O que a Avenida Paulista oferece para os nômades digitais

Para os nômades digitais, aqueles profissionais que conseguem trabalhar de qualquer lugar do mundo, precisando somente de uma boa internet, um dos lugares mais interessantes para conhecer, e estabelecer sua base temporária enquanto estão em São Paulo é a região da Avenida Paulista, um dos símbolos de São Paulo. Então, conheça o que a Avenida Paulista oferece para os nômades digitais.

Onde fica a Avenida Paulista

A Avenida Paulista está em uma das regiões mais altas de São Paulo, o chamado Espigão da Paulista, ligando bairros como o Paraíso, Vila Mariana e Aclimação aos bairros da Zona Oeste de São Paulo, como Pinheiros, Perdizes e a icônica Vila Madalena, que junto com a própria Avenida Paulista, é um dos locais de São Paulo mais conhecidos do mundo, além de um dos mais charmosos.

Porque a região da Avenida Paulista atrai os nômades digitais

Para os nômades digitais, é importante estar em um lugar em que, além terem lugares para  realizar suas atividades profissionais, como cafés e coworkings, ofereçam algo que valha a pena ver e conhecer,  como parques, museus, bares, centros culturais, restaurantes e outras atrações da avenida mais famosa do Brasil.

E mais do que isso, é importante poder se mover com facilidade, seja a pé, seja de metrô, um meio de transporte em que a Avenida Paulista é muito bem servida.

Metrô da Avenida Paulista permite aos nômades digitais ir a qualquer lugar de São Paulo

Para os nômades digitais que visitam São Paulo, uma das melhores opções de locomoção é utilizar o metrô. A Linha 2 – Verde, que também é conhecida como metrô da Paulista, tem 4 estações na famosa avenida, de onde se pode também fazer a baldeação para outras linhas. Conheça as estações:

Estação Paraíso – Permite baldeação para a Linha 1 Azul.

Estação Brigadeiro

Estação Trianon – MASP

Estação Consolação – Permite Baldeação para a Linha 4 Amarela.

Passeios culturais para os nômades digitais na Avenida Paulista

A Avenida Paulista oferece uma série de passeios culturais para os nômades digitais, sendo que vários incluem algumas das visitas obrigatórias que os turistas a trabalho ou a negócios devem fazer quando estão em São Paulo.

Casa das Rosas

Mansão projetada pelo arquiteto Ramos de Azevedo, responsável por vários marcos arquitetônicos de São Paulo, como o Teatro Municipal, a Casa das Rosas tem mais de 30 cômodos, um jardim belíssimo, que justifica o seu nome, e até um compartimento secreto.

Um perfeito exemplar das casas dos chamados Barões do Café, é interessante observar como junto da Casa das Rosas, no mesmo terreno, existe um prédio de escritórios super moderno, fazendo um contraste entre a arquitetura contemporânea e a dos antigos casarões. E o local ainda conta com um simpático café.

Endereço da Casa das Rosas: Avenida Paulista, 37.

Japan House

As Japan Houses são uma iniciativa do governo japonês para divulgar a cultura do país em outros lugares do mundo. São Paulo, que é a maior cidade japonesa fora do Japão, não poderia ficar de fora. As outras duas Japan Houses ficam em Londres e Los Angeles.

O que tem na Japan House

Salões de exposição de obras de arte

Restaurantes com a melhor gastronomia japonesa

Biblioteca com livros em português, inglês e japonês

Lojinha de produtos manufaturados

Endereço da Casa das Rosas: Avenida Paulista, 54.

SESC Paulista

O SESC Paulista é famoso pelo mirante, que fica no 17º andar, e permite que o visitante tenha uma das melhores vistas da cidade de São Paulo, e ainda saboreie um bom café. Além disso, os nômades digitais podem visitar a bibliotecas e as salas de exposição.

Endereço SESC -Avenida Paulista, 119

Itaú Cultural

O Itaú Cultural oferece gratuitamente espetáculos de teatro, shows musicais seções de cinema com filmes alternativos e exposição de projetos artísticos. Mas é preciso se antecipar para pegar os ingressos, porque eles acabam bem rápido.

Endereço Itaú Cultural – Avenida Paulista, 149

Reserva  Cultural

Reserva Cultural Gazeta tem livraria, café e uma sala de cinema, especializada em filmes alternativos,  que não costumam passar no circuito comercial mainstream.

Endereço Reserva Cultural: Avenida Paulista, 900

Centro Cultural FIESP

No Piso Térreo do famoso prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo – FIESP, existe um centro cultural com diversas exposições, shows musicais, palestras e apresentações de teatro.

Endereço Centro Cultural FIESP – Avenida Paulista 1313

Instituto Moreira Salles

A Sede Paulistana do Instituto Moreira Salles oferece shows, exposições, mostras, cinemas, cursos e oficinas .

Endereço Instituto Moreira Salles– Avenida Paulista, 2424

Museus, praças e Parques para os nômades digitais visitarem na Avenida Paulista

A Avenida Paulista também tem o museu mais famoso e visitado do Brasil, o MASP, e apesar de ter famosa pelos prédios, tem parque e praças cheias de muito verde.

MASP  – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand

O MASP vale a pena a visita por ter o maior acervo de arte ocidental da América Latina, pelo seu vão livre de 70 metros de comprimento, um exemplar da arquitetura brutalista de Lina Bo Bardi, e pelas várias exposições temáticas que já passaram pelo museu, como Tarsila Popular, além de uma simpática feira de antiguidades que acontece todos os domingos no seu vão.

Endereço do MASP – Avenida Paulista, 1578

Parque Trianon – Parque Tenente Siqueira Campos

O Parque Trianon é uma mancha de vegetação preservada da Mata Atlântica de 48,6 mil m², em uma das áreas mais urbanizadas de São Paulo, e foi inaugurado em 1892, 1 ano depois da própria Avenida Paulista ficar pronta. No Trianon podem ser encontradas mais de 135 espécies vegetais e 37 espécies animais, algumas ameaçadas.

Passarela Paulo Vanzolini

Uma curiosidade é que o Parque Trianon é dividido em duas partes pela Alameda Santos, e elas são unidas por uma passarela que passa por cima dessa rua. Construída em 1910 em madeira, ela ganhou a estrutura de concreto que tem até hoje em 1968, e foi batizada em 2013 com o nome de Paulo Vanzolini.

Paulo Vanzolini era um zoólogo que foi diretor do Museu de Zoologia da USP, no Ipiranga, entre 1962 e 1993, mas se tornou famoso como compositor de clássicos da música brasileira, como Ronda (famosa na voz de Maria Bethânia) e Volta por Cima (Famosa pela gravação de Bath Carvalho).

Praça Alexandre de Gusmão

Logo ao lado do Parque Trianon, a Praça Alexandre de Gusmão tem amplos espaços abertos, jardins e gramados, de onde se pode ver todo o vale da Avenida 9 de Julho no sentido Jardins. Bem no meio da Praça, chama a atenção uma construção circular que, à primeira vista, parece os coretos das praças das cidades do interior, mas é fechado.

A construção na verdade é um templeto, palavra italiana para designar o que poderia ser chamado de “pequeno templo”, e é um respiradouro de ventilação do Túnel 9 de Julho – Daher Elias Cutait.

Bares na região da Avenida Paulista

Depois de um dia de trabalho, os nômades digitais geralmente querem ir a bares fazer um happy hour ou simplesmente relaxar e ver gente bonita e interessante. Conheça alguns dos mais famosos.

Prainha Paulista

Mais famoso dos Bares no quarteirão da esquina da Avenida Paulista com a Alameda Joaquim Eugênio de Lima. Com muito chopp e comida de boteco, tem o espírito de um bar de praia, com mesas na calçada. Delicioso nos dias quentes.

Riviera

Bar fundado em 1949, foi um dos símbolos da boemia paulistana, frequentado por grandes intelectuais e artistas, que tem pratos no cardápio homenageando seus nomes.

Bar Opção  

Atrás do MASP, também é famoso pelo chopp e mesas ao ar livre. Muito frequentado pelos alunos da FGV, que fica ali perto.

Coworkings na Região da Avenida Paulista

Os nômades digitais também precisam trabalhar, conseguir novos clientes, fazer o seu networking, certo? A região da Avenida Paulista oferece uma enorme lista de opções de Coworking, mas nossa recomendação, obviamente é o EZ Coworking, que fica a 10 minutos de distância, na Aclimação, próximo aos bairros de Vila Mariana e Paraiso.

Além de 50 posições de trabalho, móveis ergonômicos e um projeto criado para estimular a criatividade e a produtividade, o EZ Coworking é o primeiro espaço em São Paulo a adotar o conceito de hotel coworking, oferecendo também a possibilidade de o nômade digital se hospedar em um hotel com excelente qualidade de acomodações, preços justos, e os serviços mais elogiados de sua categoria.

Endereço: Avenida Armando Ferrentini , 668, Aclimação, Piso Zero, no EZ Hotel.

 

Compartilhar artigo

Artigos recentes