Como trabalhar com alguém que você não gosta

 

Passamos boa parte da nossa vida trabalhando. Pesquisas dizem que uma pessoa com uma expectativa de vida do brasileiro, de 76.4 anos, passará ao menos de 13 anos trabalhando, um período em que passamos por situações difíceis, enfrentamos desafios, acertamos, erramos e temos de assumir a responsabilidade, e evoluímos como pessoas e profissionais.  Mas uma das situações mais desafiadoras é precisar trabalhar com alguém de quem não gostamos, que não nos damos bem, ou nos irrita, por alguma razão. Só que isso faz parte da vida, gostemos ou não! Nesse artigo, vamos explicar como trabalhar com alguém que você não gosta. E ser um profissional eficaz fazendo isso.

Seus colegas de trabalho podem, ou não, serem seus amigos. E está tudo bem com isso!

A vida seria maravilhosa se só tivéssemos de lidar com pessoas com quem temos afinidades, que apreciamos o convívio e com as quais nos sentimos bem em estar próximos. Mas a vida real nem sempre é assim. Faz parte do seu crescimento pessoal e profissional entender que as situações nem sempre são favoráveis, e é preciso ter resiliência para lidar com isso.

Isso inclui o ambiente de trabalho, onde nem sempre vamos encontrar harmonia e pessoas com quem nos damos bem, e que gostaríamos de compartilhar outros momentos, como por exemplo, o happy hour. Mas há momentos em que você terá de saber como trabalhar com alguém que você não gosta, porque não terá alternativa. Ou, mesmo que você tenha, o resultado não será tão compensador do ponto de vista do seu crescimento profissional, aprendizado, amadurecimento, e das oportunidades que isso pode gerar para você.

Se você é parte de uma equipe vencedora, não abra mão disso por uma questão de e mau relacionamento com um colega de trabalho. Aprenda a trabalhar com quem você não gosta!

Casos de sucesso (e fracasso) de pessoas que aprenderam (ou não) como trabalhar com alguém não gostam

Ter que trabalhar com alguém que você não gosta é algo relativamente comum dentro das empresas, mas vamos citar alguns casos do que podemos chamar de “empregos incomuns”, de pessoas famosas que tiveram que trabalhar com pessoas com as quais tinham problemas pessoais e rivalidades profissionais. Os que souberam lidar com isso ganharam muito mais do que os que não souberam.

Ayrton Senna e Alain Prost.

Ayrton Senna e Alain Prost foram colegas cordiais no início de suas carreiras, se tornaram praticamente inimigos no auge de sua rivalidade, mas fizeram as pazes alguns meses antes da morte de Ayrton Senna. Mas o fato é que ambos os profissionais souberam lidar com as tensões da rivalidade dentro da própria Equipe McLaren, e praticamente se revezavam sendo campeões do mundo. Se um dos dois não conseguisse lidar com o fato de trabalhar com um desafeto, e resolvesse mudar de equipe, será que teriam ganho a mesma quantidade de campeonatos mundiais? É razoável supor que não.

Michael Schumacher e Rubens Barrichello

Ainda falando em Fórmula 1, Michael Schumacher e Rubens Barrichello não tinham exatamente uma rivalidade, porque o alemão já era o melhor piloto daquela geração e brasileiro era o segundo piloto da equipe, mas as expectativas sobre Rubens Barrichello por parte do público brasileiro o colocavam em uma situação difícil e o obrigando a engolir alguns sapos. Ao saber lidar com a situação, Rubens Barrichello se tornou um dos profissionais mais bem quistos de seu ramo de trabalho.

Mick Jagger e Keith Richards

Não é segredo que o vocalista e o guitarrista dos Rolling Stones não são exatamente amigos, especialmente pelo desgaste no relacionamento depois de décadas de parceria. Mas ao colocarem as desavenças de lado, tem mais retorno financeiro, e relevância como profissionais do que teriam separadamente, lembrando que ambos tentaram carreiras solo.

Steve Harris e Bruce Dickinson

Steve Harris é o baixista, líder, principal compositor e dono do Iron Maiden. Bruce Dickinson é o vocalista e compositor, cuja entrada na equipe proporcionou o período de maior sucesso do grupo. Por uma questão de conflito de egos. Bruce Dickinson saiu do Iron Maiden em 1993, se lançando em carreira solo. O Iron Maiden não fez tanto sucesso sem Dickinson, assim como ele, embora tenha feito trabalhos bem recebidos pelo público, não conseguiu nada comparável ao sucesso que tinham cantando na banda.

O resultado foi que em 2000 Steve Harris e Bruce Dickinson deixaram o orgulho de lado e fizeram o que era melhor para todos, com Bruce retornando à banda, trazendo também de volta o guitarrista Adrian Smith, que havia saído em 1990. Além de ambos terem amadurecido, deixando as desavenças de lado, uma solução interessante para ambos conseguirem trabalhar com alguém de que não gostam, é que ambos têm projetos paralelos: Steve Harris tem o British Lion e Bruce Dickinson tem sua banda solo, além de ser piloto de jato comercial, CEO de Companhia Aérea, escritor e palestrante motivacional.

Max Cavalera e Andreas Kisser

O Sepultura é a mais bem sucedida banda de metal da história do Brasil, sendo responsável por colocar o Brasil no mapa desse estilo musical no mundo e vendido mais de 20 milhões de discos e CDs, na época que a música era comercializada em mídias físicas. Alguns acreditavam que eles poderiam ter sido ainda maiores, chegando ao nível de superstar globais, como é o caso, por exemplo, do Metallica, a maior marca dessa indústria.

Toda equipe que tem uma convivência intensa corre o risco de a relação entre os membros entre os membros se desgastas, e foi o que aconteceu com Max Cavalera e Andreas Kisser, com Max saindo para uma carreira independente em 1996. Embora Max com seus projetos, e Andreas com o Sepultura terem se mantido no mercado, nenhum dos dois conseguiu a mesma relevância que tinham trabalhando juntos, o que mostra o quanto é importante aprender como trabalhar com alguém que você não gosta.

O que você precisa saber sobre problemas de relacionamento no ambiente corporativo

Acabamos de colocar casos famosos, que extrapolam o ambiente corporativo, sendo relacionados aos esportes e à cultura pop.  Embora pareçam muito distantes da realidade vivida por quem tem profissões mais “comuns “, para o assunto que nos interessa, que é aprender como trabalhar com alguém que você não gosta, os desafios são muito parecidos: Podem ser circunstanciais como dinheiro, disputa de egos, vaidades, posição, liderança, oportunidades, reconhecimento e visibilidade ou, simplesmente, as pessoas não terem afinidades entre si, sentindo uma forte antipatia mútua, sem um motivo claro ou específico.

Sim, é importante salientar que as duas situações são possíveis. Você pode ter um relacionamento complicado com um colega de trabalho porque ambos se envolveram em uma situação profissional que os colocou em lados opostos. E vale a pena pensar se, em outro contexto, a situação não poderia ser outra. E pode, se ambos colocarem o orgulho de lado e procurarem uma reconciliação, para recuperarem a confiança mútua.

Isso mostra profissionalismo e maturidade. Não é um processo indolor, mas é viável, por meio de uma conversa franca e comunicação transparente, que pode incluir pedidos de desculpas. Mas seria tolice não reconhecer que muitas vezes, pessoas sentem antipatia por outras sem uma razão clara, e mesmo que a reconciliação seja tentada, talvez ela não dê resultado.

5 maneiras de trabalhar eficazmente com alguém que você não gosta

Descobrir como ter um bom relacionamento com colegas de trabalho é importante para o seu sucesso profissional, eficiência e capacidade de trabalhar em equipe. É algo que muitas pessoas precisaram reaprender após um longo período de home office, mas é crucial para sua saúde e bem-estar, porque quando esse relacionamento é ruim, e não se faz nada para lidar com isso, sarcasmo, agressividade, interações degradantes, interrupções, grosserias, discussões ásperas e uma série de situações de incivilidade se tornam comuns no local de trabalho.

Essa é uma situação em que a liderança precisa agir, para impedir que o ambiente de trabalho se torne desagradável a ponto de se tornar tóxico, porque mesmo para quem não está envolvido diretamente na situação, observar está longe de ser agradável. Mas em situações menos agudas, mesmo que alguém não esteja demonstrando mau comportamento, se essa pessoa ainda pode lhe causar problemas porque você não gosta da abordagem dela para os problemas, se sente desvalorizado ao interagir com ela ou simplesmente não se sente bem com ela, bem…é nessa situação que você precisa aprender como trabalhar com alguém que você não gosta.

Como dar o seu melhor quando for inevitável trabalhar com um colega de equipe que você não gosta.

Como ser eficaz e produtivo trabalhando com um colega de equipe com quem você tem um relacionamento difícil.

  1. Demonstre Respeito

Comece com respeito. Seu colega de equipe pode ser difícil de lidar, mas quando você demonstra respeito e integridade, você colherá grandes benefícios em termos de sua própria integridade, credibilidade e imagem, a sua marca pessoal. As pessoas geralmente notam as interações entre os outros e, quando você adota uma postura mais ética, os outros lhe darão crédito por sua capacidade de lidar com desafios e se comportar profissionalmente, mesmo diante das dificuldades.

Além do seu próprio senso de integridade, outro motivo para começar com respeito é porque você tem a capacidade de influenciar seu colega de trabalho — talvez mais do que você imagina. Em termos de relacionamentos humanos, a principal maneira de aprendermos é observando, ouvindo e vivenciando outras pessoas. Portanto, a maneira como você escolhe interagir definirá o tom do relacionamento e potencialmente impactará positivamente seu colega de trabalho também.

Você também pode achar mais fácil demonstrar respeito se encontrar pelo menos uma ou duas qualidades redentoras na pessoa. Talvez ela seja excessivamente agressiva, mas você pode apreciar como ela se mantém firme. Ou talvez ela o interrompa, mas você pode valorizar o entusiasmo e a paixão dela em se expressar. Pode ser difícil, mas encontrar coisas que você valoriza vai, em última análise, ajudar na sua paz de espírito e, potencialmente, afetar o relacionamento também.

  1. Foque nos problemas, não na pessoa

Problemas sempre podem surgir no trabalho, e sempre que você lida com uma pessoa com quem não se dá bem, existe a possibilidade de esse problema escalar se você não tomar cuidado. Por isso, jamais devemos levar uma situação para o lado pessoal. Apareceu um problema, foque no problema, não na pessoa. Se você é uma pessoa dada a acessos de raiva, controle! Evite indiretas, ofensas, julgamentos ou até linguagem não verbal que denote seu estado emocional.

Se você não consegue controlar esse tipo de emoção, vai deixar de ser parte da solução para ser parte do problema. Mesmo que você acredite que está apenas reagindo. E talvez esteja mesmo. Então, quando houver discordâncias, concentre-se no problema ou no processo, e não na pessoa. Mantenha as coisas no nível da tarefa o máximo possível, não indo para o lado pessoal

  1. Mantenha a Perspectiva

Outra dicar importante para cooperar com um colega que você considera difícil e ter sucesso é manter a perspectiva — em várias frentes.

  • Tempo. Lembre-se de que você não precisará trabalhar com a pessoa para sempre. Dada a alta rotatividade de funções e a frequência das mudanças de emprego, é provável que você mude de emprego ou veja seu colega mudar de emprego em um prazo razoavelmente curto — então, lembre-se disso.
  • Relacionamentos. Lembre-se também de todos os ótimos relacionamentos que você tem com outros colegas de equipe. Esta situação provavelmente é única e não é típica da sua capacidade de trabalhar com sucesso com a maioria das pessoas.
  • Natureza humana. É natural conviver com alguns mais facilmente do que com outros, e certamente há credibilidade no que consideramos química entre as pessoas. Haverá aqueles com quem você se identifica imediatamente e outros com quem você tem dificuldades. Permita-se ter diferenças nas maneiras como você se relaciona.
  1. Busque Aprendizado

Outra maneira eficaz de trabalhar com alguém que você não gosta é buscar aprender com as interações. Sempre que for desafiado, reflita sobre como poderia ter se saído melhor e explore como poderia desenvolver suas próprias habilidades. Sabendo escutar, tendo empatia ou tolerância.

Reflita também sobre porque a pessoa o incomoda. Às vezes, há uma semelhança com suas próprias áreas de desenvolvimento — e o que o incomoda nela pode ajudar a destacar maneiras pelas quais você pode crescer. Por exemplo, a falta de continuidade pode te deixar louco, mas você percebe que também pode trabalhar sua própria capacidade de resposta.

Além disso, considere como você pode aprender com a maneira como a outra pessoa está se apresentando. Se ela te interromper ou te desvalorizar, use esses comportamentos para reforçar a importância de como você interage positivamente como alternativa. Se ela levar o crédito pelo seu trabalho, lembre-se de como você quer valorizar consistentemente as contribuições dos outros. Às vezes, aprender o que não fazer é tão poderoso quanto ver o que funciona melhor.

  1. Mantenha-se aberto para escutar.

Mantenha a humildade e a abertura para escutar. Se você decidiu que não gosta de alguém, é possível que esteja tirando conclusões precipitadas sobre o comportamento dessa pessoa ou fazendo suposições sobre suas motivações. Mantenha-se aberto aos pontos de vista dela e tente trazer um novo começo a cada interação. A maneira como você interage terá uma forte influência sobre os outros.

  1. Seja humilde

Antes de decidir que simplesmente não gosta de alguém, lembre-se de que você não é o centro do Universo. Ou seja, não é porque a outra pessoa agiu de uma determinada maneira, ou disse algo, que você é o alvo.

  1. Seja empático

Outra estratégia para lidar com alguém que você considera difícil é expressar empatia, considerando como a pessoa pode estar se sentindo (empatia emocional) ou o que pode estar pensando (empatia cognitiva). Considere sentar-se com ela e conversar sobre o trabalho, descrevendo como o comportamento dela está impactando você — e ouvindo suas experiências.

É possível que a intenção dela não corresponda ao impacto que ela causa, e você também pode melhorar seu comportamento. Você também pode ter responsabilidade em algumas situações.

Ao buscar compreender, você contribuirá para sua própria saúde mental e também construindo o relacionamento. Lembre-se de que você não sabe tudo o que a outra pessoa está passando. Se você a considera difícil, ela pode estar passando por momentos especialmente desafiadores fora do trabalho e está tentando lidar com isso.

  1. Tenha um ponto de vista generoso

Parta do princípio que a outra pessoa tem boas intenções, especialmente se ela estiver passando por muitos dos seus próprios problemas. O comportamento difícil dela em relação a você pode não ser tanto sobre você, mas sim uma expressão involuntária de suas próprias dificuldades. Isso não isenta ninguém de ser responsabilizado pelo próprio comportamento, mas ser paciente, demonstrar gentileza e compreensão pode ser útil.

  1. Desapegue

Também é sensato aprender a desapegar. O trabalho ocupa muito do seu tempo e você quer realizar grandes feitos, mas também precisará estabelecer um limite saudável para poder dar o seu melhor e evitar remoer os problemas com a pessoa. Faça uma caminhada durante o dia ou encontre-se para um café com um colega que o apoie. Fora do trabalho, reserve um tempo para coisas que melhorem o seu ânimo, como esportes, atividades criativas, passeios…

Mesmo durante os intervalos, como almoço, aproveite para circular pelas proximidades do seu lugar de trabalho para espairecer e recuperar as energias.

  1. Siga em Frente

É raro que todas as pessoas com quem você trabalha estejam em perfeito alinhamento com seus valores, abordagens ou preferências de interação, mas você pode se concentrar em aprender e manter relacionamentos construtivos. Saiba que você não tem todas as respostas e desafie-se a ser aberto aos outros, mesmo quando discordar deles. E não subestime o valor do tempo — para suavizar o relacionamento enquanto vocês se acostumam a trabalhar juntos ou para levá-los ao próximo projeto com diferentes colegas de equipe.

Conclusão

Trabalhar com quem você não gosta certamente tem um grau de desafio muito maior do que com colegas com quem você se dá bem e o humor flui com mais facilidade. Mas certamente é uma experiência que lhe trará aprendizados muito valiosos.

Compartilhar artigo

Artigos recentes