Quem são os clientes de um coworking

Você está pensando em trabalhar em um coworking, mas não tem certeza se vai se adaptar? Nesse artigo explicamos quem são os clientes de um coworking, quais as vantagens que eles percebem em compartilhar o espaço de trabalho com outras empresas e profissionais, e porque pode ser uma boa escolha para você também!

Como é um coworking

Um coworking é um espaço com mobília, iluminação, acústica, e decoração projetados para você trabalhar e ser mais produtivo, com uma área compartilhada e algumas salas de reunião, de diversos tamanhos. Tudo isso além de uma internet rápida e robusta e um gerador de emergência, para o caso de falhas de energia.

Estar em um coworking, entre outras vantagens, dá a oportunidade de expandir o networking, interagindo com outros profissionais e trocar ideias, conhecimentos e experiências, além de criar relacionamentos que gerem parcerias e negócios.

No caso do hotel coworking, que é um coworking instalado dentro de um hotel, uma tendência bastante recente, os hóspedes que viajam a trabalho têm a oportunidade de realizar suas atividades profissionais em um espaço criado para isso, e de realizar suas reuniões no próprio coworking do hotel, não perdendo tempo com deslocamento, algo que em grandes cidades, é um problema por causa do trânsito carregado.

Coworking x Home Office

Desde a pandemia o trabalho remoto e o híbrido, alternando dias no escritório e em home office se tornaram uma realidade para muitas empresas e profissionais, com muitas delas, inclusive, diminuindo seus escritórios e, consequentemente, as despesas que tinham com manutenção e aluguel.

Entretanto, se o custo de alugar e manter um escritório não era mais um problema para empresas ou profissionais liberais, o home office se tornou um para muitas delas. Nem todo mundo se adaptou bem a trabalhar em casa, e por uma série de razões.

Para essas pessoas, trabalhar em casa se tornou um problema por uma série de razões, de não conseguirem manter uma boa produtividade, até a questões de saúde mental. Para elas, um coworking se apresentou como uma excelente solução.

Quem usa espaços de coworking?

 Nesta seção, veremos quem são os clientes de um espaço como esse e entenderemos por que eles usam espaços de coworking:

Pequenas e médias empresas

Pensando em quem são os clientes de um coworking, o primeiro grupo são pequenas e médias empresas.  Como manter um escritório convencional custa caro, e além dos recursos financeiros exige atenção e tempo em atividades que não agregam valor diretamente ao produto ou serviço que essas empresas vendem, o coworking se tornou uma boa opção.

lém da questão custo, existe a de manter um ambiente em que a criatividade e os relacionamentos sejam estimulados. Escritórios convencionais podem desestimular a criatividade. Já os coworkings proporcionam uma alternativa refrescante e informal a um escritório, com ambientes que estimulam a criatividade.

Startups 

Para uma startup dar certo, ela precisa de investidores, talentos empreendedores e bom gerenciamento de recursos.  Além de o coworking garantir que o investimento seja menor no começo, evitando o aluguel de um escritório, existe a questão de conseguir recrutar os melhores talentos.

Além de criar no próprio espaço uma rede de contatos que ajuda nesse recrutamento, a start up pode contratar profissionais de outras cidades e até de outro estado ou país, que provavelmente trabalharão de casa ou de um coworking.

Profissionais liberais e Freelancers

Na lista de quem são os clientes de um coworking, se destacam também os profissionais liberais e os freelancers. Muitos deles fazem parte do grupo que, no início da pandemia se entusiasmou com a ideia do home office, mas que depois perceberam que trabalhar em casa não era tão bom assim.

Os coworkings, com espaços melhores que a maioria dos escritórios, possuem mesas bem mobiliadas e equipadas para profissionais, restaurantes, salas de reunião, salas de descompressão para um pouco de relaxamento e toda a comodidade que profissionais liberais e freelancers podem precisar.  E tudo isso com um custo muito acessível.

Trabalhadores remotos 

Ainda pensando em quem são os clientes de um coworking, existem os executivos de empresas que adotaram o modelo híbrido ou o home office total. Esse modelo até permite que eles trabalhem em uma empresa e morem em cidades ou até países onde tenham uma melhor qualidade de vida.

Ao invés de irem ao escritório da empresa, eles vão ao coworking mais próximo de sua casa.

Nômades digitais

Viajar o mundo e trabalhar remotamente durante as viagens é o sonho de muita gente, que alguns vivem na realidade. São chamados de nômades digitais.

Pensando em quem são os clientes de um coworking, as pessoas que você pode conhecer trabalhando em um desses espaços, considere as vantagens de trocar conhecimentos e experiências com pessoas e profissionais de outras cidades ou até países, com culturas e contextos totalmente diferentes do seu.

Viajantes a trabalho

Outro grupo importante entre quem são os clientes de um coworking é o dos viajantes a trabalho. Homens e mulheres que estão em uma cidade para compromissos profissionais e precisam de um espaço para fazer reuniões ou as tarefas do dia a dia de suas empresas.

Embora para elas a melhor opção seja a de um hotel coworking, qualquer espaço que fique próximo ao locais que elas visitarão, seus hotéis, ou até o aeroporto pode ser muito útil.

Empresas em home office integral

O último grupo, pensando em quem são os clientes de um coworking, são as empresas que adotaram o home office integral, mas que reúnem suas equipes com uma frequência quinzenal ou mensal em um coworking, para fazer as reuniões que obrigatoriamente são presenciais e promover o desenvolvimento das lideranças e da cultura organizacional.

Conclusão

Em um coworking você encontrará todo o tipo de pessoa: profissionais remotos, freelancers, todos os integrantes de uma organização, nômades digitais e outros, das mais diferentes áreas de atuação.

E é disso que se trata um espaço de coworking, reunindo pessoas de diferentes profissões, diferentes origens e diferentes paixões sob o mesmo teto e criando, no processo, um local de trabalho que é incrivelmente criativo e possui todas as comodidades que alguém pode precisar.

Quem são os clientes de um coworking? Pessoas como você!

Compartilhar artigo

Artigos recentes