Como Criar uma Rede de Relacionamentos Estratégicos Trabalhando em um Coworking

Um coworking é muito mais do que um espaço para trabalhar. Por ser um local de encontro de mentes criativas, empreendedores, freelancers, empresários, agências de marketing e profissionais liberais de diversas áreas, ele é um local perfeito para se expandir e cultivar seu networking, sua rede de contatos profissionais. Nesse artigo, damos dicas de como criar uma rede de relacionamentos estratégicos trabalhando em um coworking.

Ao aproveitar as oportunidades que um coworking oferece você pode construir uma rede de relacionamentos estratégicos que podem lhe gerar novos clientes, fornecedores, e parceiros para trabalhos e projetos, que podem potencializar sua carreira e seus negócios.

Se estivermos falando de um coworking dentro de um hotel, que recebe nômades digitais, profissionais de todo o Brasil e do exterior, além da própria cidade e do estado de São Paulo, esse potencial para criar uma rede de relacionamentos estratégicos é ainda maior.

Então, siga essas dicas de como criar e expandir sua rede de contatos de maneira eficiente enquanto trabalha em um coworking.

Supere a timidez: Esteja Aberto para Conectar

Em um coworking, as oportunidades de networking aparecem o tempo todo. Seja acessível e disposto a conversar. Um simples “oi” pode abrir portas para novas parcerias, oportunidades de trabalho ou até mesmo amizades. Não tenha medo de se aproximar de alguém que você não conhece, porque talvez essa pessoa esteja lá pela mesma razão que você.

Se você acha que precisa aprimorar suas habilidades de comunicação, essa é uma excelente oportunidade. Aja sempre com respeito, seja você mesmo! As melhores conexões podem surgir de conversas inesperadas.

Colabore com Outros Profissionais

Uma das maiores vantagens de um coworking é a diversidade de pessoas, das mais diversas profissões, ramos de atuação e experiências. Se alguém te pedir ajuda, ajude. Tenha espírito de equipe, de maneira antecipada.  Se precisar de ajuda, peça, pergunte quem pode ajudar. De uma simples troca de ideias pode surgir desde um projeto conjunto até um novo negócio.

Ofereça seja prestativo, agregue valor a quem está a sua volta.

Uma boa rede de relacionamentos não é construída apenas em torno do que você pode ganhar, mas também do que você pode oferecer. Se você tem um conhecimento ou habilidade que pode ser útil para outros profissionais do coworking, compartilhe sem hesitar. Inclusive porque, se você não falar, as pessoas não irão adivinhar que você possui essa competência.

Isso ajuda a construir uma imagem de colaborador, o que atrai ainda mais pessoas para se conectar com você. Lembre-se: o networking é uma via de mão dupla.

Seja Consistente nas Interações

Conectar-se com alguém uma única vez é bom, mas manter contato de forma consistente é o que realmente vai fortalecer a relação. Envie uma mensagem ocasional, marque um café ou compartilhe algum conteúdo relevante que você tenha encontrado.

Manter uma interação regular faz com que você se torne uma presença constante na vida profissional dos outros, criando um vínculo mais forte.

Construa Relacionamentos de Longo Prazo

Fazer networking não se resume a coletar cartões de visita ou fazer contatos momentâneos. O objetivo deve ser criar relações de longo prazo, mutuamente benéficas. Mantenha uma atitude positiva e genuína, procurando entender as necessidades dos outros e ajudando que possível. Criar uma rede de relacionamentos estratégicos é mais sobre a qualidade e qualidade de suas conexões, não a quantidade.

Saia da sua zona de conforto

Trabalhar em um coworking pode ser uma ótima oportunidade para sair da sua zona de conforto e aceitar novos desafios. Se está acostumado a trabalhar sozinho, pode ser o momento de interagir mais com outras pessoas.

Não tenha receio de se expor e conversar com pessoas de áreas que você não domina, porque isso expandirá a sua rede de contatos, abrindo novas perspectivas e possibilidades.

Conclusão

Criar uma rede de relacionamentos estratégicos em um coworking vai além de simples conexões profissionais. Trata-se de construir uma comunidade ao redor de você, onde cada um tem algo a oferecer e aprender.

Seja sempre proativo, disposto, engajado, educado e proativo. Não tenha receio de dar o primeiro passo. Aproveite as oportunidades que o coworking oferece e amplie suas possibilidades de crescimento pessoal e profissional.

 

Compartilhar artigo

Artigos recentes