Como diminuir o stress no ambiente de trabalho

O stress afeta diretamente o seu trabalho, influenciando seu rendimento, sua motivação, sua satisfação em desempenhar suas funções, seu relacionamento com sua equipe e sua disposição em colaborar, prejudicando o seu rendimento e produtividade como um todo. Algum stress é inevitável, mas existe um limite suportável, antes de chegar a uma situação de burnout. Por isso é importante saber como diminuir o stress no ambiente de trabalho.

E, além do trabalho, você não pode esquecer que tem uma vida fora dele, e a sua saúde, das quais precisa cuidar. Segundo os médicos, o stress está relacionado a problemas como insônia, hipertensão, úlceras, doenças cardíacas.

Então, como nós passamos boa parte da nossa vida trabalhando, saber como diminuir o stress no ambiente de trabalho significa diminuir o stress na sua vida como um todo.

Tem como eliminar o stress?

Não. Stress é uma reação natural do organismo diante de um perigo ou ameaça. E é por isso que ele se torna perigoso, quando se torna crônico. Tente imaginar a última vez que você se sentiu em perigo, ou ameaçado. E imagine se sentir assim o tempo todo, mesmo sem que essa situação seja real.

Essa é a sensação de stress, e é por isso que faz tão mal quando ela chega a um nível tão alto que se descontrola, levando ao burnout, ou em outras palavras, o esgotamento.

Então, você não tem como eliminar o stress, mas tem como reduzi-lo a limites mais saudáveis.

Sintomas do stress

Para saber se você está passando por uma situação de stress, é importante que você consulte um médico, mas preste atenção aos seguintes sintomas

irritabilidade;

ansiedade;

hipersensibilidade emotiva;

dores de cabeça

mudança no apetite;

gastrite;

insônia.

Ter um ou mais desses sintomas pode significar que você está passando por uma situação de stress, mas, antes de tomar qualquer atitude, procure um médico. Agora, vamos falar de como diminuir o stress.

10 dicas para diminuir o stress no ambiente de trabalho.

Identifique o agente desencadeador

Para qualquer pessoa, independentemente de onde ela esteja, o primeiro passo para diminuir o stress é tentar identificar o que está gerando um desequilíbrio, que geralmente é um gatilho emocional.  Identificar os gatilhos emocionais ou as situações estressantes será possível aprender a lidar com tais adversidades.

Cada pessoa tem um gatilho diferente. Ou seja, uma situação que é absolutamente tranquila e normal para uma pessoa pode ser muito estressante para outra.

Quando falamos do ambiente de trabalho, preste atenção no que desencadeia a sua situação de stress. A iluminação do ambiente, uma mobília inadequada, especialmente cadeiras, a ventilação, a temperatura…trabalhar constantemente em uma situação de desconforto pode causar stress. Então, vale a pena prestar atenção nesses detalhes. Eles podem fazer uma enorme diferença.

Relacionamento com as outras pessoas

Não podemos deixar de apontar que, muitas vezes, as pessoas também podem ser fontes de stress umas para as outras. E quando falamos em como diminuir o stress no ambiente de trabalho, é necessário prestar atenção nisso, tanto quando fazemos parte da equipe, e temos dificuldades com um colega ou chefe, como quando somos líderes, e precisamos zelar por alcançar resultados e pelo bem-estar de nossas equipes.

Na posição de liderança, temos de prestar atenção tanto nas pessoas da equipe que podem estar causando um stress excessivo, como em nosso próprio comportamento, pela mesma razão.

Não se preocupe demais com o que está além de seu controle.

Uma chuva muito forte pode piorar muito o trânsito em uma cidade como São Paulo, além deixar a internet lenta, fazer cair a energia, e muitos outros transtornos. Da mesma maneira, se você tinha um plano para resolver várias pendências, uma demanda extra no trabalho atrapalha esses planos.

E, o que você pode fazer a respeito disso? Absolutamente nada! São situações além do seu controle.

Por mais que elas sejam desagradáveis, não existe razão para remoer situações como essas antes que elas aconteçam, porque não há nada que você possa fazer para lidar com elas. E antecipar a preocupação causa somente sofrimento e ansiedade desnecessários. E, caso esses problemas não se concretizem, terá sido totalmente em vão. Um desperdício de tempo e energia.

Pratique atividades físicas

Atividades físicas ajudam você a diminuir o stress, porque entre outras funções, como melhorar seu condicionamento físico, estimulam seu cérebro a produzir substâncias com poder relaxante e analgésico, como endorfinas, que alguns chamam de hormônio da felicidade.

Se você já tem algum condicionamento físico, pode praticar algum esporte que exija mais do seu corpo. Mas, se não tiver, não tem problema. Caminhe em um parque ou algum outro local ao ar livre, que seja bonito e ajude você a desfocar dos problemas, prestando atenção nas belezas do local.

Como já lembramos, existem situações que geram stress no ambiente de trabalho, e nem todas elas você pode confrontar diretamente, ou mudar. Mas fazer uma atividade física é algo que só depende de você começar a fazer. E elas podem te fazer tão bem que ajudarão você a lidar com estímulos que desencadeiam o seu stress, além de evitar que você seja uma fonte de stress para outras pessoas.

Relaxe a sua mente

Faça algo que relaxe a rua mente, e que além de tirar o seu foco de uma situação estressante ajude você a se focar, sendo mais criativo e produtivo.  Além dos exercícios físicos, práticas como meditação e Yoga podem ser muito benéficas para quem quer diminuir o stress no ambiente de trabalho.

Segundo alguns especialistas, a meditação tem a capacidade de fazer com que você fique mais resistente ao stress.

Não se cobre demais

Existe uma diferença entre ser responsável e focado e uma auto cobrança excessiva, especialmente em relação à carreira.  A busca pela perfeição faz com que o indivíduo se torne incapaz de visualizar e comemorar suas conquistas, sempre acreditando que pode sempre fazer melhor.

Entre os problemas que você criar para você mesmo ao se cobrar demais, além dos stress no ambiente de trabalho, estão a procrastinação e a desorganização do tempo, porque algo que nunca parece bom, nunca fica pronto.

Tenha hábitos saudáveis

Ter hábitos saudáveis aumenta a resistência aos fatores externos que causam stress. Para diminuir o stress e manter o organismo protegido, é importante dormir bem; alimentar-se de forma saudável; ter mais momentos de lazer e relaxamento e evitar substâncias tóxicas e estimulantes.

Conecte-se a outras pessoas. Tenha uma vida familiar e social!

A saúde, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) é baseada em três pilares fundamentais: o bem-estar físico, mental e social. Sendo assim, não adianta você pensar em Como diminuir o stress no ambiente de trabalho se sua vida como um todo não está equilibrada.

O ser humano é um animal social, que necessita de conexões em todos os momentos da vida. Ter uma boa rede de apoio é fundamental para enfrentar momentos difíceis e compartilhar os bons.

Por isso, cultive relacionamentos fortes e positivos com familiares e amigos, tenha uma boa rede de relacionamentos dentro do trabalho, e não cultive relações não fazem mais sentido para você.

Preste atenção aos sinais e gatilhos. E Seja proativo.

No início desse artigo, falamos sobre os gatilhos que podem desencadear o stress no ambiente de trabalho, afetando você e ou sua equipe, se você for a liderança responsável.

Ao identificar esses gatilhos agindo, não ignore a mensagem, seja nas reações que o seu corpo tem, seja no próprio clima no ambiente de trabalho.

Reflita e descubra o que pode ser feito para evitar essas situações estressantes, faça um plano e tome medidas.

Na maioria dos casos, você irá se deparar com o seguinte dilema: Posso mudar essa situação? Se a resposta for sim, eu devo? Ou consigo aprender a lidar com ela? me afastar dessa situação, ou aprender a lidar com ela?

A partir da resposta que fizer mais sentido para você no momento, trace um plano de ação!

Use bem o seu tempo e energia. Não se sobrecarregue de informações

Use seu tempo com sabedoria, e isso incluir escolher as informações às quais dedica sua atenção. Evite situações que podem, além de tirar o seu foco, deixá-lo estressado ou ansioso. Seu cérebro é como qualquer outro órgão do seu corpo. Ele tem um limite!

Para evitar a sobrecarga de informações, evite passar muito tempo nas redes sociais. Não use seu tempo e energia para se inteirar de notícias sobre assuntos que podem se revelar inúteis. Preserve sua saúde mental.

Agradeça sempre

Pelo que você é grato hoje? Faça essa pergunta a si mesmo todos os dias, de manhã ou à noite. Crie o hábito de agradecer.  Gradativamente você começará a dar mais valor aos momentos felizes que, tantas vezes, passam despercebidos na rotina.

Conclusão

O stress é parte da vida, profissional ou pessoal. Você não pode fugir dele, mas pode aprender a lidar com ele.

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