajudar a melhorar sua postura e reduzir dores nas costas.

Oportunidades de networking

Trabalhar em um coworking é melhor do  que em casa porque você não irá se sentir isolado e sozinho. Mas quando você está em um espaço de coworking, está cercado de pessoas com interesses semelhantes. É uma excelente oportunidade de fazer networking.

Você nunca sabe quem poderá encontrar em um espaço de coworking. Você pode conhecer alguém que possa ajudá-lo com seu negócio ou encontrar seu próximo cliente. Então, se você está procurando uma oportunidade de fazer networking, os espaços de coworking são a melhor opção.

Oportunidades de socialização 

Ao trabalhar em casa, as chances de conhecer novas pessoas de diferentes mentalidades e culturas são muito baixas. Você pode ter vizinhos ou outros conhecidos, mas eles nem sempre são pessoas com quem você tem afinidades, ou compartilha interesses, profissionais ou pessoais.

Por outro lado, trabalhar em um coworking é melhor do que em casa porque nos espaços de coworking há pessoas de diferentes estilos de vida, com diferentes culturas e profissões. Às vezes, de outras cidades ou até países. Essa diversidade pode ajudá-lo a aprender coisas novas e obter novas perspectivas. Também pode ajudá-lo a encontrar novos amigos e contatos que possam beneficiar sua vida profissional.

Além disso, as chances de colaboração também são altas em espaços de coworking. Você pode encontrar alguém que tenha habilidades complementares às suas e trabalhar junto em um projeto. Portanto, os espaços de coworking podem te ajudar a ampliar seu network profissional e criar novas oportunidades de negócio.

Melhor relação de custo x benefício

Trabalhar em casa, a princípio, tem um menor custo. Mas se fizer a conta, os custos de trabalhar em um coworking com certeza serão muito menores de que de alugar um escritório próprio. E os benefícios serão muito maiores do que os de trabalhar em casa.

Conclusão 

Como você pode ver, há muitos motivos pelos quais trabalhar em um coworking é melhor do que em casa. Das oportunidades de socialização aos benefícios para a saúde, o espaço compartilhado de trabalho apresenta muitas vantagens que o tornam a melhor opção para os profissionais de hoje.  Então, se você quiser deixar de trabalhar em casa, confira um espaço de coworking perto de você.

Compartilhar artigo

Artigos recentes