Você recentemente cometeu um erro de digitação, perdeu um prazo, interpretou mal alguns dados ou cometeu outro deslize? Erros podem acontecer com qualquer pessoa, funcionário, gerente ou CEO. O que realmente importa é como você lida com essas situações, e saber como pedir desculpas por um erro no trabalho.
Pedir desculpas não é apenas admitir sua culpa e expressar arrependimento; trata-se de mostrar seriedade, integridade e comprometimento, construir confiança e cultivar relacionamentos sólidos no local de trabalho. Um pedido de desculpas sincero pode resolver conflitos, melhorar a cultura do local de trabalho e promover um ambiente de trabalho positivo.
Por outro lado, postergar ou evitar um pedido de desculpas pode enviar uma mensagem errada, prejudicar o relacionamento com colegas de trabalho e chefes e prejudicar sua reputação profissional.
Dadas essas consequências, saber pedir desculpas profissionalmente por um erro é uma habilidade essencial no ambiente de trabalho. Vamos considerar os componentes de um pedido de desculpas profissional e entender como elaborá-lo, incluindo alguns exemplos práticos.
Os aspectos de um pedido de desculpas profissional
Um pedido de desculpas profissional é composto por cinco elementos. Vamos explorá-los um por um.
Reconhecer o erro
O primeiro passo para pedir desculpar profissionalmente é reconhecer o erro. Você tem de aceitar que cometeu um erro e que isso impactou quem trabalha com você.
Reconhecer seu erro mostra que você está ciente do fato e de suas consequências e que leva o problema a sério, em vez de ignorá-lo ou minimizá-lo. Isso prepara o terreno para assumir responsabilidades e fazer reparações.
Expressar arrependimento e assumir responsabilidades
Uma expressão sincera de arrependimento ajuda a transmitir que você sente muito por suas ações e pelo impacto delas sobre os outros.
A maneira madura de se desculpar é assumir a responsabilidade e assumir seus erros. Você pode fornecer aqui um pouco de contexto sobre como isso aconteceu, mas tome cuidado para que isso não pareça defensivo – você não quer transferir a culpa para os outros. Assumir um erro é essencial para um pedido de desculpas sincero, pois mostra seu desejo de consertar as coisas.
Propor soluções e ações corretivas
Esta etapa acrescenta substância ao seu pedido de desculpas e mostra seu compromisso em resolver o problema.
Ao propor soluções, descreva as ações imediatas, bem como as medidas de longo prazo para resolver o problema. Por exemplo, fale sobre:
As ações corretivas que você tomou para mitigar as consequências imediatas do problema
Um plano de ação de longo prazo para evitar que esse problema se repita
Pedindo perdão e encerrando
Isso demonstra humildade e reconhecimento dos sentimentos da outra pessoa.
Não pressione a pessoa a aceitar suas desculpas. Em vez disso, expresse educadamente o seu desejo de perdão, pois é uma escolha pessoal e pode levar tempo.
Depois disso, prossiga para encerrar o pedido de desculpas. Aqui, você pode expressar seu compromisso em conquistar a confiança da pessoa. Encerre expressando gratidão pelo tempo e compreensão da outra pessoa.
Comunicação não verbal e linguagem corporal
Além de como você formula seu pedido de desculpas, você também deve prestar atenção à sua linguagem corporal e outras dicas não-verbais. Quando usados de forma eficaz, podem reforçar a sinceridade, transmitir arrependimento genuíno e aumentar o impacto do seu pedido de desculpas.
Gestos defensivos, como cruzar os braços ou as pernas, cerrar os punhos e desviar o olhar, darão ao ouvinte uma impressão errada. Em vez disso, mantenha contato visual enquanto fala e adote uma postura ereta, mas relaxada. Isso garantirá que seu pedido de desculpas seja sincero e respeitoso.
Quando se desculpar por um erro no trabalho
É importante saber quando pedir desculpas. Aqui estão alguns dos cenários ou erros profissionais pelos quais você deve se arrepender:
Pequenos erros:
Pequenos erros que podem causar transtornos, como erro de digitação em um relatório, esquecimento de uma pequena tarefa, chegar alguns minutos atrasado em uma reunião, perder algum detalhe em uma apresentação, etc.
Erros graves:
Grandes erros que têm um impacto significativo no fluxo de trabalho, como perda de prazo, descuido de agendamento, confusão de números em um relatório crítico, etc.
Falha de comunicação:
Quando você comunica involuntariamente detalhes de um projeto importante a um colega ou fornece informações vagas ou pouco claras sobre uma tarefa a um funcionário, causando confusão e atrasos
Projetos atrasados:
Quando você não consegue concluir um projeto no prazo e não consegue cumprir os marcos ou enfrenta falhas técnicas ou outros problemas, isso afeta o fluxo de trabalho geral e prejudica o relacionamento com o cliente ou as partes interessadas
Comportamento inadequado:
Seu comportamento ou conduta pode ter sido inadequado em seu local de trabalho. Os exemplos incluem falar rudemente com um colega de trabalho, agir de forma desrespeitosa com um supervisor ou fazer comentários ofensivos numa reunião.
Como se desculpar pelos erros no trabalho
Além de saber quando pedir desculpas no local de trabalho, você também deve pensar nas diferentes maneiras de apresentar um pedido de desculpas. A escolha do meio pode depender da gravidade do erro, de quem você deve abordar e de suas próprias habilidades e preferências de comunicação.
Antes de explorarmos as diferentes maneiras de apresentar um pedido de desculpas profissional, vejamos como você pode estruturar sua entrega:
Resposta para erros menores:
Mantenha o pedido de desculpas curto e direto ao ponto. Por exemplo, digamos que você cometa um pequeno erro ao escrever um relatório. Você poderia dizer,
Sinto muito pelo erro de digitação no relatório que enviei hoje cedo. Corrigi e anexei a versão atualizada para sua revisão. Verificarei cuidadosamente os relatórios para evitar tais erros no futuro.
Resposta para erros graves:
Aborde o erro e seu impacto, assuma a responsabilidade e apresente medidas corretivas. Por exemplo, se você perdeu um prazo importante no trabalho, você poderia formular seu pedido de desculpas desta forma:
Sinto muito por perder o prazo. Compreendo o impacto que este atraso causou e assumo total responsabilidade. No futuro, priorizarei as tarefas de forma mais eficaz e administrarei melhor meu tempo. Agradeço sua compreensão.
Resposta por falha de comunicação:
Esclareça o mal-entendido e a confusão resultantes do seu erro. Por exemplo, você poderia dizer:
Peço desculpas pela confusão causada pelas informações pouco claras que forneci. Agora esclareci os detalhes e atualizei o documento. Agradeço sua paciência e garantirei uma melhor comunicação no futuro.
Resposta a projetos atrasados:
Aborde o atraso na conclusão do projeto e o seu impacto no fluxo de trabalho, expresse arrependimento e forneça medidas preventivas para o futuro.
Você poderia dizer algo assim:
Lamento profundamente o atraso na entrega do projeto. Atrasamos o cronograma devido a um mau funcionamento inesperado do software. Entendo que isso possa ter causado transtornos e lamento qualquer interrupção em seus planos. Para agilizar o projeto, implementamos medidas para garantir a conclusão dentro do prazo até (nova data). Valorizo nossa parceria e agradeço sua compreensão. Por favor, deixe-me saber se há mais alguma coisa que você gostaria de discutir sobre este assunto.
Resposta para comportamento inadequado:
Aborde seu comportamento e como ele pode ter prejudicado seus colegas, supervisor ou funcionários, expresse arrependimento e peça perdão. Além disso, especifique medidas corretivas e siga-as. Por exemplo, aqui está uma maneira de se desculpar por estar fora da linha:
Quero pedir desculpas pelos meus comentários inadequados durante a reunião de ontem. Entendo que meu comportamento foi inadequado e deixou você desconfortável. Estou trabalhando para melhorar minhas habilidades de comunicação e estar mais atento para garantir que isso não aconteça novamente. Espero que você possa me perdoar. Obrigado pela sua paciência e compreensão.
Agora que você sabe como se desculpar profissionalmente por um erro, vamos explorar como você pode usar diferentes meios de comunicação para expressar seu arrependimento.
Como pedir desculpas por e-mail
Nem todo mundo fala bem, especialmente os introvertidos. Se não se sentir confortável em pedir desculpas pessoalmente, você pode pedir desculpas por e-mail. Para elaborar e enviar um pedido de desculpas profissional genuíno, lembre-se dos aspectos acima e de algumas outras dicas, como:
Seja breve no pedido de desculpas:
Escreva algumas linhas para expressar que você sente muito e mencione como planeja corrigir o erro. Não divague, pois isso pode desviar a atenção do ponto principal
Use palavras simples e sinceras:
Use uma linguagem simples e sincera que expresse remorso genuíno. Evite jargões e palavras complexas
Crie um e-mail separado:
não adicione o pedido de desculpas a uma conversa de e-mail existente onde você discute o trabalho com a pessoa. Em vez disso, escreva um e-mail separado para mostrar que você leva o pedido de desculpas a sério e para ajudá-lo a se destacar para o destinatário
Pedindo desculpas pessoalmente
Se a pessoa a quem você deve pedir desculpas trabalha no mesmo local que você, é melhor pedir desculpas pessoalmente após um erro. Um pedido de desculpas frente a frente acrescenta um toque pessoal e pode parecer mais sincero. Além disso, falar com o colega de trabalho sobre o erro permite fornecer contexto, deixando espaço mínimo para interpretações erradas.
Para maximizar o impacto das desculpas pessoais, use sua linguagem corporal e dicas não-verbais de maneira eficaz. Aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a alinhar sinais não-verbais com desculpas verbais:
Olhe a pessoa diretamente nos olhos enquanto pede desculpas
Use um tom calmo, educado e respeitoso e fale com uma voz firme e clara
Mantenha uma postura aberta, com os braços ao lado do corpo, e incline-se ligeiramente para a frente, se estiver sentado, sem interferir no espaço pessoal da outra pessoa
Embora pedir desculpas em particular possa parecer estranho, isso mostra sinceridade. A pessoa pode observar suas expressões faciais, interpretar sinais não-verbais e ouvir o tom de sua voz. Como resultado, eles podem sentir seu remorso pelo erro.
Além disso, o destinatário do pedido de desculpas pode responder imediatamente, esperançosamente com uma reação positiva. Eles podem até fornecer feedback valioso para ajudá-lo a mitigar o impacto do seu erro e evitar erros semelhantes no futuro.
Pedido de desculpas remoto
Se você trabalha remotamente, também pode usar videoconferência para se desculpar em um ambiente comercial.
Vamos discutir os métodos para demonstrar efetivamente seu arrependimento sincero por meio de uma videochamada.
Use afirmações “eu”:
Evite usar “você”, o que pode soar como se você estivesse transferindo a culpa ou ficando na defensiva. Em vez disso, use “eu” como “peço desculpas” ou “sinto muito”, o que mostra que você está assumindo a responsabilidade pelo seu erro.
Comunique-se claramente:
Fale claramente em uma linguagem direta que aborde suas ações e seu impacto, e evite palavras ambíguas. Comunicar um pedido de desculpas simplesmente demonstra sinceridade e responsabilidade
Ouça com atenção:
Preste muita atenção à perspectiva e aos sentimentos da outra pessoa durante o pedido de desculpas. Ouvir ativamente mostra que você leva a sério a solução do erro
Lide com problemas técnicos com elegância:
Antes de entrar na videochamada, certifique-se de que seu dispositivo esteja carregado e que o Wi-Fi funcione corretamente. Ainda assim, se ocorrerem falhas técnicas durante a chamada, reconheça-as e resolva-as com calma antes de retomar o seu pedido de desculpas.
Pedindo desculpas em redes sociais
Outro meio remoto pelo qual você pode se desculpar são as redes sociais. Embora os bate-papos possam ser informais, o uso habilidoso de ferramentas digitais pode ajudá-lo a apresentar um pedido de desculpas profissional por meio deles.
O que fazer e o que não fazer ao se desculpar profissionalmente nas redes sociais
Aqui estão o que fazer e o que não fazer que você deve lembrar ao se desculpar profissionalmente.
Principais comportamentos a serem adotados ao se desculpar
Seja sincero, empático e respeitoso
Use declarações “eu” e palavras sinceras
Assuma a responsabilidade
Mantenha uma atitude calma
Propor soluções práticas
Peça perdão educadamente
Expresse gratidão pelo tempo e paciência da outra pessoa
Erros a evitar ao entregar um pedido de desculpas
Arranjar desculpas ou oferecer justificações para o seu erro
Minimizar o impacto do seu erro
Transferir a culpa para outras pessoas pelas suas ações
Falar em tom rude ou acusatório
Assumir uma postura defensiva ou fazer gestos defensivos
Negar responsabilidade após pedido de desculpas
Dicas para desculpas por erros repetidos
Adapte seu pedido de desculpas à situação específica e à pessoa envolvida
Se você cometeu o mesmo erro novamente, reconheça a reincidência e resolva a causa raiz
Admita sua culpa e assuma total responsabilidade pelo seu impacto
Seja transparente sobre as medidas que você está tomando para corrigir a situação atual
Refletir e demonstrar através de ações o que você aprendeu com os erros do passado e como você está se esforçando para melhorar
Busque feedback construtivo de seus colegas de trabalho e supervisores para evitar erros futuros