A importância da confiança no ambiente de trabalho

A confiança no ambiente de trabalho é um dos assuntos mais populares entre líderes empresariais e profissionais de RH em todo o mundo. De acordo com o “Barômetro de Confiança” da Edelman, pesquisa feita com 33.000 pessoas em 28 países, uma em cada três pessoas não confia no seu empregador. E isso é péssimo para a organização. Então, como os empregadores podem criar mais confiança no ambiente de trabalho e aumentar o envolvimento, a motivação e o moral dos funcionários?

Na mesma pesquisa foi descoberto que a confiança diminui das posições mais altas para as mais baixas. Por exemplo, 64% dos executivos confiam nas suas organizações, enquanto apenas 51% dos gestores e 48% dos outros funcionários fazem o mesmo.

Em outras palavras, os funcionários confiam mais nos colegas do que nos CEOs e executivos de nível superior. Quanto mais alto você sobe, mais importante é construir a confiança daqueles que você supervisiona.  Nesse post do nosso blog, você aprenderá mais sobre a importância da confiança no local de trabalho, bem como algumas práticas recomendadas sobre como construir e manter a confiança.

Principais razões pelas quais construir confiança no ambiente  de trabalho é tão importante hoje 

Você talvez já tenha trabalhado em um local onde as pessoas não são confiáveis, são descomprometidas, desleais ou pouco comunicativas. Se sim, você sabe como é difícil se esforçar e ter sucesso nesse ambiente de trabalho. É exatamente assim que se sentem os funcionários que trabalham em locais de trabalho com baixa confiança.

Uma atmosfera de trabalho negativa cria um ambiente estressante e indesejável para todos. Dentro dessas organizações, os funcionários retêm seus talentos, criatividade, energia e paixão. Como resultado, perdem produtividade, capacidades de inovação, vantagem competitiva e muito mais.

Vamos então falar sobre a importância da confiança no ambiente de trabalho, e razões pelas quais isso pode fazer toda a diferença nos resultados de uma equipe.

A confiança melhora o trabalho em equipe e a colaboração

A confiança no local de trabalho tem um grande impacto na forma como os funcionários colaboram e trabalham juntos no mesmo projeto. Muitos funcionários trabalham em sistema home office ou híbrido atualmente. Assim, os empregadores começaram a perceber como é importante construir confiança.

Na maioria dos casos, a má comunicação dos funcionários e a falta de senso de comunidade no local de trabalho são a razão número um para a má colaboração. O primeiro passo para construir locais de trabalho confiáveis ​​e colaborativos é promover uma comunicação aberta e honesta no local de trabalho.

A confiança melhora o alinhamento organizacional e o sentimento de pertencimento 

Quando os funcionários confiam nos seus empregadores, é muito mais provável que trabalhem em equipe para alcançar os mesmos objetivos empresariais finais e é mais provável que sintam que pertencem à sua organização.

No entanto, esse alinhamento organizacional não é fácil de alcançar, especialmente em grandes organizações empresariais com escritórios em todo o mundo. Para ter todos os funcionários na mesma página, as organizações devem fazer um trabalho muito melhor, comunicando aos seus funcionários os valores, a missão e a visão essenciais da empresa

A confiança melhora a eficiência, o envolvimento e a produtividade

O desligamento de funcionários custa às empresas norte-americanas aproximadamente entre 450 bilhões e 550 bilhões de dólares anualmente. No Brasil, que tem uma legislação trabalhista diferente, os custos também são bastante altos.

O que isso tem a ver com confiança no local de trabalho? Bastante, porque quanto mais confiança existe no ambiente de trabalho, maiores a produtividade, a dedicação e a energia colocadas no trabalha e menores as faltas por doença. Ou seja, empresas onde existe confiança no ambiente de trabalho são mais competitivas no mercado.

A confiança melhora a tomada de decisões 

Em organizações onde existe confiança no ambiente de trabalho de trabalho, a confiança ocorre nos dois sentidos. Isso significa que os funcionários confiam em seus superiores e outros executivos, enquanto os gerentes confiam em suas equipes.

Quando essa sinergia acontece, é mais provável que os gestores capacitem os seus funcionários para tomarem as suas próprias decisões, e os funcionários tenham a confiança e a coragem para tomá-las.

A confiança diminui o estresse e o esgotamento no local de trabalho

Funcionários que confiam nos seus empregadores experimentam menos estresse e esgotamento. Dado que o stress e o esgotamento têm muitos impactos negativos na motivação e produtividade dos funcionários, os empregadores devem tentar encontrar formas de eliminar estes desafios emergentes nos seus locais de trabalho.

Para fazer isso, eles não têm escolha senão construir confiança no local de trabalho!

Como a confiança começa com uma comunicação aberta, os empregadores precisam de encontrar formas de criar culturas organizacionais que promovam a transparência, e devem se comunicar frequentemente com a suas equipes, a fim de reduzir os níveis de stress dentro da organização.

A confiança aumenta a lealdade e retenção dos funcionários

O esgotamento dos funcionários costuma ser seguido pela rotatividade de funcionários. De acordo com uma pesquisa da Accenture, os funcionários esgotados têm 2,5 vezes mais probabilidade de deixar o seu atual empregador.

A mesma pesquisa mostra que 67% dos trabalhadores norte-americanos sentem-se esgotados às vezes, frequentemente ou sempre, e têm 63% mais probabilidade de faltar por doença. Tais sentimentos são muitas vezes causados ​​por medo e ansiedade em relação ao seu trabalho, e os funcionários podem não se sentir confortáveis ​​em falar sobre isso.

Além disso, um terço dos trabalhadores indicou que permaneceriam mais tempo num empregador se os seus líderes cumprissem as suas promessas, e 28% disseram que prolongariam o seu mandato se a transparência fosse praticada a todos os níveis.

A confiança supera a resistência à mudança

Durante a pandemia, muitos empregadores tiveram de passar por mudanças significativas nas suas operações e na gestão do capital humano.

A adaptação ao trabalho remoto não foi fácil para todos. Exigia que as organizações se adaptassem rapidamente e alinhassem toda a sua força de trabalho com as novas iniciativas.

Mas a maioria das pessoas não gosta de mudanças. Conseguir a adesão e a cooperação dos funcionários é crucial para que uma mudança seja bem-sucedida. Como muitos outros exemplos, as comunicações internas desempenham um papel crucial na comunicação da importância da mudança e na condução das pessoas através dela.

Quando a comunicação é eficaz, a confiança no local de trabalho aumenta, tornando as pessoas mais confiantes sobre as decisões e novas iniciativas da sua organização.

A confiança melhora a inovação e a criatividade

Quando as pessoas se sentem livres para se comunicar, expressar as suas ideias e quando confiam nos seus empregadores e superiores, estão mais dispostas a inovar e a apresentar novas soluções.

Além disso, a investigação destaca que quando há mais confiança no ambiente de trabalho, os colaboradores têm mais probabilidades de oferecer mais ideias e soluções. Lembre-se de que promover uma cultura de confiança, em vez de medo, incentiva a colaboração e cria um local de trabalho criativo.

Quando os funcionários têm medo de cometer erros ou de serem punidos, é muito menos provável que tomem iniciativas, mas o risco é essencial para a inovação.

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