A Avenida Paulista é o coração de São Paulo. Avenida mais famosa do Brasil, é o coração financeiro e principal símbolo da capital paulista. Sede de empresas e entidades importantes, é palco dos acontecimentos que fazem a história da cidade e do país. Trabalhar na região da Paulista oferece inúmeros privilégios nas áreas de cultura, gastronomia e mobilidade. Vamos falar das vantagens de escolher um coworking na Paulista.
Onde fica a Avenida Paulista
A Avenida Paulista está no limite entre as zonas Centro-Sul, Central e Oeste de São Paulo. Por estar em uma das regiões mais elevadas da cidade, que recebe o nome de Espigão da Paulista, na Avenida Paulista há dezenas de antenas e torres de transmissão de TV e rádio, como a Torre da Globo e a Torre da Gazeta, que quando vistas de outras regiões de São Paulo, formam um cenário inconfundível.
A Avenida Paulista é o principal logradouro que liga regiões da Zona Sul como Paraíso, Vila Mariana e Aclimação a Higienópolis, Consolação, e toda a região Oeste de São Paulo, dando acesso a Pinheiros e Perdizes. Ao longo dos seus 2.800 metros ainda se tem acesso aos bairros da Bela Vista e Jardins, bairro de alto luxo, onde o comércio de rua inclui lojas de algumas das grifes mais exclusivas e restaurantes mais badalados.
Metrô na Avenida Paulista
Uma das maneiras mais fáceis de andar pela Avenida Paulista é através do Metrô, já que a Linha 2 verde, a terceira a ser construída em São Paulo, foi inaugurada no início da década de noventa com o objetivo de servir Avenida Paulista com metrô. Tanto que era carinhosamente chamada de metrô da Paulista, o que refletia a importância que a avenida tinha, e tem, para a cidade.
Hoje a Linha 3 verde liga a Vila Prudente à Vila Madalena, e tem conexões com a linha 1 Azul, com a linha 4 Amarela e a linha 5 Lilás, tendo 14 estações e mantendo a expansão. Mas quando foi inaugurada, em 25b de janeiro de 1991, tinha apenas 4 estações:
Estação Brigadeiro
Estação Trianon-Masp
Estação Consolação
Atrações Culturais na Avenida Paulista
A avenida Paulista tem alguns dos mais importantes endereços com atrações culturais de São Paulo. Estar em um coworking perto deles é interessante porque são locais aonde se pode ir para mudar de ares para diminuir o stress, quebrar o bloqueio criativo ou simplesmente fazer algo interessante nos intervalos ou depois do expediente. Os principais endereços culturais da Avenida paulista são:
Casa das Rosas – Avenida Paulista, 37.
A Casa das Rosas é uma mansão em estilo francês com mais de 30 cômodos, projetada pelo escritório do arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, a Casa das Rosas é um exemplar perfeitamente preservado das residências dos Barões do Café. Além da visitação da casa, existe ali um café muito agradável para quem gosta de comer ou beber ao ar livre.
Japan House – Avenida Paulista, 54.
A Japan House é uma iniciativa do governo japonês, que escolheu algumas cidades do mundo para construir centros de difusão da cultura japonesa genuína. Existem três Japan Houses no mundo. Uma em Londres, no Reino Unido, outra em Los Angeles, nos Estados Unidos e a terceira é a que fica em São Paulo, na Avenida Paulista, contando com restaurantes e lojas.
SESC Paulista – Avenida Paulista, 119
Uma das muitas unidades do SESC em São Paulo, o SESC Paulista é famoso pelo mirante, localizado no 17º andar. Como a Paulista já está em um dos lugares mais altos de São Paulo, a vista é realmente impressionante. O visitante também pode aproveitar para matar a fome no Café Terraço.
Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149
Espaço cultural destinado ao incentivo e a difusão de manifestações artístico-intelectuais, o Itaú Cultural oferece gratuitamente espetáculos de teatro, shows musicais, seções de cinema e projetos artísticos. A entrada é gratuita, mas é preciso se programar e pegar os ingressos com antecedência.
Reserva Cultural – Avenida Paulista, 900
Localizada no famoso prédio da Gazeta, onde ficam ainda a Faculdade Casper Líbero, o Colégio Objetivo e a sede da TV Gazeta, a Reserva Cultural Gazeta fica logo abaixo da icônica escadaria. Entre as atrações estão uma livraria, um café e uma sala de cinema, especializada em filmes de arte, com produções europeias e de outras origens além de Hollywood, que não costumam passar no chamado circuito comercial de cinema.
Centro cultural FIESP – Avenida Paulista 1313
O Centro Cultural FIESP fica no térreo e pisos inferiores do Edifício FIESP, sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo e famoso pelo seu formato piramidal, projetada pelo célebre arquiteto Rino Levi, onde são projetados shows de luzes fazendo referência a ocasiões comemorativas e assuntos relevantes.
No Centro Cultural FIESP estão o Teatro do Sesi-SP, o espaço Mezanino, uma galeria de Arte, um espaço de Exposições e uma galeria de Fotos. Ali acontecem constantemente apresentações teatrais, shows musicais, palestras e exposições.
MASP – Avenida Paulista 1578
O MASP , o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, batizado com esse nome em homenagem ao seu idealizador, é conhecido tanto pelo seu acervo, a mais importante coleção de arte Ocidental da América Latina, como pela sua arquitetura, com um vão livre de mais de 70 metros, que além de manter livre a vista, o torna o palco de vários acontecimentos culturais e sociais.
No MASP, além da visita ao acervo, existem um restaurante, um teatro e aos domingos, uma tradicional feira de antiguidades.
Parque Trianon
Embora seja um parque, cujo nome oficial é Parque Tenente Siqueira Campos, o Parque Trianon também é uma atração cultural que valoriza muito escolher um coworking perto da Avenida Paulista. Além de ser um pedaço de vegetação da Mata Atlântica totalmente preservado no coração de São Paulo, lá se encontram esculturas de Victor Brecheret e Francisco Leopoldo.
Consulados e Câmaras de Comércio na região da Avenida Paulista
Para quem atua em áreas relacionadas ao Comércio Exterior, relações diplomáticas ou internacionalização, estar em um coworking na região da Avenida Paulista é uma localização estratégica, porque lá se localizam vários consulados e câmaras de comércio.
Consulados na região da Paulista:
Consulado da África do Sul – Av. Paulista, 1754 – 12 Andar
Consulado Geral República Árabe Síria – Av. Paulista, 326 · (11) 3285-5578
Consulado Geral do Chile Av. Paulista, 1009 – 10° Andar
Consulado Geral do Líbano. Av. Paulista 688, 16º andar.
Consulado Geral da República Argentina Av. Paulista, 2313 – Sobreloja ·
Consulado Geral da Itália Av. Paulista, 1963
Consulado Geral do Peru – Av. Paulista, 2439 – 7° andar
Consulado Geral da Índia – Av. Paulista, 925
Consulado Geral da Bélgica – Av. Paulista, 2073 , Conjunto Nacional
Consulado Geral Honorário do Haiti em São Paulo – Av. Paulista, 1499 – cj 104
Consulado Geral do Panamá – R. Dr. Rafael de Barros, 9
Consulado Geral do Uruguai – Av. Paulista ,1776, 9º andar.
Consulado-Geral da Grécia em São Paulo Avenida Paulista, 2073 Edifício Horsa II, 23° andar
Consulado Geral da República da Coreia em São Paulo – Av. Paulista, 37 – Cj.81
Escritório da Embaixada da República Árabe Egito – Av. Paulista, 726
Consulado-Geral da Suíça em São Paulo – Av. Paulista, 1754 – 4º andar
Consulado Honorário do Reino Hashemita da Jordânia Avenida Paulista, 326 15º andar,
Consulado Geral da Tailândia Av. Paulista, 1345
Consulado Geral da França – Departamento de Turismo – Av. Paulista, 509
Câmaras de Comércio na região da Paulista
Câmara de Comércio Árabe-Brasileira – Av. Paulista, 283/287- 10º andar.
Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil – Av. Paulista, 475 – 13. andar ·
Câmara de Comércio Brasil-Líbano = Av. Paulista, 688 – 16º
Câmara de Comércio Brasil-Chipre – Av. Paulista, 1499 – cj 301
Câmara do Comércio Afro – Marroquina Brasileira. CCAMB – Av. Paulista, 726 – Conjunto 1707
Belgalux Av. Paulista, 2073
Câmara de Comércio Argentino Brasileira de São Paulo Alameda Santos, 1773
Shopping Centers na Região da Avenida Paulista
Na Região da Avenida Paulista existe uma ampla oferta de comércio e serviços na rua, que atende ao público que trabalha e também mora na região. Estar próximo desses shoppings é uma facilidade para quem trabalha em um coworking na região da Avenida Paulista. Entre os principais Shopping Centers estão:
Shopping Pátio Paulista – R. Treze de Maio, 1947
Inaugurado em 1989 e revitalizado em 2016, o Shopping Pátio Paulista foi o primeiro grande shopping center da região da Avenida Paulista, região onde grandes terrenos são raror. Com lojas, cinemas e restaurantes, o Shopping Paulista, como é comumente chamado pelos frequentadores, foi construído no prédio remodelado da antiga Sears, loja de departamentos que fez história na cidade de São Paulo.
Shopping Top Center – Av. Paulista, 854
Embora seja um shopping relativamente pequeno, tem uma localização estratégica, na esquina com a rua Joaquim Eugênio de Lima, ao lado do Prédio da Gazeta e em frente à maternidade Pro Matre.
Shopping Cidade de São Paulo –Av. Paulista, 1230
Com lojas, cinemas, restaurantes e vários tipos de serviços, o Shopping cidade de São Paulo é o mais novo da região da Avenida Paulista. Localizado na esquina da Avenida Paulista com a Rua Pamplona, ocupa um terreno histórico, onde ficava a Mansão Matarazzo, construída pelo Conde Francesco Matarazzo.
Shopping Center 3 – Avenida Paulista, 2064
Outro shopping relativamente pequeno, mas que também tem lojas, restaurantes e cinemas, o Shopping Center 3 foi um dos primeiros shopping centers do Brasil, inaugurado em 1969. Sua localização, na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta é privilegiada.
Conjunto Nacional
O Conjunto Nacional tem lojas e restaurantes, além de ser um dos endereços comerciais mais badalados de São Paulo. Mas não é exatamente um shopping, embora seja um marco na Avenida Paulista por duas razões. Foi o primeiro prédio comercial construído na Paulista, que até então era uma região residencial, em 1952, e ser um dos primeiros prédios multifuncionais de arquitetura modernista em São Paulo.
Quanto custa um coworking na Paulista
Apesar de haver muitos coworkings na Paulista, esse é um endereço que costuma ter preços mais altos.
Uma das opções para quem deseja aproveitar todos os benefícios que a região da Paulista oferece, mas sem pagar o preço, é escolher um coworking ou uma sala de reunião em regiões próximas, como Vila Mariana, Paraíso ou Aclimação, onde, inclusive, fica o primeiro coworking dentro de um hotel em São Paulo, que inovou o segmento adicionando serviços exclusivos oferecidos por uma estrutura de hotel.
Veja nesse vídeo como o EZ Coworking é prático para quem está na região da Paulista