Porque visitar o Museu do Futebol em São Paulo

Se você vem visitar São Paulo a lazer, ou mesmo se vem a trabalho, mas prevê alguns momentos de lazer entre uma reunião de trabalho e outra, e gostaria de conhecer um lugar realmente único na capital paulista, uma excelente dica é um local dedicado ao esporte mais popular do Brasil, e do mundo! Então, vamos dar alguns motivos para visitar o Museu do Futebol em São Paulo!

O Museu do Futebol tem uma conexão com a essência do brasileiro

São Paulo tem muitos museus importantes, como o MAC-USP e o MAM, localizados no complexo do Parque do Ibirapuera, ícone paulistano projetado por Oscar Niemeyer, ou o MASP, o mais importante do Brasil, localizado na Avenida Paulista, outro símbolo da cidade. Mas nada é tão brasileiro quanto o “esporte bretão”, o futebol!

Para um país que recebeu tantas nacionalidades diferentes, e com tanta extensão territorial, é natural e saudável que exista também muita diversidade cultural. Mas um ponto em comum, que une brasileiros do Oiapoque ao Chuí é o futebol. Todos têm um time de sua cidade, ou estado para torcer. E é comum também, nas cidades menores, torcer com o mesmo fervor por um time da região e um dos times dos grandes centros brasileiros.

E essa influência do futebol na vida brasileira é tão grande que, além das pessoas vestindo camisas de times de futebol, que é praticamente impossível caminhar pelas ruas de uma cidade brasileira e não encontrar pelo menos uma pessoa vestindo uma delas está na arquitetura, na paisagem das cidades.

Além de muitos parques ou praças terem campos de futebol, os estádios fazem parte da paisagem urbana das grandes cidades. E é justamente em um deles, um dos mais antigos de São Paulo, o Pacaembu, que fica o Museu do Futebol.

O que você encontra ao visitar o Museu do Futebol

O Acervo do Museu do futebol inclui camisas, chuteiras, e uniformes dos principais times e jogadores da história do futebol brasileiro, com especial atenção às seleções brasileiras que foram campeãs em Copas do Mundo, em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.

Pelé tem área exclusiva para ele

Pelé é o maior jogador de futebol de todos os tempos, e considerado o maior atleta do Século XX.   Cidadão brasileiro mais conhecido, nascido em Três Corações – MG, em 23 de outubro de 1940, e falecido aos 82 anos, em 29 de dezembro de 2022,em São Paulo, já tinha uma área só para ele no Museu do Futebol, criada com ele ainda em vida, confirmando a afirmação de que quem morreu foi somente o Edson, Pelé é eterno!

Arquitetura do Museu do Futebol merece atenção.

O Museu do Futebol tem uma área de 6.900m² projetada pelo arquiteto Mauro Munhoz para revelar, por baixo, os materiais brutos, como aço e concreto, das estruturas das arquibancadas do Estádio do Pacaembu, que foi projetado na década de 1930 por Ramos de Azevedo, responsável pelo Teatro Municipal, Casa das Rosas e muitos outros marcos arquitetônicos de São Paulo.

Onde fica o Museu do Futebol

O Museu do Futebol fica na Praça Charles Miller, s/n no Pacaembu, em São Paulo. Como o passeio no museu leva em torno de 2 horas, quem estiver visitando São Paulo pode aproveitar e conhecer os bairros de Vila Madalena e Pinheiros, que são relativamente perto.

Como visitar o Museu do Futebol estando hospedado no EZ Hotel.

Para ir ao Museu do Futebol estando hospedado no EZ Aclimação, onde fica o EZ Coworking, a maneira mais recomendada é ir de taxi ou Uber. Se preferir ir dirigindo, o caminho passa pelo bairro do Paraíso, pega a Avenida Paulista, vai até o fim pelo Túnel José Roberto Fanganiello Melhem, pega a Avenida Dr. Arnaldo e vira á direita na Rua Major Natanael, onde você descerá já vendo os muros do Estádio do Pacaembu à sua esquerda.

O trajeto leva em média 22 minutos.  Você não vai se arrepender de visitar o Museu do Futebol!

Compartilhar artigo

Artigos recentes