Uma das coisas mais difíceis do home office é manter um casal feliz. Casais antes acostumados a ter cada um o seu trabalho, em locais diferentes, dividirem o mesmo espaço e a mesma conexão de internet, ente outras coisas, foi causa de muito estresse. Nesse post, vamos falar de como dividir o espaço de trabalho com seu parceiro ou parceira e ainda buscar oportunidades de melhorar a relação.
Longe de nós ter qualquer pretensão de ter soluções prontas para relacionamentos, mas quando entrevistamos a terapeuta Maria Tereza Boulos sobre como lidar com os problemas do home office, ela falou sobre os vários casos que atendeu de problemas de saúde mental causados pelo longo tempo sem sair de casa, e pelo efeito que isso teve sobre os relacionamentos familiares, inclusive, e principalmente, entre casais.
Então, nos dias em que você e sua cara metade estiverem em home office, convêm tomar alguns cuidados e precauções. Dividir o espaço de trabalho com seu parceiro ou parceira pode e deve ser uma experiência produtiva e divertida, que aumente a intimidade do casal, não um ponto de desgaste em uma relação que tem tudo para dar certo!
Então, seguem algumas dicas para dividir o espaço de trabalho com seu parceiro ou parceira
Não marquem duas reuniões por zoom no mesmo lugar ao mesmo tempo
Se ambos têm o costume de fazer reuniões por Zoom ou outros aplicativos de teleconferência, tenham o cuidado de não agendar as duas ao mesmo tempo, especialmente se vocês dividirem o mesmo espaço físico. Se não for possível manejar o horário, o mais prudente é que um dos dois vá para outro cômodo.
Respeite a privacidade profissional do seu parceiro ou parceira
Um dos erros que os casais que se comete, muitas vezes sem se perceber, ao dividir o espaço de trabalho com o parceiro ou parceira, especialmente no home office, é confundir os papéis de cônjuge e coworker, e não respeitar a privacidade profissional do outro, o que pode, inclusive, comprometer sua imagem frente a um chefe mais rigoroso ou colegas de trabalho, se eles perceberem que isso está acontecendo.
Da mesma maneira que o home office só funciona se o trabalho não ultrapassar os limites e horários da vida pessoal e familiar, o inverso também é verdadeiro. Respeite a privacidade profissional do seu parceiro ou parceira. Se houver alguma questão do trabalho que ele ou ela queira dividir com você, deixe que a outra parte tome a iniciativa de tocar no assunto.
Modere o volume da sua voz
A primeira coisa que você deve se lembrar quando está em um espaço de trabalho compartilhado é de moderar o volume da sua voz. Já que no item anterior falamos em privacidade, você também deve fazer a sua parte para preservar a sua, evitando um tom de voz que incomode e atrapalhe a concentração de quem divide o espaço de trabalho com você.
Invista em bons fones de ouvido
Invista em bons fones de ouvido. Eles são uteis tanto se as pessoas com quem você está em contato remoto falam alto, ou você precisa aumentar o volume, quanto se o seu parceiro ou parceira com quem você divide o espaço de trabalho tiver o costume de fazer coisas barulhentas, que perturbam a sua concentração.
Se quiser, você também pode encontrar fones com cancelamento de ruído, e colocar uma música relaxante, para ajuda a manter sua concentração. E já que falamos em música, você e sua cara metade podem combinar de ouvir as mesmas músicas, ou de cada um ser o DJ um dia, apresentando suas músicas preferidas ao outro.
Organize o espaço de trabalho compartilhado
Quando se falar em dividir o espaço de trabalho com o parceiro ou parceira, um dos mais prováveis pontos de atrito é a organização. Uma sugestão é definirem o que realmente precisa estar lá e remover os itens desnecessários, organizando o espaço de trabalho compartilhado, para que não tropecem constantemente nas coisas, ou um no outro.
E tão importante quanto organizar o espaço de trabalho, é mantê-lo assim. Tentem, em comum acordo, estabelecer algumas regras básicas para manter o espaço arrumado. Uma sugestão é que cada um arrume a sua parte, ou tenham uma regra de revezamento para cada um fazer isso em um dia, ou semana.
Mas, para dividir o espaço de trabalho com seu parceiro ou parceira, a sugestão é que um não tenha que fazer todo o trabalho, e o outro fique irritado por causa disso.
Seja tolerante com a sua cara metade
Vale para outros aspectos da vida a dois, vale para o momento em que dividem o espaço de trabalho. Seja tolerante com a sua cara metade, especialmente se um de vocês estiver passando por momentos de maior tensão no trabalho. Seguir as regras que ambos concordaram é importante, mas se algo não foi feito de acordo com esse combinado, converse, não discuta.
Invista no mobiliário adequado
Invista no mobiliário adequado, como mesas com a altura correta e tenha mais qualidade de vida no seu home office. Se você e seu parceiro ou parceira conseguem trabalhar perto um do outro sem que alguém fique incomodado, podem pensar em investir em uma mesa maior, que dê espaço para os dois, e ninguém tenha que sacrificar o próprio conforto. Mas, se não for o caso, vale a pena investir em duas mesas menores, cada uma em um canto.
Cadeiras Ergonômicas:
Poucas coisas podem ser mais desagradáveis do que dores nas costas ou no pescoço, por causa de problemas de coluna em razão de uma postura inadequada, em horas de trabalho em cadeiras que não foram feitas para isso. Afeta a saúde, afeta o sono, afeta o bom-humor. E tudo isso pode afetar o relacionamento do casal. Invista em cadeiras ergonômicas!
Contrate internet rápida de boa qualidade
Lembre-se que você e sua cara metade, quando fizerem home office no mesmo dia, dividirão tudo, inclusive a conexão de internet. Invista em uma internet rápida de boa qualidade, para você e seu companheiro ou companheira não serem obrigados a, por exemplo, se revezar para fazer um zoom. Evite os atritos desnecessários!
Tornem o home office conjunto divertido
Por que não aproveitar o dia em que você e seu companheiro ou companheira estão fazendo home office juntos para serem carinhosos um com o outro, fazendo café, preparando o almoço um do outro, e muitas outras coisas típicas de um casal, que vocês não fazem porque não passam tanto tempo juntos?
E se o home office não funcionar para o casal?
Existe a possibilidade de o home office não funcionar para um dos dois, por não conseguir trabalhar em um local onde crianças pequenas ou animais de estimação, demandam o tempo todo. Ou de não funcionar para nenhum dos dois, porque não conseguem se concentrar no trabalho estando dentro de casa, e pelo excesso de distrações, acabam atrasando o início das tarefas ou não dando continuidade.
Nesses casos, a melhor solução é um, ou ambos, procurarem um coworking perto de sua casa. No EZ Coworking, por exemplo, vários casais vêm trabalhar juntos, e aproveitam para tornar a experiência de dividir o espaço de trabalho com seu parceiro ou parceira mais divertida, e uma oportunidade de passar mais tempo juntos de uma maneira saudável.
Além de um coworking com todos os confortos necessários, como o primeiro coworking dentro de um hotel em São Paulo, o EZ Coworking oferece confortos e conveniências inigualáveis para quem quer dividir o espaço de trabalho com seu parceiro ou parceira, como o menu coffee office e dois restaurantes, para o almoço ou o jantar, além de estar no EZ Hotel, perto de muitos lugares que valem o passeio em São Paulo.