Comunicação não verbal significa transmitir informações sem o uso de palavras. Isso pode envolver o uso de certas expressões faciais ou gestos com as mãos para defender um ponto específico, ou pode envolver o uso (ou não uso) de contato visual, proximidade física e outras dicas não-verbais para transmitir uma mensagem.
Uma parte substancial da nossa comunicação é não-verbal. Na verdade, alguns pesquisadores do assunto afirmam que o volume de comunicação não-verbal que utilizamos é quatro vezes superior à da comunicação verbal, com 80% do que comunicamos envolvendo as nossas ações e gestos, contra apenas 20% sendo transmitido através do uso de palavras.
Por isso, entender o que uma pessoa quer dizer sem usar palavras é uma habilidade de comunicação muito valiosa para o sucesso profissional e pessoal.
Todos os dias, respondemos a milhares de sinais e comportamentos não-verbais, incluindo posturas, expressões faciais, olhares, gestos e tom de voz. Dos apertos de mão aos penteados, a nossa comunicação não-verbal revela quem somos e impacta a forma como nos relacionamos com outras pessoas.
9 tipos de comunicação não verbal
A pesquisa científica sobre comunicação e comportamento não-verbal começou com a publicação, em 1872, de A Expressão das Emoções no Homem e nos Animais, de Charles Darwin. Desde então, uma grande quantidade de pesquisas tem sido dedicada aos tipos, efeitos e expressões da comunicação e do comportamento.
Embora esses sinais possam ser tão sutis que não temos consciência deles, foram identificados nove tipos de comunicação não-verbal.
- Expressões faciais
- Gestos
- Paralinguística
- Linguagem corporal,
- Proxêmica
- Olhar,
- Tato
- Aparência
- Artefatos
Expressões Faciais
As expressões faciais são responsáveis por uma grande proporção da comunicação não-verbal. Considere quanta informação pode ser transmitida com um sorriso ou uma cara feia, um semblante fechado. A expressão no rosto de uma pessoa é muitas vezes a primeira coisa que vemos, mesmo antes de ouvirmos o que ela tem a dizer.
Embora a comunicação e o comportamento não-verbal possam variar dramaticamente entre culturas, as expressões faciais de felicidade, tristeza, raiva e medo são semelhantes em todo o mundo, praticamente universais.
Gestos
Movimentos e sinais deliberados são uma forma importante de comunicar significado sem palavras. Gestos comuns incluem acenar, apontar e fazer um sinal de “polegar para cima”, que inclusive, se tornou parte da marca de empresas importantes, como o Facebook, enquanto outros são arbitrários e relacionados à cultura.
Mas, para se ter uma ideia de como a cultura influencia profundamente nesse tipo de comunicação não-verbal, o mesmo símbolo com o polegar para cima é considerado extremamente ofensivo em países como o Irã e o Afeganistão.
Mas não pense que isso acontece somente quando alguém está lidando com uma cultura que, do seu ponto de vista, é “exótica”.
Nos Estados Unidos, por exemplo, colocar o dedo indicador e médio em forma de “V” com a palma da mão voltada para fora é frequentemente considerado um sinal de paz ou vitória. No entanto, na Grã-Bretanha, na Austrália este gesto pode ser considerado um insulto.
A comunicação não-verbal através de gestos é tão poderosa e influente que nos tribunais norte-americanos alguns juízes impõem limites sobre quais são permitidos durante um julgamento, que podem influenciar as opiniões dos jurados.
Um advogado pode olhar para o relógio para sugerir que o argumento do advogado adversário é tedioso, por exemplo. Ou podem revirar os olhos durante o depoimento de uma testemunha, numa tentativa de minar a credibilidade dessa pessoa.
Paralinguística
A paralinguística refere-se à comunicação vocal separada da linguagem real. Essa forma de comunicação não-verbal inclui fatores como tom de voz, intensidade, inflexão e altura.
Por exemplo, considere o efeito poderoso que o tom de voz pode ter no significado de uma frase. Quando dita em tom de voz forte, os ouvintes podem interpretar uma afirmação como aprovação e entusiasmo. As mesmas palavras ditas em tom hesitante podem transmitir desaprovação e falta de interesse.
Linguagem Corporal e Postura
Linguagem Corporal, postura e movimento também podem fornecer muitas informações. O interesse por linguagem corporal cresceu significativamente nos últimos 50 anos, após a publicação do livro Body Language de Julius Fast, inclusive com algum exagero na interpretação de posturas defensivas, como cruzar os braços e as pernas.
Embora estas comunicações não-verbais possam indicar sentimentos e atitudes, a linguagem corporal é muitas vezes subtil e menos definitiva do que se pensava anteriormente.
Proxêmica
As pessoas costumam referir-se à necessidade de “espaço pessoal”. Isso é conhecido como proxémica e é outro tipo importante de comunicação não-verbal.
A distância que necessitamos e a quantidade de espaço que percebemos como pertencente a nós são influenciadas por vários fatores. Entre eles estão normas sociais, expectativas culturais, fatores situacionais, características de personalidade e nível de familiaridade.
A quantidade de espaço pessoal necessária ao ter uma conversa casual com outra pessoa pode variar entre 45 centímetros e um metro, enquanto a distância pessoal necessária ao falar para uma multidão é geralmente de 3 a 3,6 metros.
Olhar
Os olhos desempenham um papel importante na comunicação não-verbal, com ações como olhar, olhar fixamente ou piscar consideradas importantes. Por exemplo, quando você encontra pessoas ou coisas de que gosta, sua taxa de piscar aumenta e suas pupilas se dilatam.
Os olhos das pessoas podem indicar uma série de emoções, incluindo hostilidade, interesse e atração. As pessoas também costumam utilizar dicas visuais para avaliar a honestidade de uma pessoa.
O contato visual normal e constante costuma ser considerado um sinal de que uma pessoa está dizendo a verdade e é confiável. Os olhos evasivos e a incapacidade de manter contato visual, por outro lado, são frequentemente vistos como um indicador de que alguém está mentindo ou enganando.
Mas cuidado. Pesquisas sugerem que o olhar fixo não é garantia de que alguém não está mentindo.
Tato
A comunicação por meio do toque é outro importante comportamento de comunicação não-verbal. O toque pode ser usado para comunicar afeto, familiaridade, simpatia e outras emoções.
Em seu livro Interpersonal Communication: Everyday Encounters, Julia Wood afirma que o toque também é frequentemente usado para comunicar status e poder. Indivíduos de alto status tendem a invadir o espaço pessoal de outras pessoas com maior frequência e intensidade do que indivíduos de status inferior.
As diferenças sexuais também desempenham um papel na forma como as pessoas utilizam o toque para comunicar significado. As mulheres tendem a usar o toque para transmitir cuidado, preocupação e carinho. Os homens, por outro lado, são mais propensos a usar o toque para afirmar poder ou controle sobre os outros.
Muitas pesquisas foram feitas sobre a importância do toque na primeira infância. O clássico estudo de Harry Harlow sobre macacos, por exemplo, demonstrou como a privação do toque impede o desenvolvimento. Nas experiências, os bebés macacos criados por mães de arame experimentaram défices permanentes no comportamento e na interação social.
Aparência
Nossa escolha de roupas, penteados e outros fatores que influem na nossa aparência também são considerados meios de comunicação não-verbal. Pesquisas sobre psicologia das cores demonstraram que cores diferentes podem evocar estados de espírito diferentes.
A aparência também pode alterar reações fisiológicas, julgamentos e interpretações. Pense em todos os julgamentos sutis que você faz rapidamente sobre alguém com base em sua aparência.
Estas primeiras impressões são importantes, razão pela qual os especialistas sugerem que os candidatos a emprego se vistam adequadamente para entrevistas com potenciais empregadores.
Os pesquisadores descobriram que a aparência pode até desempenhar um papel no quanto as pessoas ganham. Pessoas atraentes tendem a ganhar mais e a receber outros benefícios adicionais, incluindo empregos de melhor qualidade.
A cultura é uma influência importante na forma como as aparências são julgadas. Embora a magreza tenda a ser valorizada nas culturas ocidentais, algumas culturas africanas relacionam pessoas corpulentas à mais saúde, riqueza e status social.
Artefatos, objetos e imagens
Objetos e imagens também são ferramentas que podem ser usadas para comunicação não verbal. Em um fórum on-line, por exemplo, você pode selecionar um avatar para representar sua identidade e comunicar informações sobre quem você é e as coisas de que gosta.
As pessoas muitas vezes gastam muito tempo desenvolvendo uma imagem específica e cercando-se de objetos projetados para transmitir informações sobre coisas que são importantes para elas. Uniformes, por exemplo, podem ser usados para transmitir uma enorme quantidade de informações sobre uma pessoa.
Um soldado usará uma farda, um policial usará uma outra, um bombeiro, um outro tipo e um médico usará um jaleco branco. À primeira vista, essas roupas dizem aos outros o que essa pessoa faz para viver. Isso os torna uma forma poderosa de comunicação não-verbal.
Exemplos de comunicação não verbal em situações do dia a dia
Pense em todas as maneiras pelas quais você se comunica não-verbalmente em sua vida. Você pode encontrar exemplos de comunicação não-verbal no trabalho, em casa, e em outras situações do seu dia a dia.
Comunicação Não-Verbal no Local de Trabalho
Você lida com comunicação não-verbal no local de trabalho frequentemente. Exemplos disso incluem:
Olhar nos olhos dos colegas de trabalho ao falar com eles para se envolver totalmente na interação.
Jogar as mãos para o alto quando você está frustrado com um projeto. Usar entusiasmo em sua voz ao liderar reuniões de trabalho para projetar sua paixão por um tópico específico.
Andar pelo corredor com a cabeça erguida para transmitir confiança em suas habilidades.
Comunicação Não-Verbal em Casa
Considere todas as maneiras pelas quais o tom de voz pode mudar o significado de uma frase ao conversar com um membro da família. Um exemplo é quando você pergunta ao seu parceiro como ele está e ele responde: “Estou bem”. O modo como dizem essas palavras revela muito sobre como estão realmente se sentindo.
Um tom de voz alegre e alegre sugeriria que eles estão indo muito bem. Um tom de voz frio pode sugerir que eles não estão bem, mas não desejam discutir o assunto. Um tom sombrio e abatido pode indicar que eles são o oposto de bem, mas pode querer falar sobre o porquê.
Outros exemplos de comunicação não verbal em casa incluem:
Ir rapidamente até seu parceiro quando ele ligar para você, em vez de demorar ou não responder.
Cumprimentar seu filho com um sorriso quando ele entrar na sala para mostrar que você está feliz em vê-lo.
Inclinar-se quando seu ente querido fala para mostrar que você está ouvindo e que está interessado no que ele está dizendo
Comunicação Não-Verbal em Outras Situações
Aqui estão alguns exemplos adicionais de comunicação não-verbal que dizem muito sem que você precise dizer nada:
Cumprimentar um velho amigo em um restaurante com um abraço, um aperto de mão ou um soquinho no ombro.
Colocar a mão no braço de alguém quando essa pessoa estiver conversando com você em uma festa para transmitir simpatia ou preocupação
Revirar os olhos para alguém que está conversando excessivamente com o atendente de uma loja quando uma fila começa a se formar.
Fazer cara feia para alguém que lhe deu uma fechada no trânsito, ou pior, “mostrar o dedo do meio”
Por que a comunicação não verbal é importante
A comunicação não verbal desempenha um papel importante na transmissão de significado. Alguns benefícios que oferece incluem:
Fortalecimento de relacionamentos:
A comunicação não-verbal promove a proximidade e a intimidade nas relações interpessoais.
Substituição de palavras faladas:
Sinalização de informações que uma pessoa pode não ser capaz de dizer em voz alta. Isto pode ser útil em situações em que uma pessoa pode não ser ouvida (como um local de trabalho barulhento) ou em situações de terapia onde um profissional de saúde mental pode observar comportamentos não-verbais para aprender mais sobre como um cliente pode estar se sentindo.
Reforçar o significado:
Combinar a comunicação não-verbal com as palavras faladas pode ajudar a aumentar a clareza e reforçar pontos importantes.
Regulação da conversa:
Os sinais não-verbais também podem ajudar a regular o fluxo da conversa e indicar o início e o fim de uma mensagem ou tópico.
Como melhorar suas habilidades de comunicação não-verbal
Se você deseja desenvolver uma linguagem corporal mais confiante ou melhorar sua capacidade de ler os comportamentos de comunicação não-verbal de outras pessoas, estas dicas podem ajudar:
Preste atenção aos seus próprios comportamentos:
observe os gestos que você usa quando está feliz e quando está chateado. Pense em como você muda o tom de sua voz dependendo das emoções que está sentindo. Estar ciente de suas próprias tendências de comunicação não-verbal é o primeiro passo para mudar aquelas que você deseja mudar.
Também pode lhe dar uma ideia de como você está se sentindo, caso tenha dificuldade para expressar em palavras.
Observe outras pessoas:
Pode ser útil considerar como as pessoas ao seu redor se comunicam de forma não-verbal. O que dizem suas expressões faciais? Que tipo de gestos eles usam? Familiarizar-se com seus padrões de comunicação não-verbal ajuda você a reconhecer quando eles podem estar se sentindo de uma certa maneira mais rápido, porque você está observando ativamente esses sinais.
Também pode ajudá-lo a reconhecer comportamentos não-verbais que você pode querer adotar (como ficar ereto ao falar com outras pessoas para demonstrar autoconfiança).
Procure sinais não-verbais incongruentes:
Você diz que está bem e depois bate a porta do armário para mostrar que está chateado? Isso pode transmitir mensagens confusas às pessoas ao seu redor. Ou talvez quando alguém está falando com você, diga sim enquanto balança a cabeça não. Este é outro exemplo de comportamento incongruente. Ambos podem ser sinais de que você se sente de uma certa maneira, mas ainda não está pronto para admitir ou discutir isso.
Pense antes de agir:
Se seu dedo médio parece levantar-se automaticamente quando você leva uma fechada no trânsito, mesmo que seu filho esteja no banco de trás, fazendo com que você se arrependa imediatamente, pelo mau exemplo que deu, você pode trabalhar para impedir que essa reação aconteça. Treine-se para parar e pensar antes de agir. Isso pode ajudá-lo a eliminar ou substituir comportamentos não-verbais que você deseja mudar.
Pergunte antes de presumir
Como vimos no início desse artigo, certos tipos de comunicação não-verbal podem significar coisas diferentes em culturas diferentes. Eles também podem variar de acordo com a personalidade de alguém.
Nunca esqueça que a comunicação não-verbal é importante porque pode fornecer informações valiosas, reforçar o significado das palavras faladas, ajudar a transmitir confiança e adicionar clareza à sua mensagem.
Antes de presumir que a linguagem corporal ou o tom de uma pessoa significam algo de maneira clara e definitiva, pergunte. “Percebi que você não me olha nos olhos quando conversamos. Você está chateado comigo?” Dê-lhes a oportunidade de explicar como estão se sentindo para que você tenha certeza.
Conclusão com um aviso importante
A comunicação não-verbal desempenha um papel importante na forma como transmitimos significado e informações aos outros, bem como na forma como interpretamos as ações daqueles que nos rodeiam. Mas não é o processo de comunicação completo!
O importante ao observar comportamentos não-verbais é considerar as ações como um todo, um combo, nunca separadamente, porque isso pode induzir você ao erro. Considere o que uma pessoa diz verbalmente, combinado com suas expressões, aparência e tom de voz, e isso poderá lhe dizer muito sobre o que essa pessoa está realmente tentando dizer.