No nosso mundo globalizado e digitalmente conectado, projetos reunindo profissionais de várias partes de países culturalmente diversos, ou mesmo de vários países, são cada vez mais comuns. Liderar, ou ser liderado, em um ambiente como esse pode ser um grande desafio! Ou um grande diferencial para o sucesso de sua organização. Nesse artigo, falaremos sobre como lidar com diferenças culturais no ambiente de trabalho.
Os desafios e as oportunidades que as diferenças culturais trazem
Sejamos francos. Lidar com as diferenças culturais é estimulante, mas pode ser desafiador, porque detalhes que podem parecer absolutamente corriqueiros, de modos de falar, agir, se sentar, e uma série de outros podem ter significados totalmente diferentes entre pessoas de culturas diferentes.
Mas, se organizar uma equipe com esse nível de diversidade pode significar um desafio em alguns momentos, em outros pode ser recurso estratégico, o diferencial que facilita uma negociação, e leva ao fechamento de uma venda ou uma compra vantajosa.
A razão disso é extremamente simples: Ter em sua equipe um ou mais profissionais de sua confiança que conheçam o modo de agir das pessoas em um determinado país, com suas especificidades culturais e seus costumes, mais do que evitar gafes e mal-entendidos, pode acelerar seu aprendizado sobre as características de determinado mercado, e ser o diferencial para o seu sucesso.
Vamos então sobre alguns pontos importantes que você deve atentar para lidar com diferenças culturais no ambiente de trabalho.
Invista na educação e promova a conscientização
Antes de embarcar em um projeto internacional, é vital investir na consciência cultural, oferecendo formação contínua em diversidade e inclusão, promovendo a compreensão e o respeito intercultural entre os seus funcionários e a educação. Compreender as nuances culturais dos membros da sua equipe e parceiros é essencial.
Evite se guiar por estereótipos
Vamos usar como exemplos os países de maioria muçulmana do Oriente Médio. Apesar de esses países terem similaridades entre si, como a língua árabe e a religião, também tem diferenças entre si, como por exemplo a semana de trabalho, que nos Emirados Árabes Unidos começa na segunda-feira, mas na Arábia Saudita começa no domingo.
Voltando ainda à região do Oriente Médio, os diferentes países têm diferentes códigos em relação a costumes, vestimentas, e muito mais, mais próximos do que consideramos “Ocidental”, ou mais distante.
Então, seja para fazer negócios com esses países, seja para ter alguém vindo deles como parte de sua equipe, atente às diferenças culturais.
Além disso, durante as celebrações islâmicas como o Ramadã, o horário comercial e as
Adote uma comunicação eficaz
A comunicação eficaz é a base de qualquer projeto de sucesso, especialmente em ambientes internacionais. Mas, para ser eficaz, é necessário se levar em conta com quem se está comunicando. E onde. Enquanto algumas culturas favorecem um estilo de comunicação mais direto, em outras, ser excessivamente direto pode ser considerado rude e conflituoso.
Construa relacionamentos e confiança
Para lidar com diferenças culturais no ambiente de trabalho, construir relacionamentos e confiança é fundamental. Estabelecer relacionamentos sólidos com seus colegas de equipe, fornecedores e clientes não é apenas uma formalidade, mas um componente crítico para fazer negócios e ter sucesso.
Nesse ponto, conhecer bem as diferenças culturais e saber utilizá-las pode significar o sucesso ou o fracasso. Por exemplo, em algumas culturas a construção da confiança acontece mais lentamente, não bastando a construção do networking, mas também de um relacionamento mais duradouro.
Em outras, uma abordagem mais “hard sell” é mais comum, sendo, inclusive, o que ambas as partes em uma parceria ou negociação esperaram.
Mas a “pressa” em uma e a falta dela, na outra, podem fazer com que interlocutores sejam entendidos pela outra parte como rudes ou desinteressados. Então, a melhor maneira de lidar com diferenças culturais no ambiente de trabalho é se antecipar e tentar entender quais são as diferenças que as pessoas irão encontrar. E manter a mente aberta.
Invista em treinamento de sensibilidade cultural
Quando sabe que terá de interagir com pessoas de outras culturas, invista no treinamento, para evitar estranhamentos. Pesquise sobre as características mais marcantes das pessoas com quem irá trabalhar ou negociar. Câmaras de comércio, por exemplo, são excelentes fontes para se buscar esse treinamento.
Reconheça a diversidade linguística
Dentro de um mesmo país, objetos e situações podem ter nomes diferentes em cada região. Inclusive, uma palavra de uso absolutamente corriqueiro em uma região, pode ter um sentido diferente na outra. Pejorativo, inclusive. É algo que quem já viajou bastante pelo Brasil percebe na prática.
Já entre pessoas de países diferentes, que falam línguas também diferentes, palavras que se pronunciam igual podem ter sentidos totalmente diferentes.
Então, quando for lidar com as diferenças culturais no ambiente de trabalho, reconheça essa diversidade linguística, mantenha a mente aberta e seja cuidadoso. Por um lado, não há problema nenhum em perguntar o sentido de uma palavra. E pelo outro, em situações mais informais, como por exemplo, um happy hour, pedem cuidados extras com os momentos “quinta série”.
Momentos de descontração, com algumas risadas, são saudáveis. Mas se certas brincadeiras são normais em um grupo, ou cultura, podem ser inaceitáveis para outra.
Respeite os costumes diferentes
O respeito pelos costumes e tradições de outras pessoas é fundamental quando se trabalha em projetos internacionais ou se tem uma equipe multicultural. É essencial estar atento a esses costumes, se estiver visitando outro pais, cumpri-los para mostrar respeito pelos seus colegas e parceiros e respeitá-los também quando forem eles que visitarem o seu país.
Atente a percepção diferentes do tempo
A gestão do tempo pode diferir significativamente entre culturas. Se você tenta obter uma resposta definitiva do agendamento de um compromisso por exemplo, no Oriente Médio, e receber como resposta “Inshallah” (se Deus quiser) isso significa uma “abordagem flexível” do agendamento.
Por outro lado, se no Brasil pequenos atrasos, embora o que seja “pequeno” varie muito de acordo com pontos de vista pessoais, essa atitude é muito mal vista entre japoneses, chineses ou coreanos, que muitas vezes, chegam adiantados aos compromissos agendados.
Conclusão: Celebre a Diversidade Cultural
Ter uma equipe culturalmente diversa pode ser um grande diferencial competitivo para sua organização, e uma grande oportunidade de aprendizado para todos na sua equipe. Não deixe passar a oportunidade de promover essa situação.