Os hotéis coworking são uma tendência contemporânea, surgida quase simultaneamente nas principais cidades do mundo que costumam propor as tendências em matéria de negócios e novas maneiras de se trabalhar, se hospedar, fazer reuniões e almoços e jantares, desde aqueles de todos os dias àqueles com parceiros e clientes, para fechar bons negócios.
O hotel coworking oferece mais conveniência aos viajantes a trabalho, às pessoas que precisam de alternativas sustentáveis e econômicas para substituir o escritório tradicional, a quem já fez isso, adotando o home office, mas precisa variar do ambiente de casa de vez em quando e até a quem tem necessidades muito específicas, para as quais um espaço feito para se trabalhar por algumas horas resolve muitos problemas.
Hotel coworking oferece networking privilegiado
O hotel coworking traz diversas vantagens. Além de tudo aquilo que um coworking tradicional traz, como a economia pelo compartilhamento de serviços como uma internet potente, limpeza, segurança e toda a administração de um escritório, existem também mais oportunidades de networking, pois é possível ter contato com profissionais de várias áreas e lugares do mundo.
Além de tudo isso, o coworking dentro do hotel compartilha de toda a estrutura de serviços que o hotel já tem, como restaurantes, cafés, portaria 24 horas, segurança, academia de ginástica e até a própria hospedagem. O viajante business conta com o espaço de trabalho e salas de reunião que facilitam sua vida e o usuário do coworking com uma série de serviços pay per use, que ele pode utilizar quando achar conveniente.
Vamos conhecer alguns hotéis que são pontas de lança dessa tendência, nas cidades mais importantes do mundo.
Nova Iorque, Estados Unidos
Kimpton Eventi.
Hotel boutique no badalado bairro de Chelsea, uma região conhecida pela efervescência cultural, com mais de 200 galerias de arte ,muitas delas instaladas em galpões que antes pertenciam a fábricas, que foram desativadas quando o perfil do bairro mudou, prédios baixos combinados com arranha-céus luxuosos, e claro o High Line, um parque linear construído sobre antigos trilhos de trem.
Amsterdam, Holanda
Zoku
Na ultraliberal Amsterdam, o Zoku se apresenta como uma reinvenção do hotel, que criaria uma nova categoria na hotelaria dos Países Baixos, um conceito híbrido entre o que seria um local relaxante e descolado para se morar e também para se trabalhar e socializar, por alguns dias, semanas ou até indefinidamente, se mantendo conectado à atmosfera fervilhante da cidade.
Paris, França
Bob Hotel & Coworking
Se posicionando como o primeiro business entertainment hotel em Paris, o conceito do Bob é a cara da capital francesa, e aposta na ideia de que você trabalha melhor se se diverte, e se diverte mais se trabalhar em um lugar legal. Durante o dia oferece espaços ultra conectados para profissionais e grupos, que no fim do expediente, se transforma em um lugar bom para se conhecer gente nova.
Dubai, Emirados Árabes Unidos
Rove Hotels
A rede que possui 3 hotéis na capital dos negócios e do entretenimento no Oriente Médio, que recebe milhões de turistas todos os anos, se posiciona com um lugar aberto para receber empreendedor que tem uma ideia para um negócio disruptivo, o freelancer que busca um espaço de trabalho inspirador ou alguém que simplesmente quer trabalhar fora de um ambiente entediante. Pura modernidade!
São Paulo, Brasil
EZ Hotéis.
Primeiro hotel com um coworking na cidade de São Paulo, o EZ Hotel fica na Aclimação, um bairro nobre da capital paulista, uma localização que ao mesmo tempo que é calma e tranquila, como uma cidade do interior, fica a poucos minutos dos lugares onde os negócios e os eventos sociais e culturais acontecem na maior e mais vibrante cidade da América do Sul, como Avenida Paulista, Jardins, Vila Mariana e Paraíso.
Tendo um perfil moderno e descolado que os clientes simplesmente adoram, o EZ é um dos hotéis mais bem avaliados de sua categoria, tendo hóspedes fiéis que são fãs da proposta moderna de serviços pay per use e do estilo informal e caloroso da equipe. E foi justamente por estarem sempre prestando atenção às necessidades de seus clientes que surgiu a ideia do EZ Coworking.
Segundo a gerente geral do EZ Aclimação, Marisa Oliveira, “os hóspedes precisavam de um lugar onde pudessem trabalhar por algumas horas ou dias, e os apartamentos são considerados por ele como segundas residências. Então, criamos um espaço projetado para as pessoas serem mais produtivas e criativas, e colocamos o que existe de melhor em ideias e tecnologia para poder proporcionar esse benefício”.
Outro ponto, segundo Marisa, é que “ as empresas que hospedam seus executivos conosco muitas vezes precisam de uma base em São Paulo, para que eles possam trabalhar sozinhos ou em equipe, ou fazer suas reuniões externas. Então, criamos não somente espaços dentro do coworking destinados especificamente para o trabalho em equipe, como salas de reunião de vários tamanhos.”
A ideia do EZ Coworking inicialmente era oferecer mais conveniência aos hóspedes business, para que pudessem realizar todas as suas atividades em um único local. “Quem consegue fazer suas reuniões no mesmo local em que está hospedado, consegue produzir muito mais se desgastando muito menos”, lembra Marisa.
Mas o EZ Coworking também foi descoberto por quem não era hóspede do EZ Aclimação. Muita gente que mora, ou simplesmente está por perto, gostou muito da ideia de um coworking com serviços de hotelaria, desde um menu coffee office servido nas próprias posições ou salas de reunião, até a possibilidade de usar os restaurantes ZAR (gastronomia contemporânea), ZUR (culinária japonesa), EZ Café.
“Apesar de nossa proposta moderna e sempre atualizada, o EZ Aclimação já está há bastante tempo na região, faz parte de um roteiro desse bairro. Praticamente todos conhecem e a grande maioria gosta do hotel. Se podemos oferecer mais esse serviço, é uma honra que as pessoas nos procurem”, finaliza Marisa.