Se você recebeu uma oportunidade de assumir uma posição de chefia, mas tem receio de não estar preparado, porque entende que para ser um bom gestor é necessário mais que um título, você deu o primeiro passo no caminho certo, porque entendeu que há algo mais que você precisa aprender. E a liderança pode ser aprendida. Nesse artigo, falamos sobre 7 habilidades de liderança que você pode desenvolver para ser um gestor melhor!
Autoconhecimento
Antes de liderar outras pessoas, é importante ser capaz de liderar a si mesmo. Conhecer a si mesmo é uma característica tão valiosa que a frase “conhece-te a ti mesmo” é o mais famoso dos 147 aforismos encontrados nas paredes do templo de Apolo, em Delfos, onde, consultando o oráculo, os gregos antigos acreditavam que encontrariam a sabedoria.
O autoconhecimento é a primeira das habilidades de liderança porque, quando conhecemos a nós mesmos, nossos pontos fortes e fracos, somos capazes de antecipar como nos comportaremos em determinadas situações, e nos prepararmos para elas.
Mas essa compreensão profunda de suas próprias habilidades, pontos fortes e fracos, áreas em que pode se desenvolver e quais são os seus valores não é tão fácil de se fazer. E o primeiro passo, é ser totalmente honesto consigo mesmo.
Reflita sobre suas experiências anteriores, solicite feedback de colegas e superiores e faça avaliações de personalidade para identificar seus traços característicos. Quanto mais você entender a si mesmo, melhor será como líder.
Comunicação
Entre as habilidades de liderança, a comunicação verbal e não verbal é uma das mais importantes. Quando o líder está no papel de emissor, ele deve ser capaz de articular suas ideias e transmiti-las de forma clara e persuasiva, de modo que todos os membros de sua equipe sejam capazes de compreendê-la, e, melhor ainda, que se sintam engajados e motivados pela mensagem.
Já no papel de receptor, o líder deve ser capaz de ouvir ativamente, demonstrando empatia, ou seja, tentando compreender a situação e os sentimentos do liderado, e valorizando a informação que recebeu.
Networking com relacionamentos estratégicos
Os relacionamentos estratégicos, o networking, são uma das habilidades de liderança mais importantes porque um líder não pode operar isoladamente. Ele depende de sua própria equipe, de outras equipes dentro da organização, e até mesmo de pessoas que estão fora dela, como clientes, fornecedores e profissionais terceirizados, para ter sucesso e alcançar seus objetivos organizacionais.
Cultivar relacionamentos sólidos com todas essas pessoas é fundamental para ter sucesso como líder. Dedique tempo para construir conexões sólidas, demonstrando interesse genuíno pelo bem-estar e pelo desenvolvimento de cada membro da sua equipe.
Delegar tarefas
Um erro frequente de quem acabou de assumir um posto de liderança é tentar fazer tudo sozinho, por medo de que as coisas saiam errado e suas habilidades de liderança sejam questionadas logo de cara. Outro erro, parecido com esse é delegar as tarefas, mas microgerenciar, supervisionando cada pequeno movimento ou passo que a pessoa que a recebeu dá, o que pode tornar o processo estressante para todos os envolvidos.
Aprenda a identificar as habilidades e pontos fortes de cada membro da equipe e atribua responsabilidades de acordo. Ao invés de supervisionar cada passo, cobre os resultados, esteja aberto a tirar dúvidas e ouvir sugestões, e congratule os responsáveis por um trabalho bem-feito.
Isso não apenas alivia sua carga de trabalho, dando mais qualidade de vida, e diminuindo seu estresse e ansiedade na posição de líder ou gestor, e lhe dando tempo para apreciar alguns prazeres da vida, mas também promove o crescimento e o desenvolvimento de seus colegas.
Tomada de decisão
Os líderes frequentemente enfrentam escolhas difíceis e incertas. Ser capaz de tomar decisões rápidas e eficazes, mesmo em face da adversidade, é uma das habilidades de liderança consideradas essenciais para o sucesso. Pratique a análise crítica de informações, para considerar as diferentes perspectivas e estar preparado para assumir riscos calculados, tomando decisões orientadas por estratégias e informações.
Resiliência
Resiliência é um conceito da física que define a capacidade de um corpo retornar ao estado original depois de sofrer pressão, que a psicologia adaptou, para descrever a capacidade que as pessoas têm de se recuperar depois de acontecimentos negativos e, possivelmente, desagradáveis.
Pois bem! Nem sempre as coisas sairão da maneira que planejamos ou desejamos. Podem se concretizar cenários negativos, ou até ocorrer situações totalmente imprevistas, que não faziam parte de nenhum cenário. Isso faz parte da vida das pessoas e das empresas. A resiliência é uma das habilidades de liderança mais importantes, porque, quando isso acontece, o líder deve atuar para inspirar e engajar as pessoas a se recuperarem.
Dar bons exemplos
Uma das habilidades de liderança que você pode e deve desenvolver é dar bons exemplos, porque suas ações sempre falarão mais alto do que suas palavras, e você deve proceder de maneira coerente com o seu discurso.
O líder é um modelo a ser seguido pelos membros da equipe. Mantenha padrões elevados de ética e integridade, demonstre comprometimento com os objetivos da organização e esteja disposto a assumir a responsabilidade por suas decisões e ações. Seja o tipo de líder que você gostaria de seguir!
Como desenvolver habilidades de liderança
Como você pôde perceber, a posição de líder pode ser bastante desafiadora. Mas com certeza é gratificante para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. E, entre as características que elencamos, se você fez uma autoanálise sincera, deve ter uma boa noção de quais delas você já possui e quais ainda precisa desenvolver.
Para desenvolver habilidades de liderança, é recomendável você ler livros e assistir vídeos sobre o assunto, observar as pessoas do seu convívio que você admira como líderes e tentar aprender com elas.
Se puder, procure um coach ou mentor especializado nesse assunto. Existem muitos profissionais sérios e competentes, que podem ajudar você a desenvolver essas habilidades e competências.