O EZ Coworking é o primeiro coworking dentro de um hotel em São Paulo, localizado no EZ Hotel, no bairro da Aclimação. A proposta é inovadora por oferecer aos clientes serviços diferenciados, não encontrados em outros coworkings, utilizando a estrutura do próprio hotel. E um dos diferenciais do EZ Aclimação é justamente o ZUR Culinária japonesa, um dos melhores e mais amados restaurantes japoneses de São Paulo.
O ZUR Culinária Japonesa era uma espécie de “segredo” do Bairro da Aclimação, que só os hóspedes do EZ Hotel conheciam. Mas aos poucos, foi descoberto por apreciadores de sushis, sashimis, temakis e uramakis, que se apaixonaram pela proposta de oferecer uma gastronomia japonesa moderna, com influências contemporâneas do próprio Japão, mas também de outros países, como França, México, e ,claro, Brasil.
“Temos orgulho de dizer que nossos clientes realmente se apaixonaram pelo ZUR, não somente nos honrando com sua presença, mas também das nossas redes sociais, em que eles são muito ativos, interagindo com nossas postagens e postando, eles mesmos, vídeos e fotos sobre o ZUR ”, explica o sushiman Jefferson, que faz questão de agradecer e curtir tudo o que as pessoas postam sobre o restaurante.
“Só lamentamos, e pedimos desculpas, se deixamos passar alguma postagem”, explica o sushiman, que acrescenta que essa proximidade nas redes sociais é um reflexo da sua de maneira de preparar a comida e atender os clientes. “A arte da comida japonesa, o que diferencia o bom do ótimo, está na escolha de ingredientes de qualidade e de muito cuidado e capricho no preparo. E gostamos de explicar aos clientes como é preparado cada prato”.
Conheça o Cardápio do ZUR Culinária Japonesa
Entradas e petiscos
Nas entradas e petisco o sushiman Jeff fez um verdadeiro exercício de criatividade e ousadia, misturando influências de diversas gastronomias, como a francesa, a peruana, e claro, a brasileira, sem perder o espírito oriental que fez o restaurante ser tão amado pelos clientes.
Além de pratos tradicionais como o missoshiro e o guiosa , de carne suína ou salmão, a porção de shimeji, acompanhada de shitake ou de camarão, os ceviches de salmão, de pescados, de peixe branco, salmão selado, atum selado ou misto, e os tartars, que são as carnes cortadas e batidas até se tornarem uma deliciosa pasta, podendo ser de atum ou salmão.
Para quem gosta de um espírito de “comida de boteco”, mas se perder o refinamento, o ZUR também oferece alguns pratos tipicamente brasileiros, como o petisco de frutos do mar, em que camarão, lula e mexilhão, acompanhados de batata frita, polenta frita, são temperados com um toque oriental.
O mesmo acontece com o mix de filé mignon, cortado no formato aperitivo, acompanhado de polenta e batata frita.
Sashimis e carpaccios
O sashimi é feito de fatias muito finas de peixe cru, sendo seu preparo, a técnica de corte, uma arte que nasceu no Japão e se tornou apreciada em muitos países do mundo. No Zur culinária Japonesa, além do sushi se faz o carpaccio, com fatias ainda mais finas de peixe cru, mas igualmente deliciosas.
Entre os sashimis e carpaccios preparados pelo chef Jefferson estão o de atum, atum torô, um tipo de atum mais refinado, salmão, salmão temperado com raspa de limão siciliano, azeite trufado e flor de sal, barriga de salmão, a parte mais nobre do peixe, vieira, polvo, peixe branco do dia (sempre fresco), kani, e o ZUR especial, uma seleção feita pelo sushiman, com os melhores pescados do dia.
Combinados tradicionais
Os combinados tradicionais, além do sushi, tem outras especialidades da cozinha japonesa, todas preparadas com os peixes crus, de tipos variados, que incluem uramakis, niguiris e sashimis.
Apreciar um combinado de sushi tradicional individualmente é uma experiência gastronômica, para se apreciar as camadas de sabor que cada um dos ingredientes utilizados acrescenta ao prato. Mas o combinado é, por definição, um prato da culinária japonesa feito para ser compartilhado. Dividir um combinado de sushi é uma excelente maneira de comemorar bons negócios, celebrar a amizade ou de mostrar a uma pessoa como ela é especial.
Os combinados de sushi tradicional do ZUR tem niguiris e sashimis de Salmão, atum e peixe branco, além de hossomakis de Kani, e uramakis de salmão ou atum, que se o cliente quiser, podem ser trocados por hot rolls. O peixe branco é sempre o do dia, fresco, e as quantidades de cada item variam de acordo com a quantidade pedida, de um combinado para uma, duas, três ou quatro pessoas.
Combinados especiais
O combinado especial do ZUR nasceu de um exercício de criatividade do sushiman Jeff, que resultou em uma “extravagância” que reúne o sabor do sushi tradicional a influências da melhor gastronomia internacional, como por exemplo, da cozinha francesa.
O combinado de sushi especial do Zur traz niguiris de atum, salmão, barriga de salmão, jool codorna, peixe branco do dia, ebi especial, camarão shissô e foie gras , e sashimis de peixe branco do dia, barriga de salmão, atum e vieira. As quantidades variam nas porções para uma a quatro pessoas.
Combinados de Sushi
Os combinados de sushi do ZUR misturam tanto o peixe cru como o grelhado, sendo que o sushi é enrolado com acelga e arroz com recheios de atum, salmão, salmão grelhado, salmão spicy e hot roll.
Sushis especiais
O ZUR também oferece alguns sushis especiais, em duplas, combinando influências de diversas gastronomias, que agrada quem procura um cardápio refinado e diferente, com ingredientes raros e preparos muito originais, como o jool, um tipo de sushi em que uma fina fatia de peixe é utilizada para empanar o recheio.
Sushi baterá, de salmão ou atum, com arroz temperado com ovas, prensado e finalizado com recheio de salmão levemente temperado com azeite trufado, flor de sal, ovas, cebolinha e shoyo especial.
Jool de salmão, um sushi com finas fatias de salmão, enrolado no arroz com recheio de salmão cebolinha e cream cheese.
Sushi de shissô: O Shissô é uma delicada folha japonesa, usada para empanar o recheio de salmão ou atum, levemente temperado com flor de sal, shoyo especial, azeite trufado e cebolinha.
Jool codorna: feito com finas fatias de salmão enrolado no arroz com gema de codorna levemente maçaricado, temperado com azeite trufado, flor de sal e salsa trufada.
Jool de atum com foie gras: mais uma deliciosa extravagância que dá um toque da refinada cozinha francesa à comida japonesa. É feito com finas fatias de atum enrolado no arroz com foie gras (fígado de ganso) finalizado com lichia, flor de sal e molho tarê.
Niguiris
O niguiri é um tipo especial de sushi, feito com uma fatia de peixe cru sobre o arroz prensado. No ZUR, o apreciador da gastronomia japonesa encontra tanto os niguiris mais tradicionais como criações exclusivas.
Entre os tradicionais, se destacam o niguiri de atum e o de salmão, e entre as criações exclusivas, o niguiri jool spicy tuna, o de atum torô, com o tipo mais nobre de atum, o de barriga de salmão, com a parte mais nobre do salmão, o de ebí, com camarão empanado, o de ovas de massagô, de ovas de ikurá (salmão), de vieira, e de vieira com foie gras, uma deliciosa extravagância culinária que mistura sabores franceses a um prato tipicamente japonês.
Hossomakis
Hossomaki é um tipo de sushi, mas enrolado bem fino, tanto que em uma tradução livre, seria como enrolado fino, que o ZUR oferece feitos com salmão, atum , kani , pepino, camarão e salmão skin.
Uramakis
O uramaki é uma espécie de sushi invertido, onde o gohan (arroz japonês) fica por fora, envolvendo a alga marinha, que fica por dentro. O próprio nome, em uma tradução livre do japonês, seria algo como um “rolo reverso”.
Entre os uramakis do ZUR Culinária Japonesa, estão sabores bem tradicional, como o salmão, o salmão skin e o atum, além de criações do sushiman Jefferson, como o ebitem especial com camarão empanado, cream cheese e finas fatias de salmão maçaricado finalizado com molho tarê e gergelim.
Temakis
Em japonês “te” significa mão e “maki”, enrolado. O temaki foi criado no Japão em 1971, por Takamasa Nakanori, como uma comida mais prática, que não necessita de hashis para ser consumida. Mas, no Brasil, os temakis se tornaram tão refinados quanto os sushis.
No ZUR, os temakis do Chef Jefferson são uma das opções mais pedidas, como o temaki hote roll, com recheio de salmão grelhado cream chesse, o temaki de salmão, cru ou grelhado,, o temaki de barriga de salmão, com a parte mais nobre do peixe, salmão skin, atum, spicy tuna, camarão, shimeji, Califórnia, Kani e polvo.
Pratos quentes
Nem só de alimentos crus é feita a gastronomia japonesa. Os tempurás, yakissobas, lamêns, teppans e katsus são a dica para quem não abre mão de um bom grelhado.
Yakissobas
Yakissoba em japonês quer dizer macarrão frito no molho. A massa é feita com um tipo de tripo diferente, com um grão integral, preparado em uma chapa bem quente, com diversos tipos de acompanhamento, que incluem uma proteína, como carne, frango ou peixes, e muitos legumes.
No ZUR Culinária Japonesa, o sushiman Jefferson oferece as opções frango, carne, misto (que leva ambos), somente com legumes, além das criações próprias de salmão e frutos do mar.
Lâmens
O lâmen é uma sopa de origem chinesa que chegou ao Japão , onde se pronuncia râmen depois da Segunda Guerra Mundial, e de lá para todos os lugares onde se aprecia a gastronomia oriental. No Japão é um prato rápido e simples, mas no Brasil, se tornou mais sofisticado.
No Zur Culinária Japonesa, o Lâmen de carne ou de frango é feito com caldo de carne, macarrão caseiro, ovo cozido, alga marinha, finas fatias de lombo, camaboko , uzumaki, uma carne de peixe industrializada, e finalizado com cebolinha .
Teppans
Teppan em uma tradução literal do japonês significa prato de ferro, mas é entendido como um grelhado, ou seja, um prato cozido ou frito na panela ou grelha de ferro.
No ZUR Culinária Japonesa, o chef Jefferson oferece teppans de Filet mignon, frango e salmão, acompanhados de brócolis, couve flor, cenoura, acelga, repolho e ervilha torta cozidos na manteiga e gohan, o arroz japonês.
Tempurá
O Tempura ou tempurá é o mais globalizado de todos os pratos japoneses. Sua origem vem do português tempora, porque o prato foi introduzido no Japão no Século XVI por missionários portugueses, que na época da quaresma, tempora cuaresme em latim, não comiam carne vermelha, preferindo esse prato feito com vegetais ou frutos do mar empanados.
O Zur Culinária Japonesa segue essa tradição, oferecendo o tempurá é feito com legumes como cebola, berinjela, batata doce e cenoura, camarão, ou misto.
Arroz Thai
Saindo um pouco da culinária japonesa e indo até a Tailândia, o Arroz Thai é inspirado na gastronomia daquele país asiático, sendo feito com arroz defumado com legumes, pimentão verde, amarelo, e vermelho, cebola roxa, ervilha torta, cebolinha e finalizado com molho de ostra e file mignon ou frango.
Bebidas
Para acompanhar o jantar, ou para um happy hour, além do obrigatório saquê, o Zur tem excelentes cervejas, nacionais e importadas, espumantes, whiskies, caipirinhas, e drinks criados pelo barman, com Gin, Martini e como não podia faltar, a saquerita, unindo o Japão ao México, além de sucos naturais e refrigerantes.
Onde fica o Zur Culinária Japonesa
O Zur Culinária Japonesa fica na Avenida Armando Ferrentini 668, dentro do EZ Aclimação Hotel, no piso zero, ao lado do EZ Coworking, abrindo de segunda à sábado das 11h às 23 h, para almoço, jantar ou happy hour, sendo muito fácil de chegar a partir das regiões da Avenida Paulista, Paraiso, Vila Mariana, Liberdade, Ipiranga e claro, Aclimação.